O premiê britânico, Boris Johnson, está determinado a buscar um acordo comercial com a União Europeia (UE), nos moldes de como fez com o Canadá, a fim de abrir mercados mas evitar as regulações do bloco. Johnson apresentou sua visão sobre as relações futuras com a União Europeia em um discurso ontem (3) – o primeiro após o Reino Unido ter deixado o bloco na sexta-feira passada (31).
O premiê enfatizou que o Reino Unido vai ser capaz de manter os mais altos padrões de proteção social, meio ambiente e outras políticas, sem aceitar as regras da UE. O primeiro-ministro disse que seu país quer abolir a maioria das tarifas, mas que não vai se sujeitar às regulações da União Europeia, citando o exemplo do acordo de livre comércio assinado pelo Canadá com o bloco europeu.
O governo britânico espera concluir as negociações de um acordo com a UE antes que o período de transição expire, em 31 de dezembro. As regras da União Europeia ainda serão aplicadas nesse período, que foi estabelecido para evitar mudanças bruscas. As duas partes ainda divergem em muitos aspectos, e a União Europeia considera que será difícil concluir um acordo comercial abrangente em apenas 11 meses (Abr).