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Como empresários devem lidar com a falta de tempo?

em Artigos
quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Denis Luna (*)

Falta de tempo é um dos três grandes desafios que os empresários enfrentam. Os outros dois são a dificuldade para gerir a equipe e a falta de dinheiro.

Dentro desses desafios, o dinheiro é talvez o mais comum, porque trata-se de uma consequência dos outros dois. No entanto, nesse momento, gostaria de me focar apenas na questão do tempo. A base para melhorar a gestão do tempo está na atitude e comportamento do empresário. Falar que “falta tempo” nada mais é do que dizer, de maneira simples e isenta de culpa, que faltou planejamento.

É por isso que, apesar de complexa, a solução não é um bicho de sete cabeças. Ela só depende do próprio empresário. A maioria até sabe que precisa fazer um planejamento que englobe todas as suas atividades, mas não o faz. Reclamar que falta tempo é cômodo. Entretanto, o tempo não falta a ninguém. Todos temos a mesma quantidade de horas todos os dias.

Então, porque alguns conseguem fazer tantas coisas enquanto outros são improdutivos e deixam sempre algo para o dia seguinte? Sim, faltou planejamento! O maior benefício de ter organização é que é possível enxergar de forma completa qual o seu controle sobre suas atividades e como melhor realizá-las. Nós não gerenciamos o tempo, gerenciamos o que fazendo no tempo que temos.

Aquela sensação de que o tempo está passando rápido demais, é um indício de que não nos planejamos adequadamente para encaixar todas as nossas atividades dentro do tempo que temos disponível. Como consequência, as atividades se acumulam. Claro que há imprevistos, mas também é preciso considerá-los na hora do planejamento.

Para um negócio, é recomendado que planejamentos estratégicos sejam feitos com uma certa periodicidade. Algumas empresas fazem para o ano, para o semestre, trimestre. Mas, de nada adianta um bom planejamento se ele não for cumprido. Se isso acontecer, com certeza, vai “faltar tempo” para fazer algo que deveria ser feito.

Outra questão fundamental é que, na hora do planejamento, o empresário tenha em mente quais são as suas tarefas. Querer cuidar e fazer tudo nunca dá certo. Todas as pessoas precisam ter ciência sobre seus papéis, deixando ao líder apenas as funções mais estratégicas.
Nesse sentido, é importante que o empresário saiba exatamente onde seu tempo vem sendo empregado.

Tendo esse conhecimento, é possível tomar decisões com mais clareza, deixando de fazer aquilo que não é da sua responsabilidade. Isso permite ao empresário saber quanto tempo cada atividade demanda para que ele possa se focar no que realmente traz crescimento e desenvolvimento para o negócio.

(*) – É empresário, treinador de empresários e sócio da ActionCOACH São Paulo (https://acsaopaulo.com.br/).