90 views 2 mins

Alckmin: reajuste do salário mínimo acima da inflação

em Destaques
segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou ontem (13), que, se eleito, seu governo terá um compromisso em manter a política de valorização do salário mínimo.

“Àqueles que mais necessitam, meu compromisso é que o salário mínimo possa ter ganho real, cresça acima da inflação”, disse, sabatinado pela revista Istoé. Sem entrar em detalhes sobre como seria o possível novo cálculo, Alckmin disse que a medida “irriga o Brasil inteiro”, lembrando que impacta sobre várias categorias, como aposentados, pensionistas e trabalhadores rurais.
A atual regra de reajuste do salário mínimo vence no ano que vem e precisa ser reavaliada pelo próximo presidente. O tema é espinhoso, uma vez que tem impacto direto nas contas públicas. Pelas atuais regras, que vigoram desde 2012, a fórmula para a correção do salário mínimo prevê a aplicação da soma da variação do INPC do ano anterior mais o crescimento do PIB dos dois anos anteriores.
Questionado sobre como tirar a diferença para Jair Bolsonaro (PSL) por uma vaga no segundo turno, Alckmin disse que as grandes mudanças ocorrem mais próximo da realização da primeira votação. Afirmou “não ter certeza” de que o parlamentar fluminense chega no segundo turno. “O Brasil quer segurança, não aventura. Aventura não governa”, cutucou.
Sobre a aliança com os partidos do Centrão, Alckmin lembrou que a coligação é importante não apenas para ganhar a eleição, mas também para governar e aprovar as reformas. “Com a aliança, vamos ter 52% dos prefeitos do Brasil. Faz uma boa diferença ao levar a mensagem lá na ponta”, emendou (AE).