37 views 58 secs

Imóveis: vendas seguem em baixa na Capital

em Economia
quinta-feira, 20 de junho de 2024

No mês de abril, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo realizou um levantamento com 241 imobiliárias da Capital paulista, com o objetivo de verificar a movimentação do mercado de venda e locação de casas e apartamentos residenciais e compará-la à de março. As vendas registraram queda de 11,67% no período, o que fez com que o acumulado do ano permanecesse negativo em 21,56%.

Neste ano, apenas o mês de fevereiro apresentou vendas em alta: um aumento de 27,75% em relação a janeiro. No geral, o panorama dessas transações ainda não ganhou fôlego o que, em contrapartida, se refletiu nos bons números do segmento de locações. Em abril, houve aumento de 46,39% no volume de novos contratos de aluguel assinados na comparação com março, acumulando um índice positivo de 60,86% no ano.

Bem ao contrário das vendas, as locações só estiveram em queda em fevereiro e, mesmo assim, em um percentual bem baixo: -0,52%. “Isso indica que, quando as famílias não conseguem comprar, se voltam para o aluguel, uma despesa que ainda está cabendo no bolso dos paulistanos. E aquelas que conseguem comprar estão preferindo fazê-lo à vista. No período estudado pelo CRECISP, 55,84% das transações foram efetivadas dessa maneira, ante 42,86% por meio de financiamento bancário”, destacou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.