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Seis características de um empreendedor para manter o sucesso

em Eventos, Pessoa Física
quinta-feira, 21 de maio de 2020

Georgia Roncon (*)

Ser proprietário de uma empresa nem sempre significa ter as características de um empreendedor, por isso muitos negócios fracassam em seus primeiros anos ou não sobrevivem em tempos turbulentos. O êxito de um empreendedor não depende apenas de uma ótima ideia ou do capital necessário para implementá-la. Muitas pessoas têm ideias interessantes e muito dinheiro para investir, mas não conseguem triunfar em seus empreendimentos. Por isso, listamos seis características que todo empreendedor deve ter para manter um negócio de sucesso em qualquer cenário. Confira:

  1. Ter uma grande motivação pessoal – O sucesso de qualquer iniciativa depende de muito esforço, determinação e perseverança. Muitas vezes, quando o empreendedor trabalha sozinho, e não tem que prestar contas perante outra pessoa, sente dificuldade para perseverar em seu planejamento inicial. Para dedicar-se ao seu plano e seguir em frente — sem que esteja recebendo um salário ou qualquer feedback que o incentive, é necessária muita disciplina.
  2. Ter flexibilidade e senso de oportunidade – A flexibilidade é outra característica importante para todo empreendedor que quer permanecer competitivo no mercado. É preciso ficar atento as tendências e ter senso de oportunidade para adotar alterações nos seus serviços e produtos sempre que for necessário. Ser flexível na sua forma de pensar, é essencial para encontrar solução dos problemas fora dos padrões já estabelecidos, usando de criatividade para garantir o sucesso do empreendimento.
  3. Ter paixão e autoconfiança – Empreendedores de sucesso são apaixonados. Se sentem conectados com seu produto, serviço ou missão. A paixão sempre ajuda a encontrar motivação e autoconfiança para enfrentar o desânimo, o cansaço e seguir adiante. Perder a paixão pode ser um indício de que é hora de mudar os rumos ou de negócio. Muitos empreendedores criam negócios de sucesso para vender e, depois, criam outra coisa que os façam se apaixonar novamente. Para além das características pessoais, todo empreendedor precisa também buscar conhecimentos para conquistar espaço no mercado.
  4. Estudar o que e como deve oferecer um produto ou serviço ao mercado – Ser capaz de se posicionar e ajustar conforme necessário é uma parte importante do empreendedorismo. Para tanto, você precisa saber onde seu produto ou serviço se encaixa no mercado e quando é a hora de ajustar um pouco as coisas. Outra coisa importante é decidir se você deve ser a cara do negócio ou se deve ficar nos bastidores.
  5. Entender como calcular os riscos – Os empreendedores de sucesso sabem que às vezes é importante correr riscos. Jogar somente na zona de conforto quase nunca leva ao sucesso de uma empresa. Porém, não se trata de correr qualquer risco. Avaliar e ousar em riscos calculados — com maior probabilidade de compensação, é uma parte importante para qualquer empreendedor.
  6. Aprender como fazer networking – É uma parte importante do empreendedorismo. Muitas vezes conhecer a pessoa certa é o diferencial que leva ao sucesso de um empreendimento. Ser capaz de se conectar com outras pessoas e reconhecer oportunidades de parceria pode levá-lo ao seu objetivo. Descubra onde procurar oportunidades de networking e faça questão de aprender como ser eficaz.

(*) – Formada em Letras, com MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV, é empresária e empreendedora, co- founder do ECQ Lifelong Learning (https://ecqonline.com.br/).