ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Dicas Digitais

Hoje, queremos falar com você que já tem seu negócio, seja ele grande ou pequeno, comércio ou serviço, não importa o segmento. E se você ainda não tem seu negócio próprio, mas está pensando em montar um, continue lendo, pois essas dicas irão servir para você também! Ou para alguém que você conhece.

Luiz Felipe Pateo

Luiz Felipe Pateo

Foto: Viridiana Brandão.

Luiz Felipe Pateo (*)

A minha pergunta é: Você tem cuidado da sua presença no marketing digital?

Que o mundo está cada dia mais conectado, isto não é novidade para ninguém. E que seu negócio deve ter uma presença no mundo digital também não deveria ser. No entanto, muitos empreendedores simplesmente não se atentam ou simplesmente não se ligam em planejar suas atividades de marketing digital.
De baixo custo, simples de ser implementadas, as atividades de marketing digital hoje são ferramentas essências para qualquer tipo de negócio: transmitem profissionalismo, credibilidade, tornam seu negócio visível para clientes novos e atuais e são excelente ferramenta de relacionamento e comunicação.
Algumas pequenas dicas para começar ainda hoje a transformar a presença digital do seu negócio:
Registre agora o nome de domínio do seu negócio:
Seunegocio.com.br, ou seunegócio.com (.org; .adv, .edu, etc)
Ao registar o domínio com o nome do seu negócio, você garante o endereço do seu e-mail profissional e o endereço de seu site. Existem diversos sites que oferecem este serviço por preços que variam de cerca de R$12,00 a R$60,00 por ano dependendo do plano e da extensão utilizada. (.com, .com.br, etc)
Se você quiser já fazer e hospedar seu próprio site, no mesmo fornecedor que registrar seu domínio, você pode encontrar serviços de hospedagem à partir de cerca de R$100,00/ano e você mesmo pode montá-lo com o uso de ferramentas no estilo “faça você mesmo”.
Tenha um e-mail profissional:
Com o registro do seu domínio feito, mesmo que você opte por não ter um site agora, é imprescindível que você tenha um e-mail profissional do seu negócio. Isto significa que ao invés do seu e-mail ser algo do tipo “ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. “ ele passará a ser algo do tipo “ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.” ou “ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.” .
Bem diferente né? Um e-mail profissional confere seriedade e credibilidade sobre seu negócio, gerando muito mais confiança de seu consumidor. E custa algo à partir de R$2,99/mês.
Importante dizer que existem diversos fornecedores de serviço de registro de domínio, hospedagem de sites e e-mail profissional. É importante pesquisar e ver aquele que mais se adeque à sua necessidade.
Dica: Você pode registrar seu domínio, contratar hospedagem de site e e-mail em: godaddy.com.br, locaweb.com.br, hostgator.com.br, uolhost.com.br entre outros.

Redes Sociais:
Tenha redes sócias separadas para seu uso pessoal e para seu negócio. Mesmo que você seja um profissional liberal como um fisioterapeuta ou advogado. Em seu Facebook, Instaram ou outra rede pessoal, você posta as coisas que você gosta, para seus amigos e famílias.
Já para o seu negócio, monte perfis profissionais no Facebook, Instagram, LinkedIn (se for o caso). Estas redes possuem perfis profissionais e você encontra diversos tutorias de como melhor utilizá-las e até investir em anúncios com muito pouco dinheiro (à partir de R$10,00).
Seja ativo nas redes (pelo menos 2 posts por semana), mas cuide do conteúdo à ser postado. Lembre-se que seus clientes ou potenciais estarão vendo, então, o conteúdo deverá ser relevante e restrito à assuntos do seu negócio. JAMAIS poste temas polêmicos: posições politicas, religiosas, futebol, apologias, sexualidade, etc. (a não ser que seu negócio tenha a ver com isso).
Verifique com frequência possíveis contatos de clientes e tente retornar o mais breve possível. Mesmo diante de uma reclamação ou crítica, tente ser o mais cordial possível. Lembre-se: está todo mundo lendo...

Google Maps:
Se você tem um local físico, certifique-se que ele aparece nas pesquisas do Google Maps ao digitar o endereço. Se não aparecer, basta clicar com o botão direito do mouse no alfinete de seu endereço e selecionar “adicione sua empresa”e seguir os passos simples. Pronto! Após a validação do Google, você ira aparecer em eventuais pesquisas e sua relevância nas buscas irá aumentar.

Whatsapp, Messenger, e outros app’s de mensagens
Estes app’s vieram para agilizar e facilitar a comunicação. Se for utilizá-lo para fins profissionais, tenha muito cuidado em utilizar uma linguagem cordial, com bom português e evite gírias e abreviações. Cuide também da foto do perfil. Prefira aquelas que passem profissionalismo, evitando por exemplo, fotos em trajes de banho ou no bar com os amigos.

Dicas simples, de baixo custo e rápida implementação e que podem fazer toda a diferença na visibilidade de seu negócio! Está esperando o que para começar?

Até a próxima!

(*) É CEO dos Empreendedores Compulsivos, com mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas, palestrante, professor e consultor. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP, especialização em Marketing Digital pela The Wharton School e é bacharel em Comunicação Social pela ESPM (compulsivos.org).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171