ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Inovação no e-commerce: a chave para a sobrevivência de um varejista

Com as mudanças de comportamento de consumo, se destacam a alternância entre pontos físicos e digitais para a compra, o aumento da conectividade, a falta de tempo e a supervalorização da conveniência

Patricia Cotti (*)

O e-commerce, conhecido por ser em parte um dos grandes direcionadores desse novo comportamento, teve que se reinventar.
O fácil acesso da informação, trazido pela internet e suas inúmeras formas de busca, transformou o mercado digital em um mercado puramente price taker, em que o consumidor dita o preço e as empresas são “obrigadas” a cumpri-lo. Isso porque, com a facilidade de comparação e a pouca diversidade das características técnicas do produto, o consumidor opta por uma racionalização de compra voltada para o valor mais baixo. Nesse ponto é preciso se reinventar, sob pena de uma guerra de preços sem fim.
O conceito de inovação nos modelos de negócios, trazido pela palestra “Inovação no E-commerce: A chave para a sobrevivência de um varejista” traz à tona este debate. A apresentação mostrou duas duas empresas que carregam em seu DNA modelos de negócios que tem se mostrado como tendência mundial: a Rocksbox Jewelry e a Boxed Wholesale.
A Rocksbox Jewelry se apresenta como um serviço de assinatura de joias, que movimentou o mercado americano desde o seu surgimento. Com milhares de adesões em um curto espaço de tempo, o cliente contrata por meio de um pagamento mensal, de U$19,00, e efetua a locação de 3 peças, definidas de acordo com seu estilo pessoal e a tendência de moda vigente. A troca dessa cesta de produtos pode ser efetuada de acordo com sua conveniência, não havendo período mínimo ou máximo de utilização das mercadorias, somente o limite das 3 peças. Quando o cliente estiver pronto para atualizar seu conjunto, basta colocar sua caixa de volta no correio. O tema de serviços de assinatura já é, há muito, debatido nos fóruns de varejo americanos e europeus, com influências também no mercado nacional, embora em menor escala.
A Boxed Wholesale, por sua vez, traz como inovação a compra por refil. Fundada em 2013 por um grupo de empreendedores americanos, a empresa desenvolve sua estratégia com base em uma ideia simples: fazer as compras de uso contínuo e, com base na reposição, de forma conveniente e divertida, permitindo que o cliente tenha tempo livre para que possa aproveitar as coisas de que mais gosta. O modelo tem tido muito sucesso, e em apenas 3 anos a empresa foi destaque em uma série de veículos de negócios, tendo recebido prêmios de atuação pelo seu modo divertido de encarar essa rotina de reposição.
Ambas as empresas inovam em seu modelo de negócios e na comunicação com o cliente, com o uso do e-commerce como plataforma para o alcance de seu sucesso de uma maneira não transacional e continuada.

(*) É Diretora Executiva do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

Mais artigos...

  1. Tecnologia 09/01/2019
  2. Tecnologia 08/01/2019
  3. Tecnologia 05 a 07/01/2019
  4. Tecnologia 04/01/2019
  5. Tecnologia 01/03/2019
  6. Tecnologia 29/12/2018 a 02/012019
  7. Tecnologia 28/12/2018
  8. Tecnologia 27/12/2018
  9. Tecnologia 22 a 26/12/2018
  10. Tecnologia 21/12/2018
  11. Tecnologia 20/12/2018
  12. Tecnologia 19/12/2018
  13. Tecnologia 18/12/2018
  14. Tecnologia 15 a 12/12/2018
  15. Tecnologia 14/12/2018
  16. Tecnologia 13/12/2018
  17. Tecnologia 12/12/2018
  18. Tecnologia 11/12/2018
  19. Tecnologia 08 a 10/12/2018
  20. Tecnologia 07/12/2018
  21. Tecnologia 06/12/2018
  22. Tecnologia 05/12/2018
  23. Tecnologia 04/12/2018
  24. Tecnologia 01 a 03/12/2018
  25. Tecnologia 30/11/2018
  26. Tecnologia 29/11/2018
  27. Tecnologia 28/11/2018
  28. Tecnologia 27/11/2018
  29. Tecnologia 24 a 26/11/2018
  30. Tecnologia 23/11/2018
  31. Tecnologia 22/11/2018
  32. Tecnologia 20 e 21/11/2018
  33. Tecnologia 08/11/2018
  34. Tecnologia 07/11/2018
  35. Tecnologia 06/11/2018
  36. Tecnologia 02 a 05/11/2018
  37. Tecnologia 01/11/2018
  38. Tecnologia 31/10/2018
  39. Tecnologia 30/10/2018
  40. Tecnologia 27 a 29/10/2018
  41. Tecnologia 26/10/2018
  42. Tecnologia 25/10/2018
  43. Tecnologia 24/10/2018
  44. Tecnologia 23/102018
  45. Tecnologia 20 a 22/10/2018
  46. Tecnologia 19/10/2018
  47. Tecnologia 18/10/2018
  48. Tecnologia 17/10/2018
  49. Tecnologia 16/10/2018
  50. Tecnologia 12 a 15/10/2018
  51. Tecnologia 11/10/2018
  52. Tecnologia 10/10/2018
  53. Tecnologia 09/10/2018
  54. Tecnologia 06 a 08/10/2018
  55. Tecnologia 05/10/2018
  56. Tecnologia 04/10/2018
  57. Tecnologia 02/10/2018
  58. Tecnologia 29/09 a 01/10/2018
  59. Tecnologia 28/09/2018
  60. Tecnologia 27/09/2018
  61. Tecnologia 26/09/2018
  62. Tecnologia 25/09/2018
  63. Tecnologia 22 a 24/09/2018
  64. Tecnologia 21/09/2018
  65. Tecnologia 20/09/2018
  66. Tecnologia 19/09/2018
  67. Tecnologia 18/09/2018
  68. Tecnologia 15 a 17/09/2018
  69. Tecnologia 14/09/2018
  70. Tecnologia 13/09/2018
  71. Tecnologia 12/09/2018
  72. Tecnologia 01/09/2018
  73. Tecnologia 07 a 10/09/2018
  74. Tecnologia 06/09/2018
  75. Tecnologia 05/09/2018
  76. Tecnologia 04/09/2018
  77. Tecnologia 01 a 03/09/2018
  78. Tecnologia 30/08/2018
  79. Tecnologia 29/08/2018
  80. Tecnologia 28/08/2018
  81. Tecnologia 25 a 27/08/2018
  82. Tecnologia 24/08/2018
  83. Tecnologia 23/08/2018
  84. Tecnologia 22/08/2018
  85. Tecnologia 21/08/2018
  86. Tecnologia 18 a 20/08/2018
  87. Tecnologia 16/08/2018
  88. Tecnologia 15/08/2018
  89. Tecnologia 14/08/2018
  90. Tecnologia 11 a 13/08/2018
  91. Tecnologia 10/08/2018
  92. Tecnologia 09/08/2018
  93. Tecnologia 08/08/2018
  94. Tecnologia 07/08/2018
  95. Tecnologia 04 a 06/08/2018
  96. Tecnologia 03/08/2018
  97. Tecnologia 02/08/2018
  98. Tecnologia 01/08/2018
  99. Tecnologia 31/07/2018
  100. Tecnologia 27/07/2018
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171