ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Economia compartilhada: como o seu negócio pode se beneficiar dela?

Consultor empresarial destaca prós e contras de negócios que surgiram na crise de 2008, deram empoderamento ao consumidor e estão mudando o formato de consumo em todo o mundo

Ela está presente na forma como nos locomovemos, ouvimos músicas e nos alimentamos. A economia compartilhada, conceito que surgiu em 2008 e hoje está presente em todo o mundo, trouxe novos formatos à economia global. De acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, esse novo formato não só deu mais autonomia e empoderamento ao consumidor, como também forçou empresas de diversos segmentos a repensarem seus produtos e serviços.
“O crescimento exponencial de coworkings e de negócios como o Uber são exemplos claros de economia compartilhada. Trata-se daqueles negócios em que as empresas dividem recursos – que vão desde investimentos até habilidades e tempo – e em que há um foco no benefício do produto e não nele próprio. Esse modelo é, muitas vezes, disruptivo e traz novas oportunidades tanto para empreendedores como consumidores”, destaca.
Segundo a consultoria PwC, a economia compartilhada movimentará, até 2025, 335 bilhões de dólares em todo o mundo — 20 vezes mais em relação a 2014. Para Roberto Vilela, essa perspectiva deve ser levada em consideração no planejamento empresarial. Ele destaca fatores positivos e negativos na hora de se investir em economia compartilhada:
- Repensar o modelo de gestão é desafiador
Segundo o consultor, o grande desafio de quem quer implantar conceitos de economia compartilhada é a resistência a um novo modelo de produção. “Nem sempre gestores e equipes estão preparados, dispostos ou mesmo confiantes. Por isso é importante estudar profundamente um modelo de transformação que gere impactos positivos em longo prazo e que em um primeiro momento não cause um choque na cultura empresarial”, sustenta. Roberto aconselha, por exemplo, a busca de parcerias estratégicas em áreas tradicionais, como a comercial.
- Englobe mais do que o óbvio
Uma das bases da economia compartilhada é tirar o foco da quantidade e se voltar à qualidade de um produto ou serviço. “Independentemente de seu setor de atuação, significa entregar uma experiência completa ao se cliente. Vale pensar em parceria com empresas e oferecer, além da compra do seu produto, a entrega, a personalização, troca facilitada. Uma padaria que ofereça assinatura mensal para entrega diária de pães na casa do cliente é um exemplo de união entre produto e serviço”, comenta.
- Foco no consumidor, sempre
Pode parecer cliché, mas de acordo com Roberto Vilela, muitas empresas ainda esquecem que o consumidor é que precisa ser a razão do seu negócio. “De empoderamento ao seu cliente. Ouça o que ele tem a dizer, argumente se achar necessário, mas tenha em mente que é a experiência de compra que fará ele voltar. Você pode atuar em um coworking, pela internet ou ter uma grande loja: se não tratar cada consumidor como único tem grande chance de ser substituído por uma startup com essa visão”, finaliza.

Mais artigos...

  1. Tecnologia 11/01/2019
  2. Tecnologia 10/01/2019
  3. Tecnologia 09/01/2019
  4. Tecnologia 08/01/2019
  5. Tecnologia 05 a 07/01/2019
  6. Tecnologia 04/01/2019
  7. Tecnologia 01/03/2019
  8. Tecnologia 29/12/2018 a 02/012019
  9. Tecnologia 28/12/2018
  10. Tecnologia 27/12/2018
  11. Tecnologia 22 a 26/12/2018
  12. Tecnologia 21/12/2018
  13. Tecnologia 20/12/2018
  14. Tecnologia 19/12/2018
  15. Tecnologia 18/12/2018
  16. Tecnologia 15 a 12/12/2018
  17. Tecnologia 14/12/2018
  18. Tecnologia 13/12/2018
  19. Tecnologia 12/12/2018
  20. Tecnologia 11/12/2018
  21. Tecnologia 08 a 10/12/2018
  22. Tecnologia 07/12/2018
  23. Tecnologia 06/12/2018
  24. Tecnologia 05/12/2018
  25. Tecnologia 04/12/2018
  26. Tecnologia 01 a 03/12/2018
  27. Tecnologia 30/11/2018
  28. Tecnologia 29/11/2018
  29. Tecnologia 28/11/2018
  30. Tecnologia 27/11/2018
  31. Tecnologia 24 a 26/11/2018
  32. Tecnologia 23/11/2018
  33. Tecnologia 22/11/2018
  34. Tecnologia 20 e 21/11/2018
  35. Tecnologia 08/11/2018
  36. Tecnologia 07/11/2018
  37. Tecnologia 06/11/2018
  38. Tecnologia 02 a 05/11/2018
  39. Tecnologia 01/11/2018
  40. Tecnologia 31/10/2018
  41. Tecnologia 30/10/2018
  42. Tecnologia 27 a 29/10/2018
  43. Tecnologia 26/10/2018
  44. Tecnologia 25/10/2018
  45. Tecnologia 24/10/2018
  46. Tecnologia 23/102018
  47. Tecnologia 20 a 22/10/2018
  48. Tecnologia 19/10/2018
  49. Tecnologia 18/10/2018
  50. Tecnologia 17/10/2018
  51. Tecnologia 16/10/2018
  52. Tecnologia 12 a 15/10/2018
  53. Tecnologia 11/10/2018
  54. Tecnologia 10/10/2018
  55. Tecnologia 09/10/2018
  56. Tecnologia 06 a 08/10/2018
  57. Tecnologia 05/10/2018
  58. Tecnologia 04/10/2018
  59. Tecnologia 02/10/2018
  60. Tecnologia 29/09 a 01/10/2018
  61. Tecnologia 28/09/2018
  62. Tecnologia 27/09/2018
  63. Tecnologia 26/09/2018
  64. Tecnologia 25/09/2018
  65. Tecnologia 22 a 24/09/2018
  66. Tecnologia 21/09/2018
  67. Tecnologia 20/09/2018
  68. Tecnologia 19/09/2018
  69. Tecnologia 18/09/2018
  70. Tecnologia 15 a 17/09/2018
  71. Tecnologia 14/09/2018
  72. Tecnologia 13/09/2018
  73. Tecnologia 12/09/2018
  74. Tecnologia 01/09/2018
  75. Tecnologia 07 a 10/09/2018
  76. Tecnologia 06/09/2018
  77. Tecnologia 05/09/2018
  78. Tecnologia 04/09/2018
  79. Tecnologia 01 a 03/09/2018
  80. Tecnologia 30/08/2018
  81. Tecnologia 29/08/2018
  82. Tecnologia 28/08/2018
  83. Tecnologia 25 a 27/08/2018
  84. Tecnologia 24/08/2018
  85. Tecnologia 23/08/2018
  86. Tecnologia 22/08/2018
  87. Tecnologia 21/08/2018
  88. Tecnologia 18 a 20/08/2018
  89. Tecnologia 16/08/2018
  90. Tecnologia 15/08/2018
  91. Tecnologia 14/08/2018
  92. Tecnologia 11 a 13/08/2018
  93. Tecnologia 10/08/2018
  94. Tecnologia 09/08/2018
  95. Tecnologia 08/08/2018
  96. Tecnologia 07/08/2018
  97. Tecnologia 04 a 06/08/2018
  98. Tecnologia 03/08/2018
  99. Tecnologia 02/08/2018
  100. Tecnologia 01/08/2018
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171