ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Fintechs e a transformação no atendimento ao cliente

As fintechs chegaram para revolucionar o cenário do mercado financeiro

Albert Deweik (*)

Além das muitas facilidades que essas startups trazem, a inovação em seu atendimento e relacionamento com o cliente é outro diferencial e um dos principais motivos para a conquista de novos usuários. Se um dia os bancos tradicionais foram a melhor opção para os clientes lidarem com o seu dinheiro, hoje, essa realidade está cada dia mais distante. Uma pesquisa realizada pelo Google no final de 2018, apontou que 71% dos clientes estão satisfeitos com o atendimento em fintechs, enquanto nos bancos esse número cai para 42%.
A migração dos usuários de bancos tradicionais para essas startups se dá por conta da agilidade dos serviços online, característicos dessas empresas. Em um tempo onde o nosso bem mais precioso é o tempo, é muito mais vantajoso lidar com serviços menos burocráticos, para que os problemas sejam resolvidos rapidamente.
Outro requisito importante para fidelizar clientes é a qualidade do atendimento. Canais digitais e automação do atendimento também são imprescindíveis para atender a expectativa do usuário em relação aos serviços oferecidos. Quando o autoatendimento consegue solucionar questões mais simples, os operadores de suporte têm mais tempo para se concentrar somente nos problemas mais complexos e tentam resolvê-los de forma muito mais rápida e efetiva.
O que podemos notar é que todas as vantagens de ser cliente de uma fintech giram em torno da experiência proporcionada por ela. Ou seja, o usuário é o centro do serviço, e é isso que torna o atendimento personalizado tão importante dentro dessas instituições. O “Customer Insights 2019”, estudo recente que fizemos, apontou que 50,4% dos consumidores consideram que não ter que repetir seus dados e história, é o fator mais importante quando entram em contato com uma empresa. Esse índice reforça ainda mais o valor da personalização, pois quando o usuário não é perguntado pela quinta vez sobre um dado, ele sente que está sendo ouvido e entendido como um indivíduo, e não um número.
Além disso, as fintechs acompanham todas as inovações do mercado, como a transformação nos serviços financeiros, desburocratização de processos e entrega de um atendimento de qualidade por um preço menor que o de bancos convencionais, mostrando que entendem as mudanças que os consumidores precisam e, por isso, são bem aceitas por eles.
Essas empresas já entenderam que estamos lidando com o consumidor 4.0, que é altamente conectado e a par das inovações tecnológicas do mercado. Por isso, é imprescindível oferecer serviços que atendam às suas exigências. É importante levar em consideração que a tecnologia está presente em cada etapa da jornada do usuário. Ou seja, suporte online com canais digitais e integrados, histórico de procedimentos e qualidade de atendimento é tudo o que um consumidor espera.
Em linhas gerais, é importante levar em consideração que a transformação digital está cada vez mais ligada ao sucesso das empresas. Já que, acompanhar as mudanças para entregar serviços eficientes, ótimo atendimento e desburocratização de processos, reflete diretamente na satisfação e quantidade de clientes de uma organização.
Assim sendo, a minha dica é: busque sempre acompanhar as mudanças do mercado para entregar o serviço que seu consumidor precisa e espera. Só assim ele será fiel e engajado com sua marca.

(*) É CEO da NeoAssist – plataforma omnichannel para relacionamento com o cliente.

 
 
 
 
 
 
 

Mais artigos...

  1. Tecnologia 14/06/2019
  2. Tecnologia 13/06/2019
  3. Tecnologia 12/06/2019
  4. Tecnologia 11/06/2019
  5. Tecnologia 08 a 10/06/2019
  6. Tecnologia 07/06/2019
  7. Tecnologia 06/06/2019
  8. Tecnologia 05/06/2019
  9. Tecnologia 04/06/2019
  10. Tecnologia 01 a 03/06/2019
  11. Tecnologia 31/05/2019
  12. Tecnologia 30/05/2019
  13. Tecnologia 29/05/2019
  14. Tecnologia 28/05/2019
  15. Jornal 25/05/2019
  16. Tecnologia 24/05/2019
  17. Tecnologia 23/05/2019
  18. Tecnologia 22/05/2019
  19. Tecnologia 21/05/2019
  20. Tecnologia 18 a 20/05/2019
  21. Tecnologia 17/05/2019
  22. Tecnologia 16/05/2019
  23. Tecnologia 15/05/2019
  24. Tecnologia 14/05/2019
  25. Tecnologia 11 a 13/05/2019
  26. Tecnologia 10/05/2019
  27. Tecnologia 09/05/2019
  28. Tecnologia 08/05/2019
  29. Tecnologia 07/05/2019
  30. Tecnologia 04 a 06/05/2019
  31. Tecnologia 03/05/2019
  32. Tecnologia 01 e 02/05/2019
  33. Tecnologia 30/04/2019
  34. Tecnologia 27 a 29/04/2019
  35. Tecnologia 26/04/2019
  36. Tecnologia 25/04/2019
  37. Tecnologia 24/04/2019
  38. Tecnologia 23/04/2019
  39. Tecnologia 19 a 22/04/2019
  40. Tecnologia 18/04/2019
  41. Tecnologia 17/04/2019
  42. Tecnologia 16/04/2019
  43. Tecnologia 13 a 15/04/2019
  44. Tecnologia 12/04/2019
  45. Tecnologia 11/04/2019
  46. Tecnologia 10/04/2019
  47. Tecnologia 09/04/2019
  48. Tecnologia 06 a 08/04/2019
  49. Tecnologia 05/04/2019
  50. Tecnologia 04/04/2019
  51. Tecnologia 02/04/2019
  52. Tecnologia 30/03 a 01/04/2019
  53. Tecnologia 29/03/2019
  54. Tecnologia 28/03/2019
  55. Tecnologia 27/03/2019
  56. Tecnologia 26/03/2019
  57. Tecnologia 23 a 25/03/2019
  58. Tecnologia 22/03/2019
  59. Tecnologia 21/03/2019
  60. Tecnologia 20/03/2019
  61. Tecnologia 19/03/2019
  62. Tecnologia 16 a 18/03/2019
  63. Tecnologia 15/03/2019
  64. Tecnologia 14/03/2019
  65. Tecnologia 13/03/2019
  66. Tecnologia 12/03/2019
  67. Tecnologia 09 a 11/03/2019
  68. Tecnologia 08/03/2019
  69. Tecnologia 07/03/2019
  70. Tecnologia 02 a 06/03/2019
  71. Tecnologia 01/03/2019a
  72. Tecnologia 28/02/2019
  73. Tecnologia 27/02/2019
  74. Tecnologia 26/02/2019
  75. Tecnologia 23 a 25/02/2019
  76. Tecnologia 22/02/2019
  77. Tecnologia 21/02/2019
  78. Tecnologia 20/02/2019
  79. Tecnologia 19/02/2019
  80. Tecnologia 16 a 18/02/2019
  81. Tecnologia 15/02/2019
  82. Tecnologia 14/02/2019
  83. Tecnologia 13/02/2019
  84. Tecnologia 12/02/2019
  85. Tecnologia 09 a 11/02/2019
  86. Tecnologia 08/02/2019
  87. Tecnologia 07/02/2019
  88. Tecnologia 06/02/2019
  89. Tecnologia 05/02/2019
  90. Tecnologia 02 a 04/02/2019
  91. Tecnologia 01/02/2019
  92. Tecnologia 31/01/2019
  93. Tecnologia 30/01/2019
  94. Tecnologia 29/01/2019
  95. Tecnologia 25 a 28/01/2019
  96. Tecnologia 24/01/2019
  97. Tecnologia 23/01/2019
  98. Tecnologia 22/01/2019
  99. Tecnologia 19 a 21/01/2019
  100. Tecnologia 18/01/2019
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171