ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

A geração Z e o futuro do trabalho

O caminho de transformações sociais aberto pelos millenials vai continuar a ser trilhado pela Geração Z

compliance temaproarioFoto: InfoRH

 Jorge Arduh (*)

Os jovens nascidos no século XXI devem representar 32% da população global este ano, segundo estimativas da ONU, tornando-se o maior grupo na sociedade atual. Ainda pode parecer caótico entender que pessoas nascidas em 2001 já podem votar, entrar na universidade e, consequentemente, no mercado de trabalho.
Ainda que a retomada econômica leve algum tempo para trazer efeitos concretos nos índices de emprego, é de fundamental importância entender o que esse grupo de pessoas – nascidas em um ambiente com smartphones e internet de boa qualidade – valoriza dentro das relações organizacionais. Os efeitos em segmentos como o financeiro, educacional e de consumo parecem se tornar mais claros a cada dia, com novas empresas recheadas de salas de videogames, benefícios, serviços simples e inovadores tomando o lugar de companhias há muito tempo consolidadas.
Nesse cenário, cabe reagir. E a melhor estratégia é aquela capaz de reformular as relações organizacionais, estendendo a motivação para além dos jovens profissionais e trazendo benefícios em qualidade dos produtos e serviços, aumentando as chances de obter lucro.
É evidente que há desafios a serem superados, especialmente em segmentos tradicionais (como o Direito, por exemplo), mas empresas não podem perder de vista as estratégias necessárias para que seja possível aos colaboradores se interessar pelo ambiente de trabalho que ocupam para que possam trazer os melhores resultados.
Na nossa experiência dentro da companhia, identificamos e colocamos em prática cinco estratégias, que podem ser replicadas em diferentes empresas com o objetivo de atrair e reter esses talentos nos próximos anos. São passos simples, porém fundamentais para pensar na transformação que deve se realizar dentro do ambiente organizacional.
A primeira estratégia está relacionada à flexibilidade do local de trabalho. Muitos desses jovens (a exemplo dos millenials), sentem que não é necessário dedicar a maior parte de seu tempo a um local fixo exclusivo. Especialmente dentro do setor de tecnologia, a concepção de ferramentas que facilitem a realização do trabalho remoto são amplamente adotadas e devem continuar a evoluir nos próximos anos. Além de representar uma economia fundamental de custos com infraestrutura, trazem o efeito de produzir mais conforto e facilitar o equilíbrio familiar.
A segunda está ligada à relação entre os próprios colaboradores. Criar ferramentas de colaboração que permitam novas formas de comunicação entre diferentes departamentos e eliminar a burocracia é uma etapa fundamental para uma geração que espera facilidade e rapidez em todas as relações.
Em terceiro lugar, desenvolver um programa ambicioso de igualdade e diversidade de gênero, capaz de tornar a companhia cada vez mais inclusiva ao longo do tempo é fundamental. Eliminar preconceitos e vieses inconscientes é uma tarefa fundamental para qualquer companhia, tendo em vista as recentes discussões a respeito do assunto. Para uma geração cada vez mais engajada e plural, esse se torna um passo ainda mais necessário.
Formar colaboradores com qualidade é outra etapa que já vem sendo discutida há algum tempo e continua válida. Mais do que investir em tempo de treinamentos, é fundamental explorar a qualidade do conteúdo a ser passado para esses jovens profissionais. Usar novas plataformas e modelos capazes de desafiá-los é a chave para construir novos times de sucesso.
Tudo isso é necessário para cumprir a tarefa de transmitir aos colaboradores o impacto que o trabalho deles tem na sociedade e dentro da companhia. Transparência é um dos valores pelos quais essa geração preza e investir nele é algo recomendado para qualquer setor. Por isso, investimos continuamente em mostrar como funcionam os processos por inteiro e destacar a contribuição de cada um é o pensamento adequado para que a maior parte das companhias possam ter sucesso nesses novos tempos.
Essas são estratégias que não exigem elevado grau de complexidade tecnológica e cujo impacto está diretamente ligado à transformação organizacional que companhias precisam realizar. Mais do que nunca, estabelecer uma identidade forte e traçar estratégias para o crescimento contínuo torna-se uma tarefa essencial. No entanto, atingir esses objetivos depende do equilíbrio entre mostrar às novas gerações que conquistar resultados é ótimo, ao mesmo tempo que transformar a sociedade é vital.

(*) É CEO da Indra no Brasil.

Um caminho sem volta: papel do vendedor precisa ser adaptado

compliance temaproario

A venda consultiva é cada vez mais comum no varejo. Quem não quer chegar em uma loja e ter um consultor de moda à disposição para ajudar na combinação de cores, nos modelos que mais se adequam ao tipo de corpo, na composição ideal de look? Ou, então, ir até uma loja de materiais de construção e ter alguém que, por meio do multiatendimento, seja pelo site ou pelo próprio celular, oferece mais informações sobre os produtos que mais se encaixam com as necessidades do projeto de sua casa?
A experiência durante a jornada de compras é decisiva para o fechamento da venda. É por isso que o papel do vendedor precisa ser adaptado. Faz parte do dia a dia do consumidor buscar um produto no e-commerce e ir até a loja física para completar a jornada de compras com o auxílio de um profissional capacitado a atendê-lo, ou vice-versa.
A lógica omnichannel não é novidade, mas um fato é certo: oferecer um atendimento personalizado e uma experiência diferenciada é um caminho sem volta para qualquer segmento de mercado. E o que muda para o vendedor? Quais as ferramentas necessárias para atuar dentro desse novo padrão de negociação?
Nesse processo de vendas assistidas, soluções tecnológicas dão suporte completo ao profissional da área. Pelo próprio celular, o atendente acessa o estoque, informações e características dos produtos, quantidade disponível, enfim, passa a ter acesso rápido de toda as lojas da rede. São ganhos para o consumidor e para o vendedor.
A venda assistida omnicanal contribui para o controle de estoque, flexibiliza os fluxos de saída, permite o compartilhamento de oportunidades em todos os canais de vendas, possibilita ofertas personalizadas, determina um melhor fluxo logístico. Entre tantos benefícios, ainda reduz tempo de atendimento. Com isso, é possível atender mais clientes ao mesmo tempo, com mais de um carrinho por pessoa.
Além do suporte tecnológico, nesse processo de adaptação e maturidade no processo de vendas assistidas torna-se essencial um mapeamento do perfil do cliente. É preciso conhecer seu histórico, carrinho de compras e necessidades atuais.
Diante de tudo isso, a função do vendedor irá muito além de uma simples venda, uma vez que esse profissional passará a agregar valor aos produtos e à marca, ao fazer recomendações de produtos e serviços ao cliente de tal forma que a experiência seja completa. Com esse formato de venda, o profissional se torna um elo entre as jornadas digital e física, que se completam e trazem um novo sentido às compras.

(Fonte: Sofia Alpendre Baldessar é Manager da FH (Marketing and Inside Sales), empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing e Logística pela Universidade Tuiuti do Paraná, com MBA em Embalagem e Branding pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM).

Semantix abre 60 vagas e mira expansão

A Semantix, referência na oferta de tecnologia em Big Data Analytics e Inteligência Artificial, inicia seu projeto de expansão e internacionalização da marca. A empresa possui 60 vagas abertas nos níveis Pleno e Sênior para Engenheiro de Dados e Cientista de Dados. As posições são para as unidades de Pinheiros, Alphaville, Vila Olímpia, Osasco e Interlagos, em São Paulo (SP).
Ao todo, são 40 cargos disponíveis para Engenheiros de Dados e mais 20 para Cientistas de Dados. O prazo de inscrição é indeterminado, ou seja, até o preenchimento do quadro de colaboradores. O horário de trabalho é das 9h às 18h em qualquer uma das unidades disponíveis. O interessado que atenda aos requisitos deve enviar o currículo citando a vaga de interesse para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 
 

 

Mais artigos...

  1. Tecnologia 15/08/2019
  2. Tecnologia 14/08/2019
  3. Tecnologia 13/08/2019
  4. Tecnologia 10 a 12/08/2019
  5. Tecnologia 09/08/2019
  6. Tecnologia 08/08//2019
  7. Tecnologia 07/08/2019
  8. Tecnologia 06/08/2019
  9. Tecnologia 03 a 05/08/2019
  10. Tecnologia 02/08/2019
  11. Tecnologia 01/08/2019
  12. Tecnologia 31/07/2019
  13. Tecnologia 30/07/2019
  14. Tecnologia 27 a 29/07/2019
  15. Tecnologia 26/07/2019
  16. Tecnologia 25/07/2019
  17. Tecnologia 24/07/2019
  18. Tecnologia 23/07/2019
  19. Tecnologia 20 a 22/07/2019
  20. Tecnologia 19/07/2019
  21. Tecnologia 18/07/2019
  22. Tecnologia 17/07/2019
  23. Tecnologia 16/07/2019
  24. Tecnologia 13 a 15/07/2019
  25. Tecnologia 12/07/2019
  26. Tecnologia 11/07/2019
  27. Tecnologia 06 a 10/07/2019
  28. Tecnologia 05/07/2019
  29. Tecnologia 04/07/2019
  30. Tecnologia 03/07/2019
  31. Tecnologia 02/07/2019
  32. Tecnologia 29/06 a 01/07/2019
  33. Tecnologia 28/06/2019
  34. Tecnologia 27/06/2019
  35. Tecnologia 26/06/2019
  36. Tecnologia 25/06/2019
  37. Tecnologia 20 a 24/06/2019
  38. Tecnologia 19/06/2019
  39. Tecnologia 18/06/2019
  40. Tecnologia 15 a 17/06/2019
  41. Tecnologia 14/06/2019
  42. Tecnologia 13/06/2019
  43. Tecnologia 12/06/2019
  44. Tecnologia 11/06/2019
  45. Tecnologia 08 a 10/06/2019
  46. Tecnologia 07/06/2019
  47. Tecnologia 06/06/2019
  48. Tecnologia 05/06/2019
  49. Tecnologia 04/06/2019
  50. Tecnologia 01 a 03/06/2019
  51. Tecnologia 31/05/2019
  52. Tecnologia 30/05/2019
  53. Tecnologia 29/05/2019
  54. Tecnologia 28/05/2019
  55. Jornal 25/05/2019
  56. Tecnologia 24/05/2019
  57. Tecnologia 23/05/2019
  58. Tecnologia 22/05/2019
  59. Tecnologia 21/05/2019
  60. Tecnologia 18 a 20/05/2019
  61. Tecnologia 17/05/2019
  62. Tecnologia 16/05/2019
  63. Tecnologia 15/05/2019
  64. Tecnologia 14/05/2019
  65. Tecnologia 11 a 13/05/2019
  66. Tecnologia 10/05/2019
  67. Tecnologia 09/05/2019
  68. Tecnologia 08/05/2019
  69. Tecnologia 07/05/2019
  70. Tecnologia 04 a 06/05/2019
  71. Tecnologia 03/05/2019
  72. Tecnologia 01 e 02/05/2019
  73. Tecnologia 30/04/2019
  74. Tecnologia 27 a 29/04/2019
  75. Tecnologia 26/04/2019
  76. Tecnologia 25/04/2019
  77. Tecnologia 24/04/2019
  78. Tecnologia 23/04/2019
  79. Tecnologia 19 a 22/04/2019
  80. Tecnologia 18/04/2019
  81. Tecnologia 17/04/2019
  82. Tecnologia 16/04/2019
  83. Tecnologia 13 a 15/04/2019
  84. Tecnologia 12/04/2019
  85. Tecnologia 11/04/2019
  86. Tecnologia 10/04/2019
  87. Tecnologia 09/04/2019
  88. Tecnologia 06 a 08/04/2019
  89. Tecnologia 05/04/2019
  90. Tecnologia 04/04/2019
  91. Tecnologia 02/04/2019
  92. Tecnologia 30/03 a 01/04/2019
  93. Tecnologia 29/03/2019
  94. Tecnologia 28/03/2019
  95. Tecnologia 27/03/2019
  96. Tecnologia 26/03/2019
  97. Tecnologia 23 a 25/03/2019
  98. Tecnologia 22/03/2019
  99. Tecnologia 21/03/2019
  100. Tecnologia 20/03/2019
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171