ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Seis dicas para entregar seu projeto com melhor qualidade em menor tempo

Há uma infinidade de fatores que influenciam no sucesso (ou não) de um projeto

compliance temaproarioPraticamente tudo que se faz pode ser melhorado e, se ficar preso neste ciclo de melhorar cada aspecto que poderia ser entregue, o projeto será eterno. Foto: Project Builder

Ivan Teodoro (*)

O trabalho de gerenciar recursos diferentes, pessoas em áreas de atuação diferentes e, às vezes, em locais e até culturas diferentes é um desafio enorme. Quero sugerir aqui alguns pontos que podem ajudar (e muito) na hora de gerenciar um projeto.

Objetivo – O primeiro passo é ter objetivos bem definidos. Parece óbvio, mas nem sempre isso acontece. Uma boa ideia é utilizar um objetivo S.M.A.R.T., que é a sigla em inglês para: Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Atingível (Attainable), Realista (Realistic) e com tempo determinado (Time bound). Objetivos bem elaborados o ajudarão em, praticamente, todos os passos do projeto.

Entregas no lugar de tarefas – Faça o planejamento baseado em entregas no lugar de tarefas. Essa simples mudança de filosofia aumenta muito o engajamento dos envolvidos no projeto, pois dá mais liberdade para trabalhar e diminui a frustração. Em um projeto que utiliza tarefas como base, estas costumam se multiplicar, dando a impressão de sisifismo, ou seja, parece que o projeto “anda, anda e não sai do lugar”.

Cuidado com a segurança – Chamo de segurança aquele aumento no prazo para garantir a entrega, por exemplo, se uma atividade leva 8 horas e se pede uma estimativa de prazo a quem fará esta atividade, é provável que teremos algo em torno de 3 dias, e se este prazo passa por níveis hierárquicos, certamente mais segurança será adicionada. Apesar de dar a sensação de segurança ou de parecer garantir a entrega do projeto no prazo, precisamos considerar que na grande maioria dos casos os recursos são pessoas, ou seja, precisamos considerar a questão humana. Por isso, na maioria dos casos esse prazo a mais será consumido pela Síndrome do Estudante e/ou pela Lei de Parkinson. Sendo assim, segurança demais atrasa o projeto.

Visibilidade – Utilize uma ferramenta que dê visibilidade ao andamento do projeto para todos os envolvidos, seja via software, quadro, mural ou qualquer outra opção. Essa visibilidade permite aos envolvidos acompanharem as entregas, planejando melhor o início de cada atividade e permite também a auto-organização dos envolvidos para ajudar nos pontos de problema (“swarming”). É comum subestimar a capacidade de auto-organização das pessoas envolvidas no projeto, mas essa capacidade pode ajudar e muito.

Definição de Pronto – Alguns projetos se arrastam por muito tempo simplesmente por não terem uma definição de pronto. Definição de pronto é a definição dos itens que o produto do projeto precisa entregar com determinada qualidade para que este projeto seja considerado terminado e deve ser acordado com o cliente. Praticamente tudo que se faz pode ser melhorado e, se ficar preso neste ciclo de melhorar cada aspecto que poderia ser entregue, o projeto será eterno.

Abrace a mudança – No mundo moderno podemos dizer seguramente que a mudança é uma constante, e lutar contra isso é inútil. Fazer um planejamento extremamente detalhado é louvável, mas qualquer mudança fará com que você tenha que refazer todo o planejamento e, por isso, irá atrasar todo o projeto. Trabalhe com lotes menores e você terá mais facilidade para lidar com as mudanças, pois poderá responder rapidamente e diminuirá consideravelmente o retrabalho.

(*) É Head of Customer Success da XGEN, especializada em plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento.

Como a logística 4.0 pode agregar valor ao seu negócio?

compliance temaproario

Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Cloud Computing, entre outras ferramentas e soluções tecnológicas de ponta estão revolucionando a área logística. É chamada Logística 4.0, em que a principal premissa é o ganho de eficiência por meio de processos automatizados, rápidos, inteligentes e conectados.
Na prática, com a logística 4.0, é possível monitorar cada uma das etapas da cadeia logística, desde a armazenagem até a entrega da carga, em tempo real. Neste contexto digital, o planejamento da operação é eficaz, evitando perdas e reduzindo custos desnecessários. Esse novo modelo é capaz de impactar positivamente o negócio, tornando-o mais competitivo, produtivo e rentável. “A logística 4.0 já é realidade para as empresas que buscam melhores resultados e vantagem competitiva, por meio de conectividade, agilidade e inteligência em toda a operação”, afirma Marcelo Florio, diretor executivo da Intecom Logística.
Segundo Florio, com a implantação da logística 4.0, a empresa passa a ter maior foco nas estratégias, aumentando a qualidade e assertividade na entrega e garantindo a satisfação dos clientes. Os benefícios das soluções tecnológicas na logística (ver quadro) podem ser detectados não somente nos processos mais ágeis, mas em diversas etapas, com a redução de perdas, aperfeiçoamento da análise de dados, aumento da satisfação dos clientes, melhora no gerenciamento dos estoques, entre outros.
A Intecom Logística é um importante parceiro para as companhias dos mais diversos setores da economia que demandam de uma operação logística integrada e eficiente em todas as etapas do processo em todo o território nacional. Por meio de tecnologias avançadas, a Intecom proporciona agilidade para toda a operação.
Os benefícios da logística 4.0
Soluções tecnológicas estão transformando a maneira dos diversos setores de uma empresa atuarem. Com a área logística não é diferente. Confira os avanços que essa transformação digital aplicada à operação logística pode gerar para as empresas:

1 – Acompanhamento em tempo real – Sistemas inteligentes e integrados levam a informação com agilidade para o ambiente on-line, possibilitando aos gestores o acompanhamento dos estoques, das entregas e de cada uma das etapas do processo logístico.

2 – Decisões estratégicas mais assertivas – Por meio de informações mais rápidas e transparentes, podendo ser acessadas e analisadas de qualquer lugar, uma vez que são armazenadas em nuvem, as decisões estratégicas podem ser tomadas de forma mais confiável, embasadas nos dados fornecidos e na visão 360 graus do negócio.

3 – Aumento da eficiência e redução de custos – Ao implantar e automatizar os processos, muitas das etapas adotadas anteriormente se tornam desnecessárias. Por isso, quando os processos são revisados, os custos operacionais tendem a cair, gerando eficiência para a operação. Os estoques são otimizados e os centros de distribuição ficam mais inteligentes e dinâmicos.

4 – Diminuição de perdas e maior segurança – Uma das principais características da logística 4.0, o acompanhamento em tempo real, permite prever e evitar perdas ao longo da operação.

5 – Satisfação do cliente – Com uma operação logística eficiente como um todo, entregas dentro do prazo e eficiência operacional, a logística 4.0 pode garantir a satisfação do cliente e gerar maior rentabilidade para a empresa, que passa a estar mais focada em seus negócios.

Startup lança plataforma de vagas do setor automotivo

A Reachr, HR Tech de recrutamento e seleção digital, e a Automotive Business, um dos principais portais de notícias do mercado automotivo do país, se uniram para desenvolver a AB Jobs by Reachr (www.reachr.com.br/abjobs), primeira plataforma de empregos focada no setor automotivo do Brasil. Foi desenhada para beneficiar tanto as empresas que querem contratar, quanto os profissionais que buscam uma vaga neste mercado. Por meio de mecanismos exclusivos de inteligência artificial a plataforma realiza um match entre candidato, empresa e oportunidade. A solução funciona como uma ferramenta de atração e recrutamento que deverá auxiliar montadoras, sistemistas, empresas de autopeças, entre outras organizações da cadeia.

 
 

 

Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171