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Dicas para um pitch de sucesso: como conquistar o investidor em poucos minutos

Imagine que você precisa explicar para uma pessoa que acabou de encontrar no elevador o que faz a sua empresa e por que ela tem potencial de crescer no mercado

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“Um erro fatal para qualquer negócio que está começado é querer investidores apenas pelo dinheiro. O investidor é na verdade, um parceiro e ele precisa agregar valor ao seu negócio”. Foto: Toggl Blog

Parece estranho, mas a ideia do “elevator pitch”, apresentação curta para potenciais investidores, é uma prática bastante corriqueira no mundo dos empreendedores e das startups, e tem justamente essa pretensão: ser uma conversa breve e objetiva que desperte o interesse dos interlocutores.
Não importa onde você esteja, quando a oportunidade surge, há pouco tempo para chamar a atenção. Um pitch pode durar cinco, dois e às vezes até um minuto. Saber extrair o melhor desse tempo, portanto, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma jovem empresa em busca de capital.
“A construção do discurso é fundamental neste processo. O empreendedor precisa ser capaz de descrever os elementos-chaves do negócio com clareza, demonstrando domínio do mercado no qual ele está inserido e o potencial do negócio; tudo é avaliado de maneira holística pelos investidores”, destaca André Arcas, coach de palco e fundador da Arcas Treinamentos. Para ajudar o empreendedor nesse desafio, o especialista aponta algumas dicas importantes para o desenvolvimento de um roteiro conciso e eficaz. Confira:

1) Faça uma introdução breve:
Um dos maiores erros do empreendedor logo no começo da apresentação, na visão do especialista, é dar atenção demais para a história pessoal e para o nascimento da empresa. “Não importa como o seu negócio começou. O que importa é como a sua empresa é capaz de solucionar, como ninguém, a dor do seu público-alvo”, pondera Arcas. Neste caso, faça uma introdução rápida, entrando logo no assunto principal.

2) Explique o problema e apresente a solução:
O objetivo de toda empresa deve ser o de solucionar um problema. Explique qual a dor do seu cliente e como você a resolve – de preferência destacando o porquê da sua ideia ser a mais eficiente entre as demais disponíveis.

3) Demonstre conhecimento no mercado de atuação:
Apresente números. Quanto esse mercado fatura por ano? Quantos são os clientes potenciais? Você tem clareza do mercado total, endereçável e obtível? “Uma boa análise mostra para o investidor que você tem domínio do mercado e, portanto, potencial de desenvolvê-lo”, diz Arcas.

4) Não menospreze a concorrência:
Fuja do chavão “não tenho concorrentes”. De acordo com Arcas, ignorar a existência de outras empresas que atuam na área não demonstra que o seu negócio é inovador, apenas reflete despreparo. “Todos os problemas são resolvidos de alguma forma, ainda que não seja da mesma maneira que a sua”, explica. Sempre haverá alguma empresa absorvendo alguma demanda. Explique o que a concorrência faz de bom e ruim e como o mercado poderia ficar melhor caso o seu projeto seja implementado.

5) Domine o espaço:
O discurso não-verbal, a forma geral como você se comporta no palco, pode contar muito mais histórias do que o discurso que você passou horas ensaiando. Mantenha uma postura ereta e evite movimentar-se demais: isso passa ansiedade.

6) Responda com clareza e objetividade:
Quando chegar a hora de responder perguntas dos investidores, não seja prolixo, para não parecer que você está “enrolando”, ou que não sabe a resposta. Foque no que foi perguntado, só contextualize se for estritamente necessário.

7) Seja você mesmo:
É sempre possível perceber, seja no discurso oral ou no não-verbal, quando uma pessoa não está confortável nem se sente segura no que afirma. O investidor busca autenticidade. “Um erro fatal para qualquer negócio que está começado é querer investidores apenas pelo dinheiro. O investidor é na verdade, um parceiro e ele precisa agregar valor ao seu negócio. Se ele não tem aderência com o projeto ou o modelo de negócios, você provavelmente vai se arrepender dessa decisão no futuro”, alerta Arcas.

8) Treine, treine e treine:
Uma pessoa preparada transmite segurança e consegue driblar melhor o nervosismo. Grave a sua apresentação, assista. Desta forma, você pode perceber pontos que precisam de mais atenção, tanto do ponto de vista de roteiro quanto de expressão não-verbal.

App para encontrar fontes de imprensa

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Empresa paulistana lança primeiro app totalmente gratuito voltado para jornalistas. O objetivo? Facilitar a busca de fontes de imprensa. Hoje, já são mais de 1500 empresas ou profissionais de mais de 30 segmentos cadastrados, que podem ser contatados diretamente pelo aplicativo, otimizando o tempo das redações.
Eduardo Rocha, CEO da Press Manager, explica: “com o Press Voice, os repórteres podem acessar gratuitamente releases das editorias do seu interesse, procurar e solicitar especialistas, fotos, novas sugestões de pautas online e muito mais”. O número de clientes cresce cerca de 20% ao mês e o app está disponível para iOS e Android.
Do lado dos assessores, o papel da empresa é o de oferecer oportunidades: “na nossa plataforma de gestão, os assessores e agências conseguem organizar e otimizar o trabalho e, também, cadastrar fontes, que serão acessadas pelos jornalistas pelo Press Voice.
Graças ao Press Voice e ao lançamento da versão para celulares da plataforma completa de gestão que a empresa oferece, hoje, a mais de XXX clientes, o primeiro semestre de 2019 teve balanço positivo para a Press Manager. Com o foco na interação entre jornalistas e assessores, o trabalho da empresa amplia qualidade e segurança de dados para um mercado em constante adaptação. Com os últimos lançamentos, a empresa deve triplicar de tamanho até o final do ano.

In Loco promove semana da privacidade

De 12 a 16 de agosto, a In Loco, empresa de inteligência de localização, promove mais um evento da In Loco University, desta vez uma semana inteira de discussão, sobre privacidade de dados. Participarão das discussões desde participantes da elaboração da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como Marcel Leonardi, Conselheiro na Pinheiro Neto Advogados, até importantes especialistas em GDPR (General Data Protection Regulation) e ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
Além disso, a semana da privacidade contará com a presença internacional da Gerente da Divisão de Direitos dos Cidadãos da AGESIC e Assessora Jurídica do Parlamento Uruguaio, Laura Nahabetian Brunet. O evento é gratuito e acontecerá na sede da empresa, que fica na Avenida Cidade Jardim, 191. As inscrições podem ser feitas no link: https://content.inloco.com.br/in-loco-university-privacy-week
“O tema sobre a importância de se trabalhar em prol da privacidade ainda está sendo tratado de maneira muito tímida. Precisamos dar um passo atrás no tema e, além de comunicar vazamento, temos a responsabilidade de incluir a conscientização das pessoas na agenda da sociedade", diz André Ferraz, CEO e cofundador da In Loco. "O acesso a dados indiscriminados, a ameaça com o armazenamento inconsequente das informações expõe vida e a segurança das pessoas. É sobre como as empresas devem se preparar, como a sociedade deve tratar o tema que vamos discutir na Privacy Week".

 
 
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