ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

88% dos jovens millennials da área de TI esperam liberdade na criação e execução dos trabalhos

Empresas brasileiras com cultura de startup saem na frente na preferência da nova geração

formacao-profissionais-TIC temporario

No Brasil, empresas com cultura de startup já têm essa percepção e inovaram na forma de atrair e reter os talentos dessa geração. Ilustração: Fernanda Sá

Segundo pesquisa da Microsoft, os jovens millennials - também conhecidos como geração Y ou geração da internet, nascidos entre 1980 a 1995 - são grande influência em empresas de TI. Eles têm como objetivo priorizar a tecnologia em seus trabalhos e assim otimizar a transformação dentro da área. Com isso, os millenials realizam mudanças dentro da organização por meio de novas tecnologias, expansão de habilidades, procedimentos de trabalho, entre outras alterações.

Esses jovens também esperam que seus empregadores ofereçam liberdade na criação e execução dos trabalhos - ainda segundo a pesquisa, 88% dos millennials dizem que as políticas e procedimentos atuais de TI de suas organizações não permitem que usem a criatividade como desejam.

Brasileiras inovam para chamar a atenção dos millennials
No Brasil, empresas com cultura de startup já têm essa percepção e inovaram na forma de atrair e reter os talentos dessa geração. A FCamara - empresa brasileira que transforma problemas de TI em soluções inovadoras - por exemplo, aposta em millenials para formar um “time de elite” inovador e vencedor. Já são mais de 500 colaboradores e sua maioria tem idades entre 20 e 30 anos - muitos já estão em cargos de liderança, independentemente da idade.

A empresa está entre as 10 melhores PMES para se trabalhar pelo Ranking Love Mondays e já atendeu os maiores e-commerces do Brasil, entre eles: Netshoes, Walmart, e Riachuelo. “Apostamos em jovens millennials pois sabemos que eles são capazes de realizar um bom trabalho aliado a uma ótima gestão, assim como os mais experientes. Entendemos que o capital intelectual é fundamental para o crescimento de uma empresa e por isso pedimos que esses jovens colaboradores tenham muita força de vontade e curiosidade para descobrir o mundo. Durante todo o ano oferecemos diversos treinamentos e workshops, para ajudar ainda mais nas áreas de liderança, filosofia e gestão”, explica Fábio Camara, CEO da empresa.

Programa de Formação
Outro grande atrativo da empresa é o Programa de Formação. Por meio dele, novos talentos são selecionados para participar de um estágio remunerado de 3 meses, no qual são inseridos em projetos reais e solucionam desafios semelhantes aos que encontrariam na rotina de trabalho da empresa. Os trainees recebem treinamentos e orientações por meio de coaching filosófico ministrado por consultores da empresa e pelo próprio CEO. Os que finalizam o programa e se destacam são convidados a integrarem a equipe, sendo contratados efetivamente.

“Queremos treinar esses jovens talentos para formar times de sucesso. Na FCamara valorizamos a diversidade e trabalhamos de forma horizontal, incentivando as pessoas a crescerem pessoalmente e profissionalmente. Temos o compromisso de ter esses profissionais em nossa empresa pelo mínimo de 2 anos, pois acreditamos que esse tempo é um investimento positivo para os dois lados - a empresa que conta com a excelência do trabalho do candidato treinado e o profissional que sabe que está inserido em um ambiente onde suas ideias serão ouvidas e que ele encontra boas oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, finaliza Camara.

São Judas recebe o Startup Weekend São Paulo Educação

A São Judas receberá o Startup Weekend São Paulo Educação 2019, um dos maiores eventos de criação e desenvolvimento de startups, entre os dias 2 e 4 de agosto, na unidade Paulista (Av. Angélica, 2565 - Bela Vista). O encontro contará com workshops que têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento de ideias de negócio, ensinando uma metodologia de inovação e estimulando no participante sua capacidade empreendedora.
Os alunos contarão com mentorias exclusivas para ensinar as principais fases de construção do negócio. Profissionais como Alessandra Huchet, da incubadora de projetos do Sebrae-SP, Jaqueline Lamente, community manager do Okara Hub, Igor La Luz, coordenador da Digital House, Rafael Saraceni, cofundador da Play2sell, entre outros, serão os mentores dos times. Tudo com muita mão na massa.
Ao final do evento, os participantes poderão apresentar suas ideias e protótipos para um júri formado por investidores, empreendedores e representantes de aceleradoras como: Denis Rodrigo Garces Lopes, diretor da São Judas Guarulhos e Santana, José Marques, do Sebrae-SP, Marco de Biasi, diretor do Founder Institute, Daiane Almeida, gestora de Aceleração da Semente, entre outros. Além disso, os futuros empreendedores terão a oportunidade de ter seus projetos descobertos por olheiros do ecossistema inovador da cidade.
A Universidade sediará e participará dessa ação fomentando a importância de aprender a resolver problemas do mercado e criar soluções disruptivas para a educação, os processos de ensino e aprendizagem em qualquer âmbito. O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto que tem a missão de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países (https://www.sympla.com.br/techstars-startup-weekend-sao-paulo-educacao__459387).

Ferramenta para detectar câncer de pele

A Minsait, empresa global de tecnologia do grupo Indra, é a responsável por uma solução que facilita a detecção de câncer de pele em 130 farmácias na Espanha. O projeto conta com a parceria da Bidafarma e do Hospital Viamed Santa Ángela de la Cruz e é a primeira iniciativa de dermatologia que envolve também as farmácias, proporcionando a todos os estabelecimentos associados à Bidafarma a possibilidade de realizar a consulta dermatológica por meio de uma plataforma digital, para um diagnóstico mais rápido e eficaz de câncer na pele.
A ferramenta funciona da seguinte forma: o paciente responde a um questionário médico no local e o farmacêutico une esse conteúdo a uma série de fotografias tiradas por um dermatoscópio, acoplado a uma plataforma digital. Em seguida, os especialistas de dermatologia recebem o alerta da consulta por meio da plataforma e emitem, também de forma digital, uma avaliação que a farmácia imprime e entrega ao paciente. Com essa metodologia, foi possível ter um diagnóstico preciso em 80% dos casos apresentados, reduzindo consideravelmente a quantidade de consultas presenciais e agilizando o diagnóstico.
A solução é baseada na Onesait Healthcare, plataforma desenvolvida pela Minsait para atender todas as áreas do sistema de saúde e, além dos benefícios para o paciente, também traz vantagens do ponto de vista organizacional. "A criação de um sistema ágil de consultas permite aos especialistas a melhor gestão de demandas e priorização a casos urgentes de lesão, além de diminuir o tempo das filas de espera", afirma a companhia.
A iniciativa foi adotada após a obtenção de bons resultados do teste do projeto-piloto lançado em setembro de 2017, que incluiu mais de 200 consultas e permitiu aos pacientes receber um relatório médico de acordo com pelo menos dois especialistas do serviço de dermatologia do Hospital Viamed Santa Ángela de La Cruz.

Twitter lança ativação para conectar pessoas de todo o mundo em tempo real

O Twitter lança hoje (25), em parceria com a Shared Studios (@SharedStudios), uma experiência única para que pessoas do mundo inteiro possam se conectar em tempo real e engajar em conversas ricas sobre assuntos de interesse. Até o dia 4 de agosto, 40 cidades de todo o mundo estarão ligadas simultaneamente pelo #Tweetups, que proporcionará diversos encontros virtuais temáticos. Esta é a primeira vez que a empresa se conecta simultaneamente ao redor do globo para promover interações entre as pessoas.
As conversas acontecerão dentro de um contêiner - o mesmo tipo em todos os locais do mundo - que inclui câmeras e uma tela para exibição da imagem das pessoas em tamanho real, dando a sensação de que estão dividindo o mesmo ambiente. Além disso, Curadores estarão disponíveis para que todos possam se comunicar, independente de sua língua nativa.
"Possibilitar conexões globais e conversas que vão além de fronteiras e barreiras sempre fez parte do DNA do Twitter. Os encontros chamados #Tweetups foram criados pelas pessoas que usam o Twitter diariamente como um meio de se conectar com quem compartilha os mesmos interesses. Essa experiência, que até hoje era limitada pela geografia, ganha vida com espaços interativos em cidades ao redor do mundo para possibilitar uma dinâmica troca cultural e conversas poderosas", Nola Weinstein, diretora global de marketing cultural e experiencial do Twitter. A avenida Paulista, na cidade de São Paulo, será a sede da ativação no Brasil. Cidades como Deli (Índia), Jerusalém (Israel), Lagos (Nigéria), Melbourne (Austrália), Nova York (EUA), Paris (França), Seoul (Coreia do Sul) e Tokyo (Japão) também participarão das interações de vídeo ao vivo. Para conferir a programação completa e todos os locais participantes, acesse (https://tweetups.webflow.io/).

 
 
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171