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Fraudes no E-commerce: responsabilidades do fornecedor

A sociedade está em constante evolução e mudança, de fato, nosso cotidiano e hábitos já não são os mesmos de anos atrás, são diversas as ferramentas que, atualmente, nos trazem facilidades e que modificam a sociedade como um todo. Podemos afirmar categoricamente que estamos, enfim, vivendo a era da tecnologia

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Ilustração: TudoCelular.com

Thais Chales (*)

Dentre todas as comodidades trazidas por ela, podemos dizer que o comércio foi uma das áreas que refletiu maiores avanços. Na época atual, é pouco comum encontrarmos pessoas que nunca fizeram sequer uma compra pela Internet.
A modalidade de comércio eletrônico é denominado “E-commerce”, bastante comum na sociedade atual, tendo em vista que traz diversos benefícios tanto ao fornecedor quanto ao consumidor de um determinado produto.
Ao consumidor revela ser mais prático, mais cômodo e mais seguro, tendo em vista não necessitar mais do que um aparelho eletrônico e uma conexão na internet para que sejam feitas compras que, presencialmente, demandaria tempo e locomoção. Já em relação ao fornecedor, este não precisará de grandes espaços e colaboradores para comercializar seus produtos, somente um local físico para estocar e despachar produtos, diminuindo consideravelmente os custos do negócio.
Entretanto, apesar de grande valia, o e-commerce também pode trazer diversos riscos, principalmente ao fornecedor do produto, considerando que ele será responsável por eventuais compras fraudulentas que ocorrerem no seu ambiente virtual.
No caso de fraudes, o fornecedor perde o produto e terá que arcar, exclusivamente, com todos os custos e prejuízos, tendo o comprador fraudado o direito ao “chargeback”, que é a devolução do dinheiro eventualmente despendido, além de eventuais indenizações por utilização indevida dos seus dados, sem qualquer comprovação.
Para evitar tais prejuízos, o fornecedor deverá adotar medidas necessárias para se certificar sobre a titularidade de cartões e identidades. Neste sentido, há sistemas que são especializados em análise antifraude, que fazem a validação dos dados, perfil, localização e todas as particularidades que julgam necessárias para autorização da compra através do e-commerce.
Além disso, os fornecedores deverão investir em práticas internas para mitigar as fraudes, tendo em vista que nessa modalidade de comércio, todos os envolvidos estão consequentemente sujeitos a prejuízos.

(*) É especialista em Direito Civil do Massicano Advogados

Painel Sociedade 5.0 discute como a tecnologia pode beneficiar nossas vidas
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo, em parceria com a JCI Brasil-Japão, realizará no dia 15 de agosto o painel Sociedade 5.0, com a participação de dois renomados palestrantes: Yoko Ishikura e Fábio Coelho. As discussões estarão focadas em como a tecnologia vai impactar positivamente frentes como negócios, carreiras e qualidade de vida.
Sociedade 5.0 é um termo que nasceu por iniciativa do governo japonês e está se expandindo por todo o mundo e posiciona o ser humano como grande beneficiário das inovações e transformações tecnológicas, utilizando tecnologias como IoT (internet da coisas), inteligência artificial, carros autônomos, robótica, entre outras, para trazer melhorias para a sociedade.
A palestrante do evento, Yoko Ishikura, é uma das grandes impulsionadoras globais deste assunto. Yoko é professora emérita da Universidade de Hitotsubashi em Tóquio, consultora Independente de Estratégias e Talentos Globais e Diretora não Executiva no Grupo Sisheido e na Sekisui Chemicals. É também membro do Expert Network do World Economic Forum (Davos) e tem MBA pela Darden School, University of Virginia, e DBA (Doutorado em Negócios) pela Harvard Business School.
Para enriquecer o debate, o painel conta também com a participação do Presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google LLC, Fábio Coelho. Pós-graduado pela Universidade de Harvard, o executivo foi considerado um dos 10 melhores CEOs do país pela revista Forbes Brasil e lidera uma das empresas mais admiradas e inovadoras do país, ganhadora do prêmio Great Place to Work por sete anos consecutivos entre 2010 e 2016.
"A discussão desse tema é muito rica e relevante. O Bunkyo, por fazer essa ponte entre Japão e Brasil, traz esse assunto, que irá fazer grande diferença na rotina das pessoas. O centro desse movimento está nas pessoas, que serão diretamente impactadas por tecnologias que irão facilitar processos e mudar a forma como escolhas são feitas", ressalta Gioji Okuhara, presidente da Comissão de Relações Empresariais do Bunkyo e moderador deste painel.
Os ingressos para o evento podem ser adquiridos online, no valor de R$40, pelo link: http://bit.ly/sociedade5_0. A palestra da professora Yoko Ishikura terá tradução simultânea inglês-português.


Venda offline inteligente

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Ilustração: Blog Televendas & Cobrança

Imagine que você é gestor de vendas, está com o “time todo em campo” e tudo aparentemente indo bem, até que você percebe que a sua força de vendas só funciona de modo online. E o que parece algo comum em um mundo conectado, muitas vezes pode se transformar em pesadelo, uma vez que a infraestrutura de telefonia móvel nem sempre tem a qualidade necessária para suportar as operações e executar as tarefas do dia a dia de vendas, como um envio de pedidos conectados diretamente com o ERP.
É aí que começam os desafios e surgem muitos questionamentos para os profissionais da área. Como acompanhar as vendas do dia e ter os reports de vendas e visitas atualizados e online? Como fazer o vendedor ter uma visão 360° do cliente e oferecer o mix de produtos adequado aos consumidores? Como disponibilizar um pacote de benefícios adequado ao perfil do cliente, com descontos, a melhor forma de pagamento, análise de crédito, entre outros?
Além de todas essas questões, como tratar a venda em situação offline? A boa notícia para você, gestor, é que há um sistema ideal para a força de vendas, que pode ser utilizado de maneira offline. Nele, o aplicativo abre, registra as movimentações e, no momento em que uma conexão com a web é identificada, faz a transferência inteligente.
Com a solução Sales Force Automation (SFA FH), a área de vendas ganha mais autonomia, integração e visão 360° do cliente, uma vez que une o SAP Sales Cloud e o módulo offline da FH. Com o software, o vendedor tem acesso às telas do sistema SAP, passa pelas etapas de processo de roteiro e visita, e, por fim, gera o seu pedido de forma offline. Ele pode ser encaminhado ao ERP em nuvem e, em seguida, ao SAP Sales Cloud para as análises finais.
Tudo pode ser feito utilizando o smartphone do vendedor, do roteiro de visitas à lista de produtos e pedidos, incluindo todos os detalhes necessários para a venda, entre outros benefícios. Com a rotina simplificada, o profissional de vendas passa a gerenciar melhor o relacionamento com os clientes e, consequentemente, pode se dedicar a fazer mais negócios.
O fato é que, ao automatizar a força de vendas com uma solução completa, que mapeia e sistematiza todo o processo, a jornada dos representantes comerciais se torna mais eficiente, o acompanhamento de todo o processo de vendas para os gestores é feito na palma da mão, e os resultados se refletem de forma positiva à empresa e ao consumidor.

(Fonte: Sandro Stanczyk é Director of Business Unit da FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software.)

Evento sobre Experiência do Cliente acontece em São Paulo

No próximo dia 7 de Agosto, acontece em São Paulo a edição brasileira do Zendesk Showcase, evento sobre Experiência do Cliente que trará, em sua programação, conteúdos e conversas sobre como é possível crescer, transformar e alcançar sucesso nos negócios ao colocar o cliente no centro das estratégias corporativas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: zendeskshowcase.com/br, mas as vagas são limitadas. A programação do Zendesk Showcase São Paulo contará com a participação de empresas de destaque como Nubank, iFood, Nextel, Magazine Luiza, Telecine, TOTVS e Stanley Black & Decker. E, ainda, com a presença de lideranças globais da Zendesk – entre elas seu CEO e fundador, Mikkel Svane.

Serviço
Data: 7 de agosto de 2019
Horário: Das 8h às 18h
Local: Bienal Internacional de Arte de São Paulo
Mais informações e inscrições gratuitas: zendeskshowcase.com/br/.


 
 
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