ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Soluções em cloud são para todos: bem-vinda telefonia em nuvem!

É fato incontestável que as altas tecnologias de comunicação nas empresas, hoje, deixaram de ser um privilégio apenas das grandes corporações

nuvem temproario

Foto: AI/Planus

Silnei Kravaski (*)

Percebe-se uma tendência, cada vez mais, dos tomadores de decisão adotarem soluções de telefonia em nuvem, por exemplo, para fazer reuniões, treinamentos, aumentar a segurança e também melhorar a experiência do usuário.
A comunicação em nuvem, que inclui por exemplo as soluções de videoconferência, traz soluções de áudio e vídeo que estão muito mais acessíveis ao cliente pelo uso da cloud. Por exemplo, os treinamentos à distância, reuniões entre filiais, gravações de cursos – tudo isso já é possível e viável graças aos atuais recursos tecnológicos que melhoraram a experiência do cliente. Hoje, imagem e som de alta qualidade permitem um engajamento maior das equipes.
Um dos maiores benefícios proporcionados pelo uso da videoconferência é poder atingir um maior número de pessoas dentro da organização. Imagine um ambiente de negócios onde os executivos não precisem mais ficar restritos ao ambiente do escritório? Estes profissionais podem utilizar recursos de vídeo e som, mobilidade, e expandir sua atuação entre mais pessoas e em outros mercados.
Os recursos das videochamadas permitem uma experiência quase presencial: é possível estar numa videoconferência com a sensação de estar frente a frente com o cliente, numa mesma sala de reunião!
O tempo e os custos em deslocamentos de carro ou de avião são cruciais nas companhias. Por exemplo, em uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro, gasta- se para ir ao aeroporto pelo menos duas horas para ir e outras duas para voltar, mais o tempo de deslocamento de carro até o cliente e na espera em salas de aeroporto, para um mínimo de apenas 40 minutos de uma reunião! Veja que esta conta nem sempre fecha.
Explorar a agilidade na tomada de decisão e a economia gerada justificam o pagamento de uma mensalidade para uso da telefonia em nuvem com muito mais conforto e segurança. Grandes companhias com muitas filiais espalhadas em todo o país possuem a cultura de usar videoconferência, mas é importante ressaltar que ela serve também para empresas de menor porte.
Há crença ou percepção de que este tipo de solução tem um custo elevado e é pouco utilizada, mas isso é coisa antiga. Esse conceito está totalmente ultrapassado, pois os serviços de telefonia em nuvem atendem a grandes, médios e pequenos, com os mesmos indíces de qualidade.
São muitas as formas de utilizar as videochamadas dentro de uma empresa, desde treinamentos, reuniões de gerência, reuniões de executivos, até um simples encontro diário entre departamentos. As diferentes áreas das empresas podem explorar muito este equipamento. Pode-se ter um conteúdo gravado para integração ou treinamento para novos funcionários, reciclagem e até mesmo recrutamento, evitando o retrabalho das equipes.
Empresas de qualquer tipo e de qualquer porte podem usufruir do uso de uma ferramenta corporativa, via a modalidade de serviço na nuvem. E com a segurança de saberem que todas as mensagens de áudio e vídeo estarão protegidas pela criptografia, ou seja, contarão com camadas ainda mais protetivas de segurança. Por isso, fique tranquilo: serviços de comunicação em nuvem são uma alternativa viável, confiável e de grande tecnologia e estão disponíveis para todas as empresas.

(*) É diretor executivo da Planus, empresa com portfólio de serviços dedicado a ajudar as
empresas a prepararem-se para as novas
demandas da transformação digital.

International School levará estudantes para o núcleo educacional da NASA

Jefferson Michaelis, diretor nucleo de educacao da Nasa temproario

Jefferson Michaelis, diretor nucleo de educacao da Nasa. Foto: AI/International School

Com o compromisso de levar o ensino bilíngue para todo o Brasil, de forma eficiente e conectada às novas tecnologias em sala de aula, a International School, empresa líder de mercado em soluções para o aprendizado da língua dentro das escolas, acaba de fechar parceria com o Kennedy Space Center, núcleo de educação da NASA, no Cabo Canaveral na Flórida, nos Estados Unidos, em maio de 2020.
A aproximação acontece, também, em virtude do lançamento do programa da International School para o Ensino Médio, o The Game Changers, que é baseado no PBL – (Aprendizagem Baseada em Projetos) e contará com o conceito aplicado de ensino híbrido (blended learning) - que é a combinação de aulas presenciais e online alternadas, utilizando a tecnologia para promover o aprendizado do aluno-, e modelo de sala de aula invertida (flipped classroom) – em que o aluno é o protagonista e o professor atua como orientador do processo.
A coleção The GameChanger teve por base uma ampla pesquisa de mercado com diferentes escolas – professores, coordenadores, diretores, pais e alunos. “Apesar da etapa Ensino Médio da BNCC ainda não estar completamente finalizada, buscamos observar as diretrizes das 10 competências gerais como ponto de partida para complementar o programa. A abordagem metodológica tem como um dos elementos o PBL e os alunos serão desafiados a desenvolverem projetos em equipe e de maneira cooperativa”, explica Virgínia Garcia, Diretora de Publishing R&D da International School.
As aulas online podem ser feitas no laboratório da escola ou em qualquer outro local com o uso de dispositivo pessoal, seja celular, tablet ou laptop, já que o aluno trabalhará de maneira autônoma e responsável.
O acordo com o Kennedy inclui a seleção de um grupo de estudantes do ensino médio e das escolas atendidas pelas International School, para um curso de uma semana no famoso centro da agência espacial norte-americana. Durante o ano letivo, os alunos serão desafiados a planejar e desenvolver oito projetos contanto com a tecnologia robótica, utilizando ferramentas como o Microduino. O critério de seleção consistirá na qualidade dos trabalhos (projetos) apresentados no programa The Game Changers, por meio de um concurso (http://internationalschool.global).

Brasileiros acessam mais o Smartphone na cama

Para mapear o comportamento dos usuários e as preferências em relação ao aparelho e à operadora, o Grupo Croma, por meio do Croma Insights, lança um painel contínuo que medirá as transformações e tendências do mercado mobile no Brasil. De acordo com os primeiros resultados, a partir de respostas de 1.400 usuários em todo o país, o momento mais frequente para os brasileiros acessarem o celular, atualmente, é na cama, ou seja, antes de dormir (65%) utilizam frequentemente ou sempre nessa ocasião ou ao acordar (50%). Entre as outras ocasiões apontadas pelos participantes também se destacam comendo sozinho (47%) e assistindo à TV (45%).
Outro dado relevante é que o WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos usuários em todas as ocasiões de uso. A rede ganhou notoriedade frente a mídias sociais como Facebook e Instagram, sendo utilizada também para fins profissionais. No trabalho, a ferramenta é usada por (60%) dos pesquisados e o e-mail por (20%). “Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

Trevisan realiza evento gratuito de recolocação profissional

Nos dias 10/07, 30/07 e 10/08 de 2019, sempre das 9h00 às 17h00, a Trevisan Escola de Negócios realizará o Dia do Currículo Solidário, um evento gratuito para pessoas que buscam por recolocação no mercado de trabalho.
Nessas datas, a escola disponibilizará profissionais que darão dicas aos candidatos para ajudá-los a aprimorar seus currículos e torná-los mais assertivos, de forma que possam se destacar num processo de seleção. Muitas vezes, detalhes, como enxugar o currículo, ou priorização das informações, podem fazer a diferença para passar em uma triagem de emprego.
O CV Solidário conta com a parceria de diversas empresas, que irão participar do Showroom de Vagas. Até o momento várias companhias já confirmaram a presença, como a EY e a Nestlé, nas várias áreas de conhecimento. No entanto, até a realização do evento, mais empresas poderão se unir a esta iniciativa.
“A Trevisan Escola de Negócios tem experiência de mais de 30 anos na formação de profissionais que fazem a diferença nas organizações e na sociedade. É com esse intuito, de contribuir no desenvolvimento das pessoas e do mercado de trabalho, que idealizamos o CV Solidário”, diz VanDyck Silveira, CEO da Trevisan.
Os interessados devem fazer as inscrições pelo site da Trevisan, no link abaixo, e agendar o dia e horário da sua participação (https://www.trevisan.edu.br/sao-paulo-/eventos/cv-solidario-).

 
 
 
 
 
 
 
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171