ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Publicação de pesquisadores da UFSCar aborda cultura científica

Capítulos tratam da experiência do Laboratório Aberto de Interatividade e da cultura digital

58342 livro divulgacao cientifica 4595232417974148554 temproario

Criado em 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) já passou por fases diferentes em relação às estratégias utilizadas para aproximar o conhecimento de públicos diversificados, mas uma característica permeia a trajetória do Laboratório desde a sua fundação: a busca por construir narrativas que promovam essa aproximação a partir de elementos familiares a esses diferentes públicos. Essa experiência agora está registrada no capítulo intitulado "Cultura científica e cibercultura: a experiência do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) com narrativas de Ciência nos espaços físico e virtual", que integra livro lançado no fim de 2018, com o título "Produção e difusão da Ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares".
A obra, publicada pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), reúne pesquisas e reflexões sobre a divulgação da produção científica e os desafios envolvidos, de autoria de pesquisadores de diferentes formações, áreas do conhecimento e regiões brasileiras. Mais especificamente, os trabalhos visam discutir fenômenos e processos que têm caracterizado a produção e a difusão da Ciência na cibercultura. Para tanto, os capítulos estão organizados em três eixos principais: Cultura científica, comunicação e cibercultura; Produção, difusão e comunicação científica; e Produção científica e processos formativos.
Inserido na primeira temática, o capítulo produzido pelo LAbI tem uma introdução teórica sobre cultura científica e outros conceitos relevantes à compreensão dos desafios e oportunidades presentes no contexto atual de difusão do conhecimento científico. Em seguida, exemplifica como o Laboratório vem enfrentando esses desafios a partir de projetos selecionados, como as radionovelas de divulgação científica; a série de videocasts da chamada "Trilha da Luz", voltada às crianças; o concerto multimídia "Infinito em todas as direções", uma parceria com a Orquestra Experimental da UFSCar; e produções pensadas especificamente para o diálogo com o público em redes sociais. A autoria é de Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar e Coordenador Geral do LAbI; Mariana Rodrigues Pezzo, jornalista na UFSCar e Coordenadora Executiva do Laboratório; e Tárcio Minto Fabrício, pós-doutorando e Coordenador de Conteúdo do LAbI.
As primeiras páginas da obra, incluindo sumário e apresentação dos capítulos, estão disponíveis neste link https://bit.ly/2RzukFv.

Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171