ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Blockchain não é apenas bitcoin! A tecnologia pode ajudar seu negócio!

Há dentro destas companhias de tecnologia aqueles profissionais que devem ser internos, que é  o cuore business, mas existem funções que podem ser terceirizadas e que trazem benefícios para os negócios


É comum que grande parte dos empresários associar Blockchain única e exclusivamente ao Bitcoin, mas sabemos que existem outras aplicações que podem ser excelentes para os negócios e são diversas aplicações.
Ricardo Slomka, Vice Presidente de Tecnologia das operações da Ewave do Brasil , explica que a Ewave está inserida nesta tecnologia ajudando empresas a encontrarem o seu caminho na tecnologia caso haja necessidade desta implementação.
A parceria da Ewave com o Blockchain Research Institute - BRI, um grupo canadense que realiza pesquisas tecnológicas em nível mundial e cuja única sede fora do Canadá está justamente no Brasil, é fundamental neste projeto:
"A BRI faz a regulamentação, pois o Blockchain é algo aberto, uma iniciativa com novos algoritmos. Nesta parceria oferecemos este tipo de assessoria para todos os tipos de empresas. É bom salientar que esta tecnologia ainda está engatinhando e não existe no Brasil. O que temos aqui ainda são provas de conceito, sem aquela escala realmente industrial.”.
Slomka reforça que existem outras aplicações do Blockchain que precisam ser disseminadas para o empresariado brasileiro:
“A gente não só fala de Bitcoin, mas sim de cripto moedas pois, existem várias. Quem associa todo o sistema destas moedas virtuais com o Blockchain vai sempre lembrar desta em específico, por ser a principal, e a que trouxe a consciência do mercado, com infinitas aplicações."

Tecnologia ainda é atual
Atualmente não houve uma mudança radical na tecnologia do Blockchain por ser algo bem recente . Antigamente havia esta parábola de criação de tecnologia, adaptação, disseminação em massa, industrialização e monetização que levava entre seis e sete anos. Hoje este tempo é mais curto, e neste caso específico, existe uma única versão com várias aplicações

Desafio é encontrar aplicações
É possível aplicar a tecnologia Blockchain em duas modalidades: Pública e Privada
- Na modalidade privada, as empresas se apropriam desta tecnologia - que é de domínio público - e constroem ferramentas e plataformas. Um dos exemplos citados por Slomka é a IBM, que é parceira da Ewave neste mercado para provas de conceitos e projetos iniciais.
- Na modalidade pública, Slomka aponta uma das principais plataformas chamada, EThereum, um dos Blockchains mais fortes que existem. A tecnologia está disseminada, é fácil consumir Blockchain uma vez que o serviço já está amplamente disponível na Internet e a tecnologia de comunicação é simples - ficando o grande desafio apenas para a adaptação do modelo de negócio à solução tecnológica:.
"A evolução está em um patamar que eu chamo de vale da desilusão: todo mundo quer mas não sabe o que fazer com isso. A nossa consultoria é nesta dor que o mercado está passando. O desafio, antes de mais nada, é analisar minuciosamente o negócio para saber se o Blockchain vai trazer resultados".

Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171