ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Facebook VS Instagram: qual a melhor rede social para as empresas?

De acordo com o Sebrae, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas

Insta temproario

No Brasil a Huawei, empresa chinesa, segue ganhando mercado e apresentando novidades tecnológicas. Foto: AI/Nuvemshop

Luiz Fernando Natal (*)

A rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook e contar com o perfil de mais de 1.400 grandes marcas. Desta forma, o Facebook tem diminuído seus números quando o assunto é gasto com publicidade e engajamento. Diante desses dados, surge o questionamento: afinal, como identificar qual é a melhor rede social para a minha empresa?
As pesquisas indicam uma grande migração de usuários do Facebook para o Instagram, contudo é necessário ter em mente que talvez a saída não seja migrar de mídia, mas sim, entender a estratégia e a finalidade de cada plataforma, já que, cada uma conta com particularidades que, se utilizadas e adaptadas da melhor forma, conseguem atingir resultados exponenciais. Caso não seja possível trabalhar as duas redes, escolha e priorize aquela que faça mais sentido para marca.

Particularidades do Facebook
O formato de visualizar os conteúdos no Facebook é diferente do Instagram. Nesta plataforma, na maioria das vezes, os textos apresentam uma finalidade de reflexão, já que as pessoas costumam consumir mais notícias e artigos. Desta forma, entende-se que no Facebook é interessante realizar publicações mais detalhadas, em que o destaque principal não seja a imagem, mas sim o conteúdo textual, como por exemplo, o comunicado de um novo posicionamento da sua marca, ou até mesmo uma parceria.
Além disso, o Facebook permite o compartilhamento de links de sites e blogs, recursos esses que o feed do Instagram não permite. Por exemplo, se você possui um blog, é possível compartilhar o link de um post do seu blog em sua página do Facebook, levando automaticamente leitores para conhecerem o seu site. Outro recurso favorecido pelo Facebook são os vídeos. Os criadores de conteúdo já garantiram muitos benefícios, pois a plataforma possibilita acrescentar intervalos durante os vídeos, com a intenção de monetiza-los.
Os grupos do Facebook, por exemplo, são outra finalidade muito interessante e que o Instagram não apresenta em sua plataforma. Neles, além da monetização, é possível realizar debates e divulgar cursos online. Em geral, o Facebook pode ser mais utilizado para compartilhamento de link, vídeos mais longos, textos e discussões.

Estratégias consistentes para o Instagram
O Instagram surgiu justamente com o intuito de ser uma mídia social mais visual e voltada para compartilhamento de fotos instantâneas. Um dos pontos fortes da plataforma é um conteúdo mais humano, a fim de aproximar as marcas dos clientes - embora no último ano o Instagram também tenha crescido muito como um canal de venda.
Atualmente humanizar sua marca é muito importante para gerar empatia nos consumidores. Por isso, existem muitas maneiras de explorar o Instagram para esta finalidade. Uma delas é mostrar os bastidores da sua empresa, comemorações de datas especiais, entre outras ideias que transmitam transparência aos seus seguidores.
Além disso, outro ponto são os influenciadores, que fazem parte das estratégias das grandes marcas e estão mais presentes no Instagram do que no Facebook. Os stories são um ponto muito mais forte no Instagram e, por isso, o trabalho com os influenciadores acaba tornando-se mais intenso, já que é por meio desta rede social que estes criadores de conteúdo divulgam produtos e apresentam métricas às empresas parceiras.
Ao final, o interessante é entender que ambas as redes sociais contam com benefícios para a sua marca, por isso tenha muita cautela sobre as suas decisões, pois elas dependem muito do seu modelo de negócio. O importante é saber traçar estratégias consistentes para cada uma das plataformas, criando conteúdos que sejam realmente relevantes para obter o melhor alcance possível.

(*) É Head de Marketing da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Edtechs estão revolucionando a forma do brasileiro aprender

Marcelo Barcia (*)

No ecossistema das startups, o termo Edtechs é um acrônimo do idioma inglês juntando tecnologia e educação.
Neste segmento os empreendedores brasileiros estão indo muito bem, com empreendimentos que estão facilitando o processo de aprendizagem de milhões de pessoas. Já são cerca de aproximadamente 400 startups, formalizadas, segundo pesquisa de 2018 da Associação Brasileira de startups (ABStartups), que vem contribuindo para o processo de melhoria na educação no Brasil.
Como Professor Universitário, acredito que este movimento das Edtechs é muito saudável para o sistema educacional brasileiro, onde o ensino formal e regular já encontra muitas dificuldades para formar profissionais aptos para enfrentar os desafios emergentes de um novo mercado de trabalho, caracterizado pela transformação digital e mudanças bruscas e rápidas no cenário social e econômico.
Apesar da sua relevância, os cursos de graduação tem uma duração média de 4 anos, um tempo que em áreas como gestão ou tecnologia da informação pode ser muito longo entre o conhecimento repassado entre o primeiro e oitavo período. Como eixo de conhecimento central eles continuam sendo fundamentais, mas encontram dificuldades para contemplar as demandas pontuais surgidas das mudanças e inovações que surgem a cada momento.
Como a lógica das é sempre de resolver alguma “dor” identificada no mercado, as Edtechs crescem seguindo esta linha. Empresas como a Gama Academy (gama.academy), que tem como enfoque principal a formação de profissionais para o mercado de empresas de tecnologia e de startups. Já a Escola Conquer (escolaconquer.com.br), nascida no Vale do Silício e que prioriza a habilidades práticas e comportamentais por meio de uma metodologia de ensino inovadora.
A chegada da Udemy (Udemy.com) ao Brasil, há quase 2 anos, está democratizando o acesso a cursos de qualidade, de curta duração e baixo investimento para os alunos de inúmeras áreas. O reconhecido Market Place já disponibiliza mais de 100 mil cursos em diversas plataformas.
Até no importante setor de negócios de impacto social, as Edtechs que estão se proliferando a passos largos. São startups como a catarinense Signa, (Signaedu.com), uma escola online com um amplo portfólio de cursos em Libras, que contempla um mercado de cerca de 9,7 milhões de deficientes auditivos brasileiros.
O case de sucesso do Descomplica (descomplica.com.br), que se posiciona como o maior “cursinho do Brasil”, direcionado para o ENEM e vestibulares em todo o País, demonstra o potencial de crescimento latente das Edtechs nacionais. Merece destaque também o excelente trabalho desenvolvido pela Future Education (futureeducation.com.br), uma aceleradora de startups de SP, voltada exclusivamente para Edtechs.
A educação brasileira, seja no sistema regular ou profissionalizante, tem cada vez mais a aprender com a trajetória das Edtechs, que estão revolucionando a forma do brasileiro aprender e contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da economia e transformação da sociedade brasileira.

(*) É Professor Universitário e Mentor de startups.

App essencial para todos os viajantes

Vai aproveitar as férias de julho viajando? Para ajudar os turistas em suas locomoções, a HERE Technologies indica o seu aplicativo gratuito, HERE WeGo. Além de funcionar como um mapa offline e ajudar a andar pelas cidades com o GPS, traçando rotas a pé, de carro, transporte público, o app ainda indica pontos de interesse como passeios e guias, caixa eletrônicos, restaurantes, hotéis, farmácias, pontos de táxi e horários de ônibus. Atualmente, o aplicativo conta com mapas para mais de 1.200 cidades em 150 países ao redor do mundo.
Diariamente, a HERE Technologies coleta bilhões de dados que são checados e representados em seus mapas. Além de fazer o mapeamento cartográfico das vias, a empresa possui uma equipe de profissionais especializados, distribuídos em todo o mundo, que vai a campo para fazer a verificação dos dados coletados, garantindo a qualidade das informações. Como forma de tornar os mapas altamente confiáveis, a HERE avalia e classifica mais de 270 atributos das vias como altura das passarelas, largura, números de faixas, conservação das estradas, etc.
O HERE WeGo foi desenvolvido com base em uma série de pesquisas sobre o comportamento humano, que indica o nível de distração do condutor ao utilizar o GPS. Por este motivo, o aplicativo possui um layout limpo e isento de qualquer tipo de propaganda, desviando o mínimo da atenção do motorista.
Com a possibilidade de navegação off-line, por meio de download dos mapas, o HERE WeGo traz maior segurança pois permite que o usuário utilize os mapas e receba direcionamentos mesmo sem acesso a internet ou quando estiver em área de pouca cobertura de rede. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IOS.

 
 

Mais artigos...

  1. Tecnologia 16/07/2019
  2. Tecnologia 13 a 15/07/2019
  3. Tecnologia 12/07/2019
  4. Tecnologia 11/07/2019
  5. Tecnologia 06 a 10/07/2019
  6. Tecnologia 05/07/2019
  7. Tecnologia 04/07/2019
  8. Tecnologia 03/07/2019
  9. Tecnologia 02/07/2019
  10. Tecnologia 29/06 a 01/07/2019
  11. Tecnologia 28/06/2019
  12. Tecnologia 27/06/2019
  13. Tecnologia 26/06/2019
  14. Tecnologia 25/06/2019
  15. Tecnologia 20 a 24/06/2019
  16. Tecnologia 19/06/2019
  17. Tecnologia 18/06/2019
  18. Tecnologia 15 a 17/06/2019
  19. Tecnologia 14/06/2019
  20. Tecnologia 13/06/2019
  21. Tecnologia 12/06/2019
  22. Tecnologia 11/06/2019
  23. Tecnologia 08 a 10/06/2019
  24. Tecnologia 07/06/2019
  25. Tecnologia 06/06/2019
  26. Tecnologia 05/06/2019
  27. Tecnologia 04/06/2019
  28. Tecnologia 01 a 03/06/2019
  29. Tecnologia 31/05/2019
  30. Tecnologia 30/05/2019
  31. Tecnologia 29/05/2019
  32. Tecnologia 28/05/2019
  33. Jornal 25/05/2019
  34. Tecnologia 24/05/2019
  35. Tecnologia 23/05/2019
  36. Tecnologia 22/05/2019
  37. Tecnologia 21/05/2019
  38. Tecnologia 18 a 20/05/2019
  39. Tecnologia 17/05/2019
  40. Tecnologia 16/05/2019
  41. Tecnologia 15/05/2019
  42. Tecnologia 14/05/2019
  43. Tecnologia 11 a 13/05/2019
  44. Tecnologia 10/05/2019
  45. Tecnologia 09/05/2019
  46. Tecnologia 08/05/2019
  47. Tecnologia 07/05/2019
  48. Tecnologia 04 a 06/05/2019
  49. Tecnologia 03/05/2019
  50. Tecnologia 01 e 02/05/2019
  51. Tecnologia 30/04/2019
  52. Tecnologia 27 a 29/04/2019
  53. Tecnologia 26/04/2019
  54. Tecnologia 25/04/2019
  55. Tecnologia 24/04/2019
  56. Tecnologia 23/04/2019
  57. Tecnologia 19 a 22/04/2019
  58. Tecnologia 18/04/2019
  59. Tecnologia 17/04/2019
  60. Tecnologia 16/04/2019
  61. Tecnologia 13 a 15/04/2019
  62. Tecnologia 12/04/2019
  63. Tecnologia 11/04/2019
  64. Tecnologia 10/04/2019
  65. Tecnologia 09/04/2019
  66. Tecnologia 06 a 08/04/2019
  67. Tecnologia 05/04/2019
  68. Tecnologia 04/04/2019
  69. Tecnologia 02/04/2019
  70. Tecnologia 30/03 a 01/04/2019
  71. Tecnologia 29/03/2019
  72. Tecnologia 28/03/2019
  73. Tecnologia 27/03/2019
  74. Tecnologia 26/03/2019
  75. Tecnologia 23 a 25/03/2019
  76. Tecnologia 22/03/2019
  77. Tecnologia 21/03/2019
  78. Tecnologia 20/03/2019
  79. Tecnologia 19/03/2019
  80. Tecnologia 16 a 18/03/2019
  81. Tecnologia 15/03/2019
  82. Tecnologia 14/03/2019
  83. Tecnologia 13/03/2019
  84. Tecnologia 12/03/2019
  85. Tecnologia 09 a 11/03/2019
  86. Tecnologia 08/03/2019
  87. Tecnologia 07/03/2019
  88. Tecnologia 02 a 06/03/2019
  89. Tecnologia 01/03/2019a
  90. Tecnologia 28/02/2019
  91. Tecnologia 27/02/2019
  92. Tecnologia 26/02/2019
  93. Tecnologia 23 a 25/02/2019
  94. Tecnologia 22/02/2019
  95. Tecnologia 21/02/2019
  96. Tecnologia 20/02/2019
  97. Tecnologia 19/02/2019
  98. Tecnologia 16 a 18/02/2019
  99. Tecnologia 15/02/2019
  100. Tecnologia 14/02/2019
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171