ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Estratégia de marketing: como criar uma nova identidade para a sua marca?

Com a evolução constante do mercado, muitos empreendedores e profissionais de marketing, entendem o rebranding (mudança do posicionamento de uma marca) como uma estratégia importante para manterem-se competitivos. Isto ocorre, principalmente, no momento em que os valores de uma empresa não condizem mais com a identidade atual da marca.

Damián Horn (*)

As etapas de criação de um rebranding envolvem a elaboração de um novo conceito, logotipo, identidade visual e outros elementos que devem definir o novo momento do seu negócio. Para identificar a hora certa de realizar essa mudança no posicionamento da marca, primeiramente, é necessário realizar uma análise aprofundada que identifique a real necessidade de colocar em prática todas as etapas deste árduo processo.
Geralmente, o rebranding das marcas acontece porque a identidade visual não representa mais o produto ou o público-alvo já não é mais o mesmo. Para isso, é imperativa a criação de uma marca consistente e um sistema gráfico singular, reproduzível e adaptável.

Estratégias de marketing para um rebranding
Para tornar o processo mais compreensível, vamos dividir as estratégias do rebranding em três etapas. A primeira etapa consiste na análise e definição dos métodos para o desenvolvimento da nova marca que incluem traçar o perfil da organização, entender quais são os requisitos práticos de comunicação, realizar um estudo estratégico do segmento da sua marca, analisar os signos primários existentes no mercado, e por fim, chegar a conclusão sobre a estratégia de comunicação e posicionamento.
A segunda etapa define-se pela exploração de caminhos gráficos, que é onde os designers começam a colocar a mão na massa. Neste momento, são avaliados todos os alinhamentos gráficos possíveis e os sistemas de signos que trabalham em conjunto para transmitir diferentes discursos da marca, sempre alinhados com os objetivos comunicacionais definidos na etapa 1. Deste modo, esta proposta, marcará possíveis trajetos para a etapa final, que consiste em realizar os ajustes sobre as escolhas realizadas na etapa anterior. Com o caminho já definido, o objetivo é ajustar ao máximo todos os símbolos escolhidos.
Desafios para um rebranding de sucesso
A mudança de marca é uma grande transformação e envolve toda a empresa, desde o momento de implantação do novo conceito até a disseminação após o lançamento. Aspectos positivos, depois da mudança de marca, posteriormente, podem não estar mais adequados. Por isso, é extremamente importante repensar todos os caminhos para realmente ter o impacto esperado.
No caso da Nuvemshop, por exemplo, que anunciou recentemente seu novo posicionamento, foram definidos três princípios: excelência, humana e performance. Algo tão simples como três palavras, podem ajudar a entender se cada decisão está alinhada com os novos conceitos da marca. Ter um manual com definições gráficas com a paleta cromática, logotipo, guias para tirar fotos ou um sistema de ilustrações e tom de voz definido, por exemplo, podem auxiliar a obter um sistema consistente.
Assim, lembre-se sempre de ter uma história e um motivo por trás das mudanças que serão aplicadas à sua marca. Muito mais do que mudanças estéticas, o processo de Rebranding, envolve um novo posicionamento da sua marca, do seu produto e do vínculo construído com a sua equipe.

(*) É Head of Design da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

 
 
 
 
 
 
 

Mais artigos...

  1. Tecnologia 19/06/2019
  2. Tecnologia 18/06/2019
  3. Tecnologia 15 a 17/06/2019
  4. Tecnologia 14/06/2019
  5. Tecnologia 13/06/2019
  6. Tecnologia 12/06/2019
  7. Tecnologia 11/06/2019
  8. Tecnologia 08 a 10/06/2019
  9. Tecnologia 07/06/2019
  10. Tecnologia 06/06/2019
  11. Tecnologia 05/06/2019
  12. Tecnologia 04/06/2019
  13. Tecnologia 01 a 03/06/2019
  14. Tecnologia 31/05/2019
  15. Tecnologia 30/05/2019
  16. Tecnologia 29/05/2019
  17. Tecnologia 28/05/2019
  18. Jornal 25/05/2019
  19. Tecnologia 24/05/2019
  20. Tecnologia 23/05/2019
  21. Tecnologia 22/05/2019
  22. Tecnologia 21/05/2019
  23. Tecnologia 18 a 20/05/2019
  24. Tecnologia 17/05/2019
  25. Tecnologia 16/05/2019
  26. Tecnologia 15/05/2019
  27. Tecnologia 14/05/2019
  28. Tecnologia 11 a 13/05/2019
  29. Tecnologia 10/05/2019
  30. Tecnologia 09/05/2019
  31. Tecnologia 08/05/2019
  32. Tecnologia 07/05/2019
  33. Tecnologia 04 a 06/05/2019
  34. Tecnologia 03/05/2019
  35. Tecnologia 01 e 02/05/2019
  36. Tecnologia 30/04/2019
  37. Tecnologia 27 a 29/04/2019
  38. Tecnologia 26/04/2019
  39. Tecnologia 25/04/2019
  40. Tecnologia 24/04/2019
  41. Tecnologia 23/04/2019
  42. Tecnologia 19 a 22/04/2019
  43. Tecnologia 18/04/2019
  44. Tecnologia 17/04/2019
  45. Tecnologia 16/04/2019
  46. Tecnologia 13 a 15/04/2019
  47. Tecnologia 12/04/2019
  48. Tecnologia 11/04/2019
  49. Tecnologia 10/04/2019
  50. Tecnologia 09/04/2019
  51. Tecnologia 06 a 08/04/2019
  52. Tecnologia 05/04/2019
  53. Tecnologia 04/04/2019
  54. Tecnologia 02/04/2019
  55. Tecnologia 30/03 a 01/04/2019
  56. Tecnologia 29/03/2019
  57. Tecnologia 28/03/2019
  58. Tecnologia 27/03/2019
  59. Tecnologia 26/03/2019
  60. Tecnologia 23 a 25/03/2019
  61. Tecnologia 22/03/2019
  62. Tecnologia 21/03/2019
  63. Tecnologia 20/03/2019
  64. Tecnologia 19/03/2019
  65. Tecnologia 16 a 18/03/2019
  66. Tecnologia 15/03/2019
  67. Tecnologia 14/03/2019
  68. Tecnologia 13/03/2019
  69. Tecnologia 12/03/2019
  70. Tecnologia 09 a 11/03/2019
  71. Tecnologia 08/03/2019
  72. Tecnologia 07/03/2019
  73. Tecnologia 02 a 06/03/2019
  74. Tecnologia 01/03/2019a
  75. Tecnologia 28/02/2019
  76. Tecnologia 27/02/2019
  77. Tecnologia 26/02/2019
  78. Tecnologia 23 a 25/02/2019
  79. Tecnologia 22/02/2019
  80. Tecnologia 21/02/2019
  81. Tecnologia 20/02/2019
  82. Tecnologia 19/02/2019
  83. Tecnologia 16 a 18/02/2019
  84. Tecnologia 15/02/2019
  85. Tecnologia 14/02/2019
  86. Tecnologia 13/02/2019
  87. Tecnologia 12/02/2019
  88. Tecnologia 09 a 11/02/2019
  89. Tecnologia 08/02/2019
  90. Tecnologia 07/02/2019
  91. Tecnologia 06/02/2019
  92. Tecnologia 05/02/2019
  93. Tecnologia 02 a 04/02/2019
  94. Tecnologia 01/02/2019
  95. Tecnologia 31/01/2019
  96. Tecnologia 30/01/2019
  97. Tecnologia 29/01/2019
  98. Tecnologia 25 a 28/01/2019
  99. Tecnologia 24/01/2019
  100. Tecnologia 23/01/2019
Outras Matérias sobre Tecnologia

 

Mais Lidas

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171