ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Brasil tem 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios

A confirmação da relação entre o vírus e a microcefalia mostram que as medidas de prevenção devem ser reforçadas.

O Ministério da Saúde anunciou ontem (30) que investiga seis casos de mortes de crianças com microcefalia, supostamente relacionadas ao vírus zika

No sábado, o ministério confirmou a relação entre o vírus e casos de microcefalia, que aumentaram significativamente no país. Exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, o país tem 1.248 casos suspeitos de microcefalia notificados, em 311 municípios. O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar o aumento de diagnóstico de microcefalia na região. Em seguida, estão os estados da Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantis (12), Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).
Maierovitch destacou a importância da participação da sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, o vírus Zika e a chikungunya. “Teremos que ter uma intensificação muito grande no combate ao mosquito e com um chamamento mais intenso da sociedade pois a ela compete as ações mais intensivas. Os prefeitos devem intensificar a limpeza urbana. Estamos em uma emergência de saúde pública”, disse Cláudio Maierovitch. Ele também informou que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão garantiu que os recursos emergenciais serão priorizados, para combater o mosquito.
Para o diretor, não existe mágica para acabar com o mosquito vetor. “Infelizmente, conviveremos com esse problema por mais algum tempo”, disse. Para ele, a confirmação da relação entre o vírus e a microcefalia mostram que as medidas de prevenção devem ser reforçadas. O diretor lembrou que as marcas de repelentes de inseto disponíveis no Brasil e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem ser usados pelas gestantes (ABr).

Proposta do Brasil para COP21 poderia ser melhor

A COP21 objetiva limitar o aumento da temperatura média da Terra a 2 graus Celsius (ºC) até 2100.

O Brasil apresentou a meta de diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030, tendo 2005 como ano-base. Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, no entanto, o país tem capacidade para fazer muito mais e o governo brasileiro terá oportunidade de melhorar sua contribuição contra o aquecimento global na COP21, que começou ontem (30) e segue até o dia 11, em Paris.
A contribuição brasileira levada à COP, chamada Contribuição Nacionalmente Determinada Pretendida (INDC, na sigla em inglês), contém ainda ações como o fim do desmatamento ilegal na Amazônia, a restauração e reflorestamento de 12 milhões de hectares, a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e o alcance de 45% na participação de energias renováveis na composição da matriz energética.
As contribuições apresentadas pelo Brasil e pelos países da convenção das Nações Unidas para a COP21 tem o objetivo de limitar o aumento da temperatura média da Terra a 2 graus Celsius (ºC) até 2100, em relação aos níveis pré-Revolução Industrial. Ultrapassar esse limite provocaria mudanças climáticas severas. Segundo Rittl, é possível limitar as emissões brasileiras em 1 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa até 2030, com ganhos econômicos.
“O Brasil apresentou um meta de redução de emissões com uma direção interessante, uma natureza interessante, porque trata-se de uma meta que inclui redução absoluta de redução de gases de efeito estufa, mas o nível de redução de emissão insuficiente”, disse, contando que hoje o país emite em torno de 1,5 bilhão de toneladas de gases.
Ele diz que, com a atual meta brasileira “estamos em uma trajetória de aumento superior a 2ºC”. “Então, temos certeza que o governo brasileiro tem uma margem de manobra interessante para aumentar seu nível de ambição”, disse. O Observatório é uma rede brasileira de articulação sobre mudanças climáticas globais e conta com 38 instituições, entre membros e observadores (ABr).

Comercial natalino

download temporario

A maior rede de supermercados alemão, Edeka, fez o lançamento de um comercial emocionante para iniciar a campanha de Natal que já se tornou um viral. O anúncio conta a história de um idoso solitário que vive na esperança de reunir a família para passar a noite de Natal. Em todos os anos, os filhos mandam mensagem com a promessa de que vão comparecer no ano seguinte, mas nunca cumprem.
Após um tempo, os filhos recebem a notícia de que o pai faleceu e em meio às lágrimas chegam na casa e encontram a mesa posta e o pai na cozinha que pergunta: “tenho que fazer tudo isso para estarmos juntos?” As lágrimas se transformam em sorrisos e a família se reúne para a ceia de Natal (ANSA).

Papa diz que cristãos e muçulmanos
são irmãos

O papa Francisco pediu ontem (30), que muçulmanos e cristãos se unam, condenando a violência realizada em nome de Deus na República Centro-Africana (RCA), em seu último dia de visita ao país, encerrando giro histórico pela África. “Cristãos e muçulmanos são irmãos e irmãs”, declarou. “Vamos permanecer unidos e dar fim a qualquer ação que desfigure a face de Deus e que tenha como objetivo defender interesses cobertos, em detrimento do bem comum”, disse.
“Juntos, vamos dizer não ao ódio, a violência, a vingança, especialmente aquela realizada em nome de Deus”, concluiu, em encontro com a comunidade muçulmana na mesquita de Koundoukou, no bairro de PK 5. Região de conflito é extremamente perigosa, considerada “terra de ninguém”. Ele chegou ao local em veículo aberto, sem proteção contra balas.
Papa viajou à RCA em meio a preocupações sobre sua segurança, trazendo uma mensagem de paz e reconciliação para um país onde a violência entre cristãos e muçulmanos causou o deslocamento de cerca de 1 milhão de pessoas nos últimos dois anos. “Cristãos e muçulmanos e membros de religiões tradicionais viveram pacificamente por muitos anos”, lembrou. Durante a visita, Francisco tirou os sapatos, se ajoelhou e ficou em silêncio diante do mirabe, área da mesquita construída na direção da cidade sagrada de Meca (ANSA).

PROJEÇÃO PARA A INFLAÇÃO CHEGA A 10,38%

A projeção de instituições financeiras para a inflação este ano subiu pela 11ª semana seguida. Desta vez, a estimativa para o IPCA passou de 10,33% para 10,38%, de acordo com dados do boletim Focus, divulgado ontem (30). Para 2016, a estimativa segue em 6,64%. Por conta das indefinições e alterações na política fiscal do governo, o BC espera que a inflação fique na meta somente em 2017.
A pesquisa do BC também traz a projeção para a inflação medida pelo IGP-DI, que passou de 10,90% para 10,91%, este ano. Para o IGP-M, a estimativa subiu de 10,38% para 10,77%, em 2015. A estimativa para o IPC-Fipe permanece em 10,32%, este ano. A projeção para a alta dos preços administrados passou de 17,43% para 17,50%, este ano, e 7% para 7,08%, em 2016.
A inflação alta vem acompanhada de encolhimento da economia. A projeção para a queda do PIB passou de 3,15% para 3,19%, no segundo ajuste consecutivo. Para 2016, passou de 2,01% para 2,04%. Na avaliação do mercado financeiro, a produção industrial deve ter uma queda de 7,5%, este ano, e de 2,3% em 2016. A projeção para o dólar permanece em R$ 3,95, ao final deste ano, e em R$ 4,20, no fim de 2016 (ABr).

Kobe Bryant anuncia aposentadoria
das quadras

Em 20 anos, Kobe Bryant se tornou terceiro maior pontuador da história da NBA.

Kobe Bryant, um dos maiores jogadores do basquete norte-americano, anunciou que esta será sua última temporada na NBA, a liga dos EUA, em uma carta aberta ao site “The Player’s Tribune” ontem (30). Com 37 anos de idade e 20 de carreira - todos disputados no Los Angeles Lakers -, ele reafirmou a influência do pai para entrar no esporte e o “amor tão profundo” que sente por ele. “Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. Mas, não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. [...] E tudo bem. Estou pronto para ir”, escreveu o astro.
Em sua carreira, Bryant conquistou cinco títulos da NBA, um prêmio de melhor jogador da temporada regular e foi o MVP de duas finais. Ao todo, participou de 1280 jogos e se tornou uma lenda na equipe de LA. Porém, nas últimas temporadas, uma série de lesões o impediu de participar de mais da metade das partidas da equipe.
Uma curiosidade sobre a vida do norte-americano, é que aos seis anos, ele deixou os EUA com a família e foi morar na Itália porque seu pai foi contratado por um time italiano. E, por causa disso, ele aprendeu a falar fluentemente tanto o idioma local como o espanhol e chegou a atuar nas categorias de base do Milan. Durante as férias da família, ele voltava aos EUA para jogar basquete.
O comissário da NBA, Adam Silver, assinou uma nota oficial da liga agradecendo todos os anos de empenho do atleta. “Kobe Bryant é um dos maiores jogadores da história de nosso esporte. Seja competindo nas finais ou arremessando depois de meia-noite em um ginásio vazio, Kobe tem um amor incondicional pelo jogo. Junto-me aos milhões de fãs em todo o mundo para parabenizá-lo por sua incrível carreira na NBA e agradecê-lo”, destacou (ANSA).

Projeto visa facilitar pagamento de boleto vencido

Pagamento de boleto vencido poderá passar a ser feito em qualquer banco e não apenas naquele que gerou o documento. É o que prevê substitutivo do senador Reguffe (PDT-DF) ao projeto de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que pode ser votado hoje (1º) na Comissão de Defesa do Consumidor do Senado.
O texto determina que o emissor de boleto de pagamento deve oferecer ao consumidor a possibilidade de gerar uma segunda via atualizada do documento, quando vencido, e assegurar que o novo boleto possa ser pago em qualquer banco. Deverá ser oferecida ao consumidor a possibilidade de gerar o novo boleto pela internet, pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo sistema de débito direto autorizado e por terminais eletrônicos.
O substitutivo, conforme Reguffe, elimina limitações técnicas do texto original, mas mantém o objetivo do autor, que é evitar que o consumidor tenha de ir até o emissor do documento, no caso de pagamento após a data do vencimento (Ag.Senado).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171