ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural.

Empreendedorismo temporario

Novo modelo de ensino será implementado nas escolas do país até 2021. Foto: Aqruivo/ABr

Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021. Isso significa que, ainda no ensino médio, os estudantes poderão, por exemplo, aprofundar os conhecimentos referentes ao mundo do trabalho e à gestão de empreendimentos.

Além disso, os estudantes deixarão a escola sabendo mediar conflitos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades. Os eixos que servirão de referência para a estruturação dos itinerários formativos estão em portaria publicada (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Os referenciais foram definidos pela gestão passada da pasta e já estavam disponíveis na internet desde o fim do ano passado. Agora, foi feita a publicação oficial.

No novo ensino médio, os estudantes de todo o país terão formação semelhante, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um ensino médio com 5 horas diárias de aulas, essa parte ocupará 60% dos três anos de formação, o equivalente a pouco mais que um ano e meio. No tempo restante, os estudantes poderão aprofundar os estudos em itinerários nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.

Os referenciais publicados na semana passada servirão para orientar a elaboração dos itinerários formativos. Pelo texto, cada um dos itinerários deverá abordar pelo menos um dos eixos estruturantes, podendo abarcar inclusive os quatro. Ou seja, um estudante que optar por fazer, ainda no ensino médio, um curso técnico em informática, poderá aprender questões ligadas a processos criativos dentro da própria área, como fazer uma investigação científica relacionada à informática e assuntos afins e como empreender com o que aprendeu.

"A intenção é que a partir de 2021, as novas turmas do ensino médio entrem nas redes, sejam públicas ou particulares, em um novo ensino médio, mais antenado como a garotada, com esses jovens que hoje estão na escola. Isso é muito importante", disse a ex-secretária de Educação Básica do MEC Kátia Smole, que coordenou a elaboração dos referenciais. A publicação dos referenciais era a etapa que faltava para que as redes de ensino elaborassem os currículos do ensino médio. Na rede pública, isso caberá aos estados, responsáveis pela maior parte da oferta da etapa de ensino no país (ABr).

Vaticano reconhece milagre atribuído a padre brasileiro

Vaticano temporario

Padre Donizetti Tavares de Lima. Foto: Reprodução

O papa Francisco autorizou a promulgação do decreto que reconhece um milagre atribuído ao padre brasileiro Donizetti Tavares de Lima, o que abre caminho para sua beatificação. De acordo com comunicado divulgado ontem (8) pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o tema foi discutido no último sábado (6), em uma audiência do líder da Igreja Católica com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu.

Nascido em 3 de janeiro de 1882, em Cássia (MG), padre Donizetti já é considerado servo de Deus e dedicou sua vida aos mais necessitados, tendo feito voto de pobreza desde sua ordenação como sacerdote. Ele faleceu em 16 de junho de 1961, em Tambaú (SP), que hoje abriga um santuário com seus restos mortais. Segundo a causa aberta pelo Vaticano, padre Donizetti curou um vendedor de vinhos de Poços de Caldas (MG) que sofria de dores nas articulações dos joelhos. O comerciante espalhou a história e tornou Tambaú destino de romarias.

Além disso, o Papa reconheceu as "virtudes heroicas" do brasileiro Nelsinho Santana, menino paulista falecido em 24 de dezembro de 1964, aos nove anos de idade, após ter dito que passaria o Natal na presença de Jesus Cristo. Francisco ainda reconheceu as virtudes heroicas de outro servo de Deus ligado ao Brasil, o italiano Pio Giannotti, mais conhecido como frei Damião.

Filho de camponeses toscanos, o frade capuchinho se transferiu para o país em 1931 e se estabeleceu em Recife, onde morreria em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Frei Damião, apelidado de "andarilho de Deus", é venerado e considerado "santo" por muitos nordestinos, que atribuem a ele milagres de cura. Tanto o frade quanto Nelsinho agora são considerados veneráveis pela Igreja Católica (ANSA).

Ghosn é destituído da direção da Nissan

Agência Brasil

Acusado de fraudes financeiras no Japão, o empresário franco-brasileiro Carlos Ghosn, de 64 anos, foi destituído da diretoria da Nissan. No passado, ele ocupou a presidência da montadora. Com a destituição, o executivo encerra quase duas décadas na empresa.
Em uma reunião extraordinária de acionistas, o presidente e CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, pediu desculpas pelo escândalo que levou Ghosn à prisão, por várias acusações de irregularidades financeiras.

Saikawa disse que, independentemente dos ilícitos, levará suas responsabilidades "extremamente a sério". Ele reiterou que se esforçará para restaurar a confiança do público na montadora. Porém, na reunião, as manifestações de Saikawa não foram suficientes. Acionistas pediram aos gerentes que também assumissem mais responsabilidade.

O presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, foi escolhido pelos acionistas como novo membro do conselho. Com a nomeação, a Nissan tentará iniciar um capítulo pós-Ghosn. O conselho também exonerou Greg Kelly, ex-assessor de Ghosn, que também foi acusado de irregularidades financeiras. Ghosn e Kelly negam todas as acusações contra eles.

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171