ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

De criatura à criadora: Mulheres conquistam cada vez mais espaço na arte

Basta uma simples pesquisa para concluir que na história da arte a mulher foi, por muito tempo, o objeto, e não o sujeito. Na lista de quadros mais valiosos no mundo, nenhum deles foi feito por uma mulher. É ela a musa inspiradora do quadro, a silhueta esculpida, o rosto nos retratos singulares que representam o sexo feminino nos cenários mais diversos.

No entanto, as barreiras no mercado estão sendo quebradas e, apesar de ainda existir uma disparidade entre o número de artistas do sexo masculino e feminino, é cada vez mais comum encontrar obras de autoria de artistas mulheres em grandes exposições, galerias e em plataformas como a Artluv, ArtTech que conecta artistas a clientes e amantes de arte, em que 38,57% dos perfis cadastrados são de mulheres.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Artluv selecionou seis artistas em ascensão no mercado brasileiro. Com o auxílio da tecnologia fornecida pela plataforma, suas características próprias, estilos e referências, elas começam a desenhar um novo cenário no País.

1. Des.va

A artista plástica autodidata de São Paulo define a arte como a comunicação entre o desconhecido e o palpável, onde enxerga uma nova possibilidade de libertar seres internos e externos, emoções e sentimentos a cada criação, e por isso, chama o seu trabalho de "arte para libertação". Suas obras são caracterizadas por retratar rostos e expressões utilizando técnica mista e materiais variados, como costura intuitiva, bordado, nanquim, acrílica, giz pastel seco, tecido, canson, elementos naturais e outros.

foto 01 temporario

2. Milenna

Formada em Artes Plásticas pelo Santa Monica College, na Califórnia, e pós-graduada em Pintura Contemporânea na FAAP, Milenna Saraiva exibe o seu trabalho em diversas mostras coletivas e individuais, em galerias e museus pelos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Suas obras são ricas em texturas, camadas e cores, carregadas de emoção. Para ela, o objetivo do retrato é criar um portal para uma viagem interna de exploração própria.

foto 02 temporario

3. Fiamma

Iniciou o seu percurso artístico em São Paulo, mas desde 2016 intercala períodos de produção no Brasil, em Brasília, e na Itália, em Bologna. Apaixonada por formas e cores desde a adolescência, Fiamma Viola começou a desenhar aos 16 anos. Estudou arte no Brasil e nos Estados Unidos, porém, também possui formação em Ciências Econômicas e é instrutora de Yoga certificada. Seu processo criativo está centrado no corpo feminino como território de construção de uma narrativa visual, que busca a liberação da carga negativa e propõe uma visão poética livre.

foto 03 temporario

4. Mariana San Martin

Gaúcha, trabalhou durante anos na área publicitária, antes de se voltar totalmente à arte. Começou a desenhar e pintar e, com muita prática, evoluiu para outras técnicas, criando o seu estilo próprio, em um processo de desconstrução e construção constante, mostrando que a arte está nos dois lados. Atualmente se dedica a explorar técnicas de pintura e ilustração, buscando representar as complexidades e sutilezas humanas, por meio da sobreposição de materiais e técnicas como tinta acrílica, colagem, nanquim e pontilhismo.

foto 04 temporario

5. Fabiana Nakano

Ao longo de sua trajetória, realizou cursos de desenho, pintura, ilustração, xilogravura e graffiti. Cria obras que somam natureza e feminilidade, que conduzem o observador a um universo intimista e introspectivo. O seu trabalho enfatiza força e firmeza em traços bem marcados e precisos, mostrando que essas características também pertencem as mulheres. A artista encontrou nas artes visuais sua plena expressão, acessando infinitas possibilidades, se libertando e consolidando a sua própria existência.

foto 05 temporario

6. Luciana Arena

Descobriu na fotografia uma nova dimensão do olhar. Formada em Publicidade pela USP e com MBA pela Boston University, foi em um curso de fotografia no MAM que se encontrou. Em suas fotografias, registra coisas comuns com uma nova ótica, identificando formas, texturas, contrastes e significados. Tendo a natureza como sua principal fonte de inspiração, em seus trabalhos é possível encontrar imagens vibrantes e abstratas, que transmitem sentimentos de alegria e paz.

foto 06 temporario

Fonte e mais informações: (https://artluv.net/).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171