ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Cerca de 3 mil empregos devem ser preservados no ABC

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou que a estimativa é manter até 3 mil empregos com o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) - a base do sindicato tem 90 mil trabalhadores.

Segundo ele, o montante é significativo, mas poderia ser ainda maior. “A Fazenda lutou muito contra esse programa”, disse. “Se tivesse saído antes protegeria mais do que os três mil que estou estimando.”
Segundo Marques, a expectativa de adesão é positiva e diversas empresas da cadeia já procuraram o sindicato para conhecer melhor o programa. “Seguramente as empresas vão aderir”. O PPE permite a redução da jornada de trabalho em até 30%, com uma complementação de 50% da perda salarial pelo FAT. Ele citou a Mercedes como uma das interessadas e disse que o programa pode solucionar o impasse entre empresas e trabalhadores.
No início do mês, trabalhadores da Mercedes-Benz de São Bernardo não aceitaram a proposta feita pela empresa de redução da jornada de trabalho em 20% e dos salários em 10% por um ano. O plano, defendido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, teria como contrapartida a garantia de empregos também por um ano. Marques citou ainda a Volkswagen, que mostrou interesse, mas que, por ter parte dos trabalhadores com contratos suspensos (lay-off), deve demorar um pouco mais para aderir (AE).

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171