ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Cuba e EUA anunciam reabertura de embaixadas no dia 20

As autoridades cubanas anunciaram que sua embaixada em Washington e a dos Estados Unidos em Havana serão reabertas no próximo dia 20. A medida marca o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos.

Em carta entregue ontem (1º) às autoridades cubanas, Barack Obama confirmou “a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e de abrir missões diplomáticas permanentes nas respectivas capitais”.
A carta, destinada ao chefe de Estado cubano Raúl Castro, foi entregue na manhã de ontem ao ministro dos Negócios Estrangeiros interino, Marcelino Medina, pelo chefe da Seção de Interesses norte-americana em Cuba. Raúl Castro confirmou a abertura da embaixada cubana nos Estados Unidos, em carta enviada a Obama.
O presidente norte-americano ressaltou que o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países marca “um novo capítulo” das relações bilaterais. Ele acrescentou que esta “é uma etapa histórica” nas relações americanas e cubanas. “No final do verão, o secretário de Estado, John Kerry, vai a Cuba para hastear orgulhosamente a bandeira dos Estados Unidos, uma vez mais, na nossa embaixada”.
Desde 1977, Cuba e os Estados Unidos, separados apenas pelo Estreito da Flórida, estão representados apenas por meio de seções de Interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares. A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em 17 de dezembro, de uma reaproximação entre os dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança (Ag. Lusa).

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171