ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Álvaro Dias defende investigação da CBF

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) defendeu projeto dele que confere à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o status de paraestatal, obrigando a entidade a prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), submetendo-a à fiscalização e controle, e tornando públicas as informações sobre suas operações financeiras no Brasil e no exterior.

Ele disse ainda esperar que a CPI para investigar a CBF seja instalada e consiga apurar as irregularidades envolvendo a entidade brasileira e a Fifa.
Álvaro Dias lamentou que os resultados daquela investigação não sejam reconhecidos no país, apesar de o serem na Europa. Citou o Estatuto do Torcedor, a Lei de Responsabilidade Social do Desporto, além da revelação das mazelas nas relações entre a CBF e a Fifa como produtos daquela investigação que, inclusive, resultou em apurações na Suíça que provocaram a posterior mudança nas presidências de ambas as entidades.
Segundo ele, o futebol movimenta anualmente no mundo R$ 200 bilhões, gera empregos, renda e receitas. Por isso, deve ser gerido com responsabilidade, pois os seus resultados financeiros são importantes para a economia do país. Por tudo isso, acrescentou Álvaro Dias, não procedem os argumentos daqueles que dizem que, por envolver interesses privados, não cabe ao poder público interferir nos negócios envolvendo a CBF. “Há uma forte relação do futebol brasileiro, das entidades que administram o futebol brasileiro, com o poder público. Não bastasse isso, o artigo 216 da Constituição determina que se trata de patrimônio cultural do povo brasileiro. A seleção brasileira é patrimônio cultural e ela é a principal fonte de receita da CBF”, disse (Ag.Senado).

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171