ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Pequenos e médios produtores terão mais acesso ao crédito

Em evento na Associação Comercial de São Paulo, na manhã de ontem (17), a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o Plano Safra 2019/2020, anunciado oficialmente hoje (18), no Palácio do Planalto, vai dar prioridade aos pequenos e médios agricultores.

Como a verba total para o Plano Safra não aumentou em relação ao ano passado, o Ministério vai distribuir os recursos de forma a atender um número maior de produtores, mas sem discriminar os grandes do setor.
“Não é que vamos discriminar os maiores, para eles teremos outras opções, para que também tenham recursos mais baratos e mais compatíveis com a nossa atividade agropecuária. Mas vamos fazer com que os pequenos e os médios tenham mais acesso ao crédito, o que eles nem sempre tiveram”. Recebida pelo presidente em exercício da Associação Comercial, Roberto Mateus Ordine, a ministra proferiu a palestra “A importância do agronegócio no Brasil”.
Tereza Cristina também confirmou o aumento do valor destinado ao seguro rural para R$ 1 bilhão, e fez um apelo para que os bancos reduzam os spreads nos empréstimos ao setor rural, após o aumento das coberturas de seguro e a redução dos riscos embutidos nos financiamentos. O Tesouro Nacional vai disponibilizar
R$ 10 bilhões para a subvenção ao crédito rural.
Ela ainda falou de sua viagem à Europa na próxima semana, para participar de reunião de ministros em Bruxelas sobre o acordo comercial UE-Mercosul, que está em fase final de discussão. “Há alguns temas caros para a agricultura brasileira que ainda não conseguimos fechar por completo, e é isso que estará em discussão em Bruxelas”. Também se queixou do que chamou de ‘campanha difamatória na Europa’ contra a agropecuária brasileira
(AI/Mapa).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171