ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

EUA formaliza apoio à entrada do Brasil na OCDE

Os Estados Unidos oficializaram ontem (23) seu apoio à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que havia sido prometido por Donald Trump a Jair Bolsonaro em março passado, durante reunião na Casa Branca.

A formalização do apoio foi feita durante a conferência ministerial da OCDE, em Paris.
“Hoje os EUA expressaram de modo claro e oficial seu apoio ao pleito do Brasil de ingressar na OCDE. O Brasil agradece o gesto de confiança e está pronto a trabalhar com todos os membros no processo de acessão”, diz uma mensagem do Ministério das Relações Exteriores no Twitter. Segundo o chanceler Ernesto Araújo, a oficialização já era “esperada”, uma vez que Trump “tinha garantido seu apoio de maneira muito clara”. “Era, talvez, a principal peça que faltava para que nós possamos, no mais breve prazo, começar o processo de adesão”, disse.
O Brasil formalizou seu pedido de adesão em maio de 2017, ainda no governo de Michel Temer, mas sua entrada depende da aprovação dos Estados-membros, que incluem as nações mais desenvolvidas do mundo, além de países do leste europeu, do Chile, do México e da Turquia. A contrapartida é que o Brasil abra mão do tratamento especial que o país possui na Organização Mundial do Comércio (OMC) por ser uma nação em desenvolvimento. Esse status garante mais flexibilidade no cumprimento de determinadas regras comerciais (ANSA).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171