ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Chanceler vai a países da Otan para incentivar exportações

O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, desembarcou ontem (6) em Roma, a fim de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países e incentivar investimentos e exportações.

Hoje (7), o chanceler se reune com autoridades do Ministério das Relações Exteriores da Itália e com empresários italianos que atuam no Brasil. Amanhã (8), Araújo será recebido pelo ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, e pela ministra da Defesa, Elisabeta Trenta.
O objetivo do político brasileiro é discutir os principais temas da pauta bilateral, como comércio, investimentos, cooperação e temas regionais e globais. Além disso, ele quer incentivar a exportação brasileira de aviões e materiais de defesa, como aeronaves da Embraer e armas, para os países da Otan. Depois da Itália, Araújo seguirá para Budapeste na próxima quinta-feira (9), onde se encontrará com membros do governo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
A viagem do chanceler brasileiro será encerrada na sexta-feira (10), na Polônia, com uma reunião com representantes do gabinete do premier Mateusz Morawiecki. Hungria e Polônia se comprometeram a investir 2% de seus respectivos PIB em defesa. Os poloneses já atingiram o percentual, mas querem ampliá-lo a 2,5%, enquanto que os húngaros, para alcançar a meta acordada com a Otan, precisará expandir seus gastos militares em US$2,3 bilhões.
A visita do chanceler brasileiro faz parte dos esforços da indústria nacional de equipamentos militares e aviões para vender produtos desenvolvidos com potencial para atender à crescente demanda europeia. Nesse contexto, a Embraer tem interesse em vender o avião KC 390, desenvolvido por engenheiros da própria empresa e da FAB. É um avião planejado transportar tropas e cargas. Ele foi desenhado com o propósito de substituir a aeronave norte-americana Hércules C-130 e que por ser produzida nos anos 50 do século passado, em breve entrará em desuso (ANSA/ABr).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171