ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

A reabertura do mercado americano à carne bovina brasileira

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que espera a boa vontade do governo dos Estados Unidos no sentido de reabrir o mercado de carne bovina in natura para as exportações brasileiras.

A ministra, que viaja aos EUA na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, semana que vem, explicou que o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto brasileiro, e agora está pronto para dar início às exportações ou mesmo para receber uma missão americana no país que ateste o cumprimento das exigências.
A ministra confirmou também que estará na pauta das conversas com os americanos o comércio do etanol e do açúcar. Os americanos querem reduzir a cota de importação do etanol imposta pelo Brasil como proteção ao mercado interno, e o Brasil quer o mesmo em relação ao açúcar exportado aos EUA pelas empresas brasileiras. Tereza explicou que a questão do açúcar é muito importante para o governo, pois há alguns anos as exportações brasileiras para o mercado americano não crescem. Também será discutida a abertura de mercados para exportação de carne suína, entre outros assuntos.
Tereza Cristina participou da abertura da Anufood, feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. Destacou a importância da feira e desejou que alcance o mesmo sucesso duradouro de sua irmã alemã, a feira de Anuga. Disse que a qualidade da comida e da bebida produzidas no Brasil garantirá, em pouco tempo, o sucesso da feira. Disse ainda que a feira demonstra como o Brasil tem plenas condições de agregar valor aos produtos que exporta, o que é muito melhor por gerar empregos também nas indústrias do país (AI/Mapa).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171