ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Adriano Tadeu Barbosa (*)

Qual empreendedor de sucesso parou tudo que faz por causa da crise? O dinheiro e as oportunidades sumiram de vez por causa dela?

Definitivamente este é o momento de novos empreendimentos e de serviços e produtos serem criados. Algum empreendedor, como eu, já ouviu dizer de outros empreendedores de sucesso que certamente seguimos, que em momentos como este em que vivemos é hora de parar, observar e pensar com cautela o que fazer?

Alguém ouviu um empreendedor de sucesso - e aqui colocamos um sucesso individual, pois para cada um de nós ele se apresenta de uma forma, mas para todos o sucesso é sucesso, dizer que não existe dinheiro neste momento, os consumidores estão guardando o que podem, por isso não irão comprar o que oferecemos, vamos parar e aguardar até que eles voltem por conta própria a consumir? Agora, antes da resposta final, tente responder: porque você é empreendedor?

Claro, porque você faz acontecer, porque tem ótimas ideias, porque gera resultados, não necessariamente com uma empresa aberta em seu nome, mas na empresa em que faz parte. As pessoas sempre lhe procuram com estes olhos, de criação, administração, empreendedorismo, ou eu estou enganado? Então, como que por algum momento você pensou que este não seria o momento de investir, construir, realizar?

Sabemos que nossos negócios se desenvolvem em “W”, ora estão em crescimento, ora em baixa. Por mais que este seja um momento em baixa para muitos de nós, não é um momento de ficar parado, porque quem fizer mais força para voltar a subir, subirá muito mais alto!

Não vejo nenhum empreendedor de sucesso olhar para as péssimas notícias do mercado. Outro dia, quando o governo lançou que o comércio varejista decresceu, a resposta de um grande empreendedor da área foi: mas e a porcentagem que ele não decresceu? Vamos olhar para ela e continuar a crescer.

Vamos parar de “mimimi” e fazer acontecer! Empreendedor tem que ter atitude e não se prender por qualquer motivo. A regra agora é fazer diferente, com inovação, em busca de novos resultados. Muitas coisas estão mais baratas, isso pode refletir no valor que você investirá, ele pode ser bem menor. Olhe sempre para o lado bom de tudo e se capacite, porque para alcançar oportunidades devemos sempre estar preparados.

É hora de conversar com quem está na mesma situação, dialogar com outros empreendedores, realizar sonhos.


(*) - É supervisor do curso de Empreendedorismo do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), de Curitiba, e fundador da Ponto Pessoal, agência especializada em Comunicação e Marketing para pessoas.

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171