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Roberto Vilela (*)

Não por acaso um de nossos ditados populares mais antigos se refere à rede de contatos que possuímos.

“Diga-me com quem andas e te direi quem és” não se limita a uma sabedoria popular, mas também a um alerta quando a aplicamos ao mundo dos negócios. Saber se relacionar e, principalmente, manter bons contatos tem sido cada vez mais um fator determinante para o sucesso.

Já não basta fazer o seu trabalho, mas é preciso contar com uma verdadeira teia de atuação, com tramas bem amarradas em todas as pontas e que deem ao profissional a certeza de que pode contar com o apoio em diversas frentes durante a sua carreira – de indicações para vagas de trabalho à conquista de novos clientes.

Durante duas décadas de consultoria empresarial aprendi a priorizar bons contatos e a manter um relacionamento transparente e estruturado com gestores e empresas que passaram pela minha história. Atualmente tenho o privilégio de ser o ponto de contato entre diversos empreendedores de diferentes áreas de negócios, que contam com o meu relacionamento para gerar proximidade entre as áreas que desejam se fortalecer.

No entanto, construir um bom networking não depende exclusivamente de ter um contato quente na sua agenda telefônica. Vai muito além disso e uma das características primordiais de quem tem inteligência para administrar a rede de contatos é a responsabilidade. Você precisa estar atento ao momento certo de acionar determinada pessoa, assim como quando não se dispor a realizar determinada ponte.

Outra questão essencial no mundo dos negócios é entender e analisar friamente o seu papel dentro de um relacionamento empresarial. Muita gente só acessa seus contatos para pedir favor e acaba entrando em uma lista negra corporativa. Vai a dica: ninguém gosta de ser relacionado a um profissional com postura “interesseira” e que não faça questão de compartilhar bons momentos, mas que apenas lembra da famigerada agenda quando necessita de algo.

Entenda também que há momentos de se retirar, há contatos que não valem a sua integridade profissional. Seja observador antes de ser falante. Entenda que nem sempre se aliar a determinado perfil profissional será sinal de sucesso. Ética, histórico íntegro e feedbacks positivos são uma tríade importante ao se avaliar novas parcerias.

Compartilhe informações importantes, apoie sua rede para fortalecer os negócios, interaja mesmo quando isso não lhe trará nenhum ganho direto. Ser bem-sucedido quando o assunto é networking diz respeito a sua capacidade de manter uma rede aquecida e, quando necessário, poder acioná-la em prol da sua carreira sem receios, sabendo que esta prática será bem vista.

(*) - Consultor empresarial e palestrante, é autor do livro 'Em Busca do Ritmo Perfeito', em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

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