ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Sergio Henrique Diniz (*)

O mundo está cada vez mais conectado e as pessoas, por sua vez, estão aumentando os níveis de exigência, uma vez que suas vidas passaram a girar em torno da internet.

Você já imaginou como seria o seu dia sem poder utilizar, nem ao menos uma vez, os dispositivos móveis para falar com alguém, consultar a previsão do tempo, ou realizar qualquer uma das facilidades que estão disponíveis na palma de nossas mãos? Certamente, para 99% das pessoas, seria praticamente impossível se imaginar nessa situação.

Assim, para garantir que um acesso eficiente e seguro esteja disponível para todos os usuários, é preciso entender que existe a utilização de muitas tecnologias e que uma escolha errada pode prejudicar totalmente a infraestrutura de rede de uma cidade ou empresa. Atualmente, a fibra óptica é a solução mais usada e segura que existe no mercado de transmissão de dados - considerada uma ótima opção para a substituição dos fios de cobre -, que utilizam o princípio da transmissão pela luz.

Esses cabos se assemelham a um fio de cabelo humano, devido a sua espessura, e possuem uma estrutura extremamente simples, sendo envolvidos apenas por uma capa protetora, interface e núcleo, mas que são responsáveis por carregar a informação digital ao longo de grandes distâncias, podendo transmitir cerca de bilhões de bits de dados por segundo e conseguindo levar, até mesmo, vários sinais ao longo de uma única fibra, por meio da utilização de lasers de cores diferentes.

Desse modo, a falta de espaço para instalações de rede, que ainda é um grande problema para muitos locais, pode ser facilmente reparada, uma vez que cabos de fibra óptica exigem menos espaço da infraestrutura existente ao contrário dos cabos metálicos.

E quando falamos em garantia da confiabilidade, a solução também merece destaque. Além de uma vida pessoal cada vez mais on-line, cerca de 99% das companhias de todo o mundo dependem dessa ferramenta para inúmeras ações, como transações internas, reuniões, ou até mesmo para o funcionamento do dia a dia de um escritório.

Ou seja, a internet é, de fato, um instrumento de trabalho que não deve falhar. Assim, os cabos ópticos são essenciais devido a sua elevada resistência, uma vez que não sofrem interferência magnética e climática, são imunes às ações do tempo - não envelhecem, oxidam ou enferrujam - e garantem 100% de segurança, já que não permitem qualquer tipo de interceptação ao decorrer do caminho.

Em relação aos benefícios, não podemos relacioná-los apenas à internet. A fibra óptica também é uma importante solução para as câmeras de vídeo de segurança, de modo a transmitirem imagens de alta definição, permitindo a análise de detalhes específicos, e ausentam a possibilidade de delays, devido à sua intensidade que se aproxima da velocidade da luz.

Fatores esse que auxiliam as equipes de segurança a tomarem as medidas necessárias, de modo mais assertivo e ágil, em ambientes com grande movimentação de pessoas - já que nem sempre é uma tarefa fácil. De fato, as redes de fibra óptica já são utilizadas em diversos países, mas ainda prometem ser a principal tendência para os próximos anos.

Em projetos de cidades inteligentes, por exemplo, que estão, cada vez mais, em desenvolvimento, essa solução é uma das peças-chave para o seu bom desempenho, uma vez que além de sua eficácia altamente comprovada, o custo-benefício da solução também é atraente para os negócios. Desse modo, vale a pena investir nessa método de transmissão de dados para o sucesso de seu negócio e agilidade do dia a dia.

(*) - É gerente comercial da Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos.

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171