ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Home

Governo temproario

A Sabesp também dará um desconto na conta de água dos moradores comprovadamente afetados pelas enchentes. Foto: Aloisio Maurício/Arena/Estadão Conteúdo

Moradores de cidades paulistas que foram fortemente atingidas pelas fortes chuvas no início desta semana vão poder sacar seus FGTS. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, após se reunir ontem (14) com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. “[Moradores] das áreas que foram definidas como afetadas podem procurar a Caixa para fazer esse saque antecipado”, explicou o ministro.
A medida foi possível após portaria publicada ontem no DO, que reconheceu a situação de emergência nos municípios da região metropolitana de São Paulo: Ribeirão Pires, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e São Paulo. Para obter esse benefício, os moradores e comerciantes que se sentiram prejudicados pela chuva devem procurar a Caixa específica para cada município, portando um comprovante de residência.
“Estabelecemos na reunião que será apenas uma agência, por município, para não haver dúvidas”, disse o ministro. A Defesa Civil de cada município afetado deve preencher um cadastro federal junto ao ministério de Desenvolvimento Regional informando os endereços afetados pelas enchentes. Isso será encaminhando à Caixa. “A partir da informação desse sistema, as pessoas vão se dirigir à Caixa para poder fazer o saque do FGTS. Agora os municípios tem a lição de casa de preencher o sistema, listando as ruas. E a população então leva o comprovante de residência daquela rua”, explicou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
Segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra, para o saque, o morador atingido pode também levar um laudo municipal, feito pela Assistência Social, já cadastrado no sistema da Defesa Civil. O governador anunciou também que a Sabesp dará um desconto na conta de água dos moradores comprovadamente afetados pelas enchentes. Para ter acesso ao benefício, o cliente deve procurar uma agência da Sabesp ou um Poupatempo, com o atestado fornecido pela Defesa Civil do município e uma conta de água (ABr).

"O boteco é ressoante como uma concha marinha.
Todas as vozes brasileiras passam por ele".

Nelson Rodrigues (1912/1980) Jornalista brasileiro

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171