Valendo! (*)

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Luiz Felipe Pateo (*)

Você já notou que “ontem” estávamos comemorando o Réveillon, mas que hoje já estamos na metade do primeiro mês do ano?

Que nesta mesma época de comemoração definimos alguns objetivos, metas, fazemos planos e promessas – quer seja em assuntos pessoais, quer seja em assuntos profissionais – para este novo ano que está começando?

Este “planejamento” de início de ano é algo que deve ser feito por 99% da população (sem estatísticas oficiais), em maior ou em menor grau. Mas, e o comprometimento? A vontade de realmente fazer acontecer?

Veja, já se passou metade do primeiro mês do ano. Os dias passam muito rápido. E quando você se der conta, já vai ser Festa Junina e estaremos na metade do ano!

Obviamente, não espero que você cumpra todas as suas metas em pouco mais de 15 dias, nem eu vou cumprir as minhas. Mas, meu ponto é: Você já começou a fazer algo por você? Algo por seu negócio?
O ser humano adora procrastinar as coisas e arrumar desculpas para não começar: As férias, as coisas não funcionam ainda, melhor esperar o Carnaval….

O fato é que se você não começar agora a fazer algo, o ano vai passar e, ou você não vai fazer, ou vai, no mínimo, ter perdido um tempo que seria precioso, que pode inclusive, lhe custar algum dinheiro.

Se você tem alguma pendência pessoal para resolver, como limpar seus armários, regularizar documentos, marcar médico, começar uma dieta ou exercícios, faça-o! Comece agora, se possível. Ou coloque uma data para isto e cumpra.

Profissionalmente, a mesma coisa: Se quiser fazer um curso, já procure e matricule-se. Se quer um novo emprego, atualize seu currículo e Linkedin, faça seus contatos e comece suas buscas. Se você tem um negócio próprio e quer melhorá-lo de alguma forma (uma reforma, um novo produto ou um processo novo), ou ainda, definir e implementar um plano de como manter e conquistar clientes, comece imediatamente a trabalhar nisso! Cada dia sem um novo cliente ou cliente perdido, significa receita perdida.
Os nossos dias são intensos e coisas surgem a todo o momento, fazendo com que deixemos para depois aquilo que tínhamos planejado. Acontece o tempo todo. Acontece comigo, sei que acontece com você.

O importante é não perder o foco ou deixar determinado assunto cair no esquecimento. E aí, não tem “mágica”. Você tem que anotar (no caderno, no celular, no bloquinho adesivo) e estabelecer um prazo para realizar as tarefas.

Se você precisa de mais dados e informações, mas acha que não conseguirá tudo, sugiro seguir a metodologia que nos Empreendedores Compulsivos, chamamos de Deep Speed. Significa “mergulhar” o mais profundo que conseguir em determinado assunto, no menor prazo possível (geralmente uma semana) e seguir em frente com suas decisões, baseado naquilo que conseguiu neste período.

Agora se você realmente se empolgou e quer se aprofundar mais neste assunto de planejamento e definição de metas, sugiro o livro Como Construir Objetivos & Metas Atingíveis, do meu amigo Compulsivo Claudio Zanutim.
Melhor que não fazer nada é fazer alguma coisa. Por você. Pelo seu negócio. Por isso, não importa como, mas…. Dê o primeiro passo!

(*) É Empreendedor, Mentor, Professor e Palestrante. CEO dos Empreendedores Compulsivos, possui mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP, especialização em Marketing Digital pela The Wharton School e é bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Atualmente roda o Brasil impactando empreendedores PME dos mais diversos segmentos, ajudando-os a crescer e se consolidar, por meio da metodologia dos Compulsivos. Siga-nos no Insta, Face e Linkedin: @empreendedorescompulsivos.