Ser ou Ter, eis a questão

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Octavio Alves Jr. (*)

Muitos de nós tem dentro de si crenças de que quando tenhamos isto ou aquilo, aí sim poderemos ser diferentes do que somos. A seguir dou alguns exemplos.

Quando eu morar naquela casa, aí serei feliz com minha família

Quando eu ganhar mais, aí sim serei mais generoso

Quando eu tiver aquele emprego, aí sim darei o meu melhor

Quando eu tiver tempo, aí sim escreverei um livro

Quando me sobre algum dinheiro, aí sim irei empreender

Este tipo de padrão de pensamento, nos faz crer que não podemos dar o nosso melhor ou ser mais generosos(as) ou escrever um livro porque nos falta algo “externo”, algum recurso ou alguma motivação. Nos faz acreditar que antes precisamos ter algo para então podermos ser alguma coisa.

A sociedade do consumo na qual vivemos, sob o cabresto do capitalismo, nos traz o tempo todo o discurso dominante do ter. A ideia de felicidade está sempre intimamente associada a dinheiro, beleza e poder. Ter propriedades, posses, status, mercadorias, dinheiro e poder. Ter o carro do ano, a roupa de grife, o celular mais moderno. O trabalho bem remunerado é mais valorizado que o trabalho que traz satisfação, afinal, trabalho deve proporcionar ao indivíduo meios para ter e não para tornar-se o que se quer ser.

Eu nutri dentro de mim este tipo de pensamento por muitos anos, meu desejo era ter, ter e ter. Até que me dei conta que isto não faz nenhum sentido. A realidade é que ser é muito mais relevante e traz uma satisfação muito mais profunda do que ter.

O verbo ter significa o desejo de possuir, de se destacar socialmente, de mostrar o quanto “bem-sucedidos” somos e alcançar o respeito de todos. Significa aumentar nosso poder de compra, nossa capacidade de consumir e de estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.

Estudos mostram que o nosso foco em ter coisas, nos faz infelizes, danifica nossas relações, aumenta os sentimentos de isolamento e insegurança, diminui a resiliência e prejudica nossa saúde mental.

Quando nos referimos ao ser, nos referimos a nossa essência mais profunda. Eu me refiro a tudo o que somos, independente do que temos. Nosso caráter, nossos princípios, nossos valores, nossos sentimentos e nossa visão de nós mesmos e da nossa vida.

Ter é muito mais fácil do que ser. Podemos comprar “qualquer coisa” que queremos ter, mas jamais poderemos comprar quem desejamos nos tornar. Para ser, é preciso uma transformação. Quem esquece a si mesmo para ter a qualquer custo, perde sua própria alma e sua identidade, ainda que more numa casa linda, ande em um carrão e tenha tudo do bom e do melhor.Se você quer algo, deve imediatamente começar a buscar.

Seja feliz agora, independentemente de onde você more

Seja generoso agora, mesmo sem ganhar tanto dinheiro

Dê o seu melhor agora, antes de ter “aquele emprego”

Comece a escrever o seu livro agora, faça tempo

Comece a empreender agora, busque os meios

Pare de criar desculpas na sua mente para não perseguir os seus sonhos. A minha crença é que primeiro devemos ser para depois ter. Você precisa fazer do seu sonho uma parte da sua identidade.

Se deseja ter um blog, seja um blogueiro

Se deseja publicar um livro, seja um escritor

Se deseja ter um podcast, seja um podcaster

Se deseja empreender, seja um empreendedor

Se deseja ser um líder, seja um líder

Seja primeiro para depois fazer. Fazer não é simples, exige dedicação, comprometimento e foco. O caminho pode se desafiador, você precisará perseverar, ser persistente e determinado(a). Apenas assim você construirá algo na sua vida.

Ter é a consequência de ser e fazer. Não espere ter algo para então ser alguma coisa.

Em qual pessoa você deve converter-se hoje para buscar os seus sonhos?

Quais compromissos você deve assumir para alcançá-los?

Comece agora!!!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.