Sempre em frente!

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 30 de junho de 2021

Claudio Zanutim (*)

Certamente você já ouviu o termo: “Keep moving forward”, traduzido do inglês: “continue seguindo em frente”, não é?

Certa vez estava com o professor Clovis de Barros Filho em uma palestra e ele contou uma história que viveu com seu pai, em determinado momento ele ouviu do pai: “ Para trás , nem para pegar impulso menino”

Faz tempo que muitos de nós, somos encorajados a seguir em frente, mesmo quando as coisas não vão tão bem. Há até quem diga: “sabemos que o barco está furado, mas não pare de remar”. E quer saber de uma coisa? É verdade!

Até ícones como Walt Disney, precisou de um bordão que funcionasse como um mantra quando as coisas iam de “mal a pior”. Sim! Walt Disney foi o autor do lema: Keep moving forward, que em 65 anos de vida foi produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo, cofundador da The Walt Disney Companye criador da Disneylândia, e mostrou a todos que não existia apenas dias de glória.

Ele que conseguiu ir da pobreza à riqueza em meio a muitos tropeços, o que incluiu cinco pedidos de falência. Walt entendeu que não importava o que lhe acontecesse: “ele precisava seguir em frente”. Isso se chama determinação com persistência.

Falando em determinação. Uma conduta que visa tomar uma decisão assumida por algo ou alguém, ter segurança, persistência ou firmeza, você diria que tem tais características? Ou você é daquele tipo que diante de qualquer dificuldade se joga no mar da lamentação?

A determinação é um fator essencial para quem busca o crescimento pessoal e profissional e é a característica principal dos campeões. Quem é determinado não apenas sonha, mas imagina, constrói e realiza.

Entretanto, não podemos nos esquecer que todos temos uma força interna que surge em momentos de dificuldade, ao que muitos chamam de “força de vontade”. E é exatamente essa energia extra que nos dá força suficiente para seguir em frente, a descobrir saídas em situações que para outros podem parecer impossíveis, que nos elevam e nos motivam. Eu chamo de ENTUSIASMO!

 O conceito da determinação é um embutido que contém paixão, perseverança e uma fé de que a derrota pode ser superada. Tem a ver com uma vontade de vencer os desafios e seguir em frente. Inclusive, determinação é um dos fatores de sucesso na vida.

Muito mais do que qualificações, competências e inteligência (Q.I) uma das características mais procuradas pelas empresas é ter capacidade de seguir em frente quando o plano falha. Todos nós temos um plano até tomarmos a primeira rasteira, e então, depois do tombo, o medo, a vontade de desistir e nos esconder do mundo quase nos tomam por completo.

Na sua jornada você vai levar algumas – muitas – rasteiras, que são dificuldades e obstáculos que sempre aparecem. Essa ideia de vencer e só vencer é uma ilusão. Antes da vitória, sempre tem percalços, vem os dias de disciplina, treino forte e dedicação constante.

O que quase ninguém sabe, é que a determinação é uma característica que quanto mais a usamos mais ela aumenta, nos deixando mais fortes e repletos de energia para alcançar sonhos mais altos. Por outro lado, a falta de determinação também tem esse efeito crescente: quanto menos você acredita em seu potencial, mais difíceis vão se tornando as situações, por mais triviais que elas sejam.

E olhe que eu aprendi isso a duras penas e hoje escrevo este artigo para você , sabendo ainda que a síndrome do impostor tenta me pegar.

Você começa a acreditar ser mesmo incapaz, e que não merece a felicidade. E nessa sintonia negativa, vai se submetendo a qualquer coisa e teme o futuro, evitando novos desafios.

Quando a falta de determinação aumenta, passamos então, a ter sonhos menores, nos acostumamos com o pouco, ou na pior das hipóteses com o resto, ou nada, das situações. Aceitamos, sem contestar, o que a vida nos dá, esquecendo-nos que somos capazes de transformar o mundo ao nosso redor.

Mas, se a diferença entre os campeões e os perdedores é a determinação, por que não modificar isso?

Pesquisas revelam que agora, enquanto você lê este artigo, cerca de 450 pessoas estão tendo alguma ideia brilhante em simultâneo. Isso mesmo! Mais de 450 pessoas no mundo estão pensando na mesma coisa neste exato momento, no entanto, sabe quantas de fato executam a ideia? No máximo duas delas. Apenas duas são determinadas para executar.

Claro que não existe uma fórmula pronta para a determinação e a perseverança. Adquiri-las depende exclusivamente da nossa vontade. Se você é uma pessoa que ainda não está habituada com os caminhos da determinação, é importante ter um foco para evitar que, no meio de seu trajeto, haja dispersão.

Por exemplo: você tem o sonho de fazer um determinado curso, trocar de carro, fazer uma viagem ao exterior, etc. De todos esses objetivos, faça uma análise: qual desejo você deve dedicar mais atenção? Vá em frente! E se der errado? Continue seguindo em frente.

Lembre-se o que disse Michael Tyson: “Todo mundo tem um plano, até tomar o primeiro soco na cara”. Não desista!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos,  Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis.