Qual a importância de falar em público?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Marcelo Salvo (*)

Quando eu era criança, tinha uma enorme dificuldade em falar com pessoas, na escola, e principalmente com meninas, eu tinha vergonha de tudo, de ser julgado, de não encontrar palavras adequadas, de sofrer bullying por falar alguma bobagem e provavelmente a baixa autoestima, me fez ser um garoto tímido e calado.

Apesar de tudo isso, meu sonho era ser ator e essa dificuldade tinha que ser superada, caso contrário seria impossível realizar meu sonho.

Somente com 19 anos entrei em um curso de teatro e durante muitos anos, existiu uma evolução enorme do que eu era para o que sou hoje.

Junto com a minha profissão de vendas, fui juntando peças na minha construção como pessoa e profissional, o que me ajudou muito como ator, vendedor, líder e como pessoa.

Falar em público com desenvoltura, de forma clara, realizando bons discursos e muitas vezes influenciando pessoas a tomarem caminhos diferentes, me fez acreditar em um futuro melhor e ter um propósito de vida.

Com o tempo percebi que falar em público e realizar uma boa apresentação, te posiciona como uma autoridade do assunto, te diferencia em relação as outras pessoas gerando melhores oportunidades, atrai clientes para o seu negócio, o que explica os meus resultados no mundo corporativo.

Além disso melhora a comunicação na vida pessoal e profissional, estabelece maior credibilidade e fidelidade dos clientes internos e externos, nos tornando um convidado (a) desejável em eventos, o que facilita e abre oportunidades nos negócios e na carreira.

Em um determinado momento na minha carreira como gestor, percebi que os resultados do meu canal, eram tão bons ou melhores que outros canais de venda da empresa, pois nós representávamos 50% do faturamento da empresa com uma equipe menor do que as outras, então pensei, porque será não éramos tão reconhecidos dentro da organização? E passei a melhorar minhas apresentações e contar cases de sucesso durante o discurso.

O Resultado foi que no termino de uma reunião de resultados para gestores de outros setores, as pessoas vieram me procurar para dizer que não imaginavam que o meu canal tinha uma participação tão expressiva como havia mostrado.

Esse foi um exemplo que mostra o quanto é importante dedicarmos tempo para fazermos um planejamento do discurso e criarmos de plano de ação, que envolve a criação de um roteiro, um ppt com poucos slides, e a utilização do storytelling, que faça as pessoas percorrerem um caminho de começo, meio e fim. 

Quando criei minha consultoria em 2017, com objetivo de ajudar pessoas e empresas por intermédio da educação corporativa, focando em treinamentos, jogos e palestras comportamentais, percebi que um dos temas que não poderia deixar de abordar, seria sem dúvidas nenhuma as técnicas de apresentação com storytelling, que vem até hoje ajudando empresas e profissionais a conquistarem melhores resultados.

Um profissional não pode se limitar apenas em ser um grande especialista, ele precisa se aprimorar na venda de sua imagem para encontrar a melhor empresa para ele trabalhar, ele precisa conseguir passar a mensagem de valor de algum conceito, de um projeto, produto ou serviço. Quando ele estiver pronto para isso, sua carreira dará uma grande guinada.

A arte da eloquência, oratória e retórica, trata-se do poder da palavra, ter uma capacidade enorme de falar para um público que pode variar entre 1 ou infinitas pessoas. Hoje a internet consegue fazer isso pelas redes sociais.

Levou tempo para eu entender que a comunicação é o pilar mais importante da evolução humana e ela é um exercício diário de superação e entendimento de nós mesmos.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, é diretor da Atitude Profissional Educação Corporativa. Com 30 anos de experiência em vendas é graduadoem Administração e Artes Cênicas – Ator, com especializado em Gestão de RH e pós graduado em Marketing e Negociação e Vendas pela FAAP .  Professor de Pós e MBA na B. I. International e Senac , é também Escritor do livro Atitude Profissional.