Onde você coloca o seu Foco?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Octavio Alves Jr. (*)

A cada instante, cada um de nós toma uma decisão muito importante para a nossa vida e para os nossos resultados: onde colocar o nosso foco. E onde decidimos focar, nossos pensamentos e emoções irão atrás.

Os problemas, obstáculos, restrições e adversidades que surgem em nossa vida não são em si bons ou ruins. Nossos pensamentos é que atribuem a eles uma conotação positiva ou negativa. Então, a maneira como vibramos em cada situação é muito relevante.

Quando vibramos com emoções negativas, nosso corpo e nosso cérebro se preparam para algum problema ou ameaça e nosso foco fica mais restrito. Nosso comportamento fica direcionado apenas para lidar com o “perigo”. Quando vibramos com emoções positivas, nossa criatividade se expande e nossa capacidade de construir relacionamentos fica potencializada. E tudo isso acaba influenciando a forma como significamos as nossas experiências e como obtemos os nossos resultados.

Você escolhe onde colocará seu foco, logo foque apenas no que você controla. Quando você foca naquilo que não controla, você atrairá para a sua vida ansiedade, estresse, frustração, decepção e sofrimento. Em contrapartida, ao focar naquilo que você controla, você toma as rédeas da sua vida e se torna responsável por seus resultados.

A ideia do copo meio cheio ou meio vazio depende da nossa interpretação. Se focamos no copo meio vazio, temos a tendência a focar naquilo que nos falta. Se focamos no copo meio cheio, é porque colocamos foco naquilo que já temos. Como nossos comportamentos são repetitivos, este padrão se repetirá em todos os aspectos da nossa vida. O ideal é sempre olhar para o copo meio cheio e colocar nossa energia naquilo que já conquistamos.

Mantendo a nossa consciência naquilo que já temos e, principalmente, naquilo que controlamos, nos permitirá tirar o máximo proveito de cada experiência e nos trará uma grande vantagem em relação aos obstáculos e às restrições que surgirem em nossa vida.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.