Mobilidade urbana e de carreira

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 30 de março de 2022

Alessandro Saade


É sério que você juntou estes dois temas??? Sim juntei!

Estamos sempre em movimento: na vida, na carreira, nos estudos, nas relações, no trânsito… Nada mais natural que trazer mobilidade como tema transversal deste Radar do Saade.

STARTUP TRAZ NOVA VISÃO PARA A RECICLAGEM DE CARROS

Sabe aquele desmanche de carro irregular, onde os investigadores policiais das séries de tv vão buscar provas? Pois está com os dias contatos. Segundo matéria do Estadão, anualmente 500 mil carros são desmontados no Brasil para reaproveitamento de peças. Nos últimos quatro anos a Siderúrgica Gerdau reciclou 50 mil veículos, separando os diferentes metais e realimentando a indústria. 

É de olho neste mercado que startups estão surgindo para dar mais agilidade e controle no recebimento dos veículos, desmonte correto, armazenagem e venda das peças para sua reutilização. É a economia circular ocupando seu espaço.

AINDA FALANDO EM CARRO, É A VEZ DA STARBUCKS (!?) ENTRAR NO JOGO

Não sei se todos conhecer a premissa da Starbucks, de ser o terceiro lugar na vida das pessoas. Na construção da sua estratégia, entenderam que as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas no trabalho. O segundo lugar é a casa. Definiram que queriam ser, e seriam, o terceiro lugar onde as pessoas passariam seu tempo. Acredito que tenha dado certo rsrs

Pois agora, fortalecendo esta premissa, e de olho num mercado que em 2030, somente nos Estados Unidos, terá 26 milhões de veículos elétricos, a gigante do café deseja ser o principal ponto de abastecimento dos veículos elétricos. Estima-se que que a infra precise crescer 10 vezes para atender a demanda dos “postos de gasolina” do futuro!

E POR FALAR EM ELÉTRICO, LÁ VEM A MOBYLETTE

Quase 50 anos depois do lançamento da sua primeira versão, ela está de volta: a Caloi Mobylette.

[Momento Direto do Túnel do Tempo: com certeza a maioria dos leitores não tem noção do que estou falando. Ou sabem o que é, mas nunca viram ou andaram nela. A Mobylette era uma motinho com 50 cilindradas muito utilizada por adolescentes em jovens, pois não exigia nenhuma licença para pilotá-la.]

Idade entregue e produto explicado, a volta da marca – e do produto totalmente reestilizado – vem com uma pegada sustentável. Agora ela é elétrica e busca ocupar um espaço na cabeça e no bolso dos consumidores e, é claro, nas ruas. A briga vai ser boa.

SAINDO DA MOBILIDADE URBANA PARA MOBILIDADE PROFISSIONAL, COM NOVAS PROFISSÕES E NOVOS DIPLOMAS

Não sei se o termo é comum a todos vocês, mas as profissões são regulamentadas no país por meio da Classificação Brasileira de Ocupações, ou CBO. Ele define conhecimentos, habilidades e competências necessárias para que um profissional seja reconhecido como apto para determinada profissão, desde um curso médio técnico até o curso superior mais complexo.

De tempos em tempos o governo atualiza a base, criando novas ocupações, novos CBOs, como acaba de fazer novamente. Nesta leva, são reconhecidas as profissões de somelier, skatista profissional, condutor de turismo náutico, tecnólogo de agronegócio, obstetriz e muitos outros. Confira na matéria.

Existem diversos caminhos para seguir em frente. Escolha o seu, prepare-se e conquiste seu espaço.

Alessandro Saade – Fundador dos Empreendedores Compulsivos, é também executivo, autor, professor, palestrante e mentor.  Possui mais de 30 anos de experiência atuando com grandes empresas e startups brasileiras, tornando-se referência no universo do empreendedorismo no Brasil. Formado em Administração pela UVV-ES, com MBA em Marketing pela ESPM e mestrado em Comunicação e Mercados pela Cásper Líbero, especializou-se em Empreendedorismo pela Babson College e em Inovação por Berkeley. Atualmente é Superintendente Executivo do ESPRO, instituição sem fins lucrativos que há 40 anos oferece aos jovens brasileiros a formação para inserção no Mundo do Trabalho.