Esperançar, é simples, é grátis e faz muito bem!

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 02 de setembro de 2020

Pérsio Alberto Mandel (*)

Nesta semana, completamos 6 meses (meio ano) do início da pandemia em São Paulo. Ninguém imaginava que estaríamos vivenciando esta época de crise. Podemos ver uma crise como um grande problema (e é a maior crise que estamos passando) e este problema é de todos. Não conheço uma pessoa que não tenha sido afetada por esta pandemia.

Mas tem uma outra forma de ver a crise -uma crise é uma ótima oportunidade para mudanças. 

Convido você que está compartilhando do seu precioso tempo, para interagir comigo. O Convite é para praticarmos um verbo, pouco usual mas que é fundamental nesta fase da vida de cada um.

Trata-se do verbo ESPERANÇAR.

 De acordo com o Dicionário Online de Português (https://www.dicio.com.br/esperancar/), Esperançar é “Ocasionar ou possuir esperança; animar ou animar-se”

Segundo o grande pensador da educação Paulo Freire, “Esperançar é se levantar,  esperançar é it atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir”.

O filósofo Mario Sérgio Cortella reforça que “é preciso olhar e reagir ao que não tem saída”. Ele afirma que precisamos “deixar a zona de conforto para nos lançar em novas perspectivas e provocar as mudanças que se fizerem necessárias”.

Atuando profissionalmente com inovação, tenho sensibilizado as pessoas ao mal que fazemos a nós mesmos, mantendo hábitos adquiridos durante nossa vida e que nesta época de pandemia precisam ser alterados sob pena de não evoluirmos como pessoas e como sociedade. É por isso que precisamos praticar o Esperançar. Não basta apenas ter esperança, é fundamental uma atitude de agir na busca desta esperança, pois sem esperança não haverá um futuro de bem estar e de prosperidade.

   Você pode perguntar, como praticar o esperançar?

Compartilho de algumas dicas que eu tenho praticado comigo, e que geram bons resultados.

  1. Acorde, pensando o que você faria de bom, se não houvesse o amanhã. Faça uma lista das coisas simples que você quer fazer e que vão trazer uma sensação boa. Faça estas coisas e avalie se você está feliz com os resultados alcançados.
  2. Seja gentil com as pessoas e você verá como elas serão gentis contigo. Um bom dia, um obrigado, e mesmo um pedido de desculpas, trazem uma boa sensação ao final do dia.
  3. Sonhe e trabalhe para concretizar os sonhos. Nada é mais revigorante do que atingir os desafios e realizar os sonhos.
  4. Esteja com as pessoas que você gosta e que te querem bem. Se não dá para estar presencialmente junto, use os canais digitais. É triste ter a sensação da solidão
  5. Comemore o dia a dia, pois é somente esperançando o presente que alcançaremos um futuro de bem estar e prosperidade.

Finalmente compartilho um ensinamento que aprendi a mais de duas décadas, e sigo diariamente. “Um pequeno passo representa grande distância para quem apenas espera o tempo passar”.

Comece agora a esperançar……você será um vencedor!!!

(*) É membro da iniciativa Empreendedores Compulsivos, Químico (UNICAMP), pós-graduação em Administração de Empresas (FGV). Sócio da AKIA Assessoria Empresarial LTDA. com foco em Inovação Estratégica. Coautor do livro “Organizações Inovadoras do Setor Financeiro”. Organizador do livro “Aqui tem Inovação”. Professor convidado no Curso Gestão da Inovação na UFABC. Vencedor do “Bronze Winner in the region of Latin American”no Reimagine Education 2019