Como anda a sua capacidade de concentração?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 14 de julho de 2021

Octavio Alves Jr. (*)

Nós vivemos um momento desafiador, que coloca diante de nós uma série de demandas e impulsos que comprometem a nossa capacidade de manter o foco e a concentração.

Vivemos hiper conectados, cada aparelho e cada aplicativo nos provoca com mensagens o tempo todo. O trabalho remoto, exige muito do nosso cérebro. Reuniões on-line são mais desgastantes.

Com a acelerada digitalização dos processos nas empresas, potencializada pelos efeitos da pandemia, cria-se na população um sentimento de insegurança com a sua capacidade de geração de renda. Se não bastasse tudo isto, tem o isolamento social, que impacta muito o nosso espairecer e os relacionamentos com amigos e familiares, dificultando que o nosso cérebro se desconecte da realidade.

Tudo isto está colocando a prova a nossa capacidade de concentração e foco.

Para me manter eficaz e produtivo, eu incorporei na minha rotina algumas táticas para preservar o meu cérebro, de maneira a favorecer meu raciocínio, capacidade de compreensão, concentração e meu foco.

Hidratação – o cérebro gasta muito energia para pensar conscientemente e manter o foco, estar sempre hidratado ajuda neste processo.

Nuts (castanhas, amêndoas, etc..) – Os “nuts” tem compostos que ajudam a química do nosso cérebro. Aprendi isto com uma neurocientista no MIT.

Respiração – a tensão, estresse e ansiedade nos fazem respirar mais rápido e mais curto. Procuro então respirar mais profunda e lentamente, isto ajuda a eu me manter no agora com o foco mais afiado.

Técnica pomodoro – na medida do possível eu divido o meu dia em blocos de 30 min. Trabalho duro e focado por 25 min e descanso 5min. Nestes 5min eu me movimento, faço alguma atividade motora, que ativa a minha criatividade e o meu subconsciente, que me ajuda a conectar os pontos no meu cérebro de uma outra forma, tive grandes insights desta forma!!!

Além disto, estes valiosos intervalos de descanso dão um tempo para meu cérebro se recompor. Pense nisso!!

Até a próxima!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.