Celebrar é importante!

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 06 de maio de 2020

Luiz Felipe Pateo  (*)

Costumo dizer em minhas palestras ou aulas que celebrar é importante! Somos, muitas vezes, condicionados à celebrar apenas grandes “eventos”: uma venda recorde, um prêmio, a liderança do mercado, aniversários, nossa casamento, dia dos pais, das mães, etc…

Digo que é importante também celebrar as pequenas conquistas diárias como um trabalho concluído com êxito, a resolução de um erro desafiador de uma planilha, a meta de vendas do dia, uma receita nova de comida que deu certo, uma pequena novidade do filho, essas coisas…

Comemorar pequenas vitórias nos ajuda a elevar nosso padrão vibratório para o positivo, atraindo boas energias, ajudando e estimulando ainda mais novas conquistas e blindando nossa mente do negativismo do mundo.

Sim, precisamos blindar nossa mente de coisas negativas, que nos deixam tristes, preocupados, amedrontados ou receosos!

Repare: ao ligarmos a TV para ver o noticiário, quase a totalidade do tempo ouvimos notícias pesadas. É o COVID-19 que faz cada vez mais vítimas fatais ou não; é o governo com suas crises políticas; é o dólar que disparou; e tudo mais que você está cansado de ver.

Aí você resolve “espairecer” nas redes sociais. No entanto, além de encontrar uma série de posts que não agregam nada, também encontra uma série de compartilhamentos de desgraças, fake news e brigas políticas!

Analisando friamente, seria muito melhor ouvir ou ler notícias de pessoas se curando, conseguindo empregos, conquistando sucesso, realizações positivas dos governantes, não é? Mas isso não vende! Não atrai o publico.

E tem uma explicação!

“Pimenta nos olhos do outro é refresco”.

Você certamente já ouviu falar esta frase, não é?

Cientificamente, isto tem um nome: Schadenfreude. A palavra complicada tem origem alemã. Schaden significa dano, e freude, alegria. Ou seja, o ser humano tende a a ter uma alegria pelo dano. E isto pode ter diversos motivos.

Um estudo realizado pela Universidade de Princeton, aponta diversos motivos como inveja, rivalidade ou ainda um certo instinto de sobrevivência. Um alívio por algo acontecer com o outro e não a si mesmo.

Blinde sua mente!

Para sair deste estado de Schadenfreudetemos que blindar nossa mente. Fazer isto é muito mais simples do que você imagina, basta ter um pouco de disciplina e incluir na sua rotina:

  • Celebre as pequenas conquistas do dia a dia! Sempre;
  • Procure ler algumas páginas de livros ou artigos com mensagens positivas diariamente;
  • Periodicamente, tente assistir à um filme ou série alegre. Alterne com aquelas mais “violentas” que tanto gostamos.
  • Escute música boa, sem letras apelativas. Cante, dance se quiser… divirta-se!
  • Curta estes momentos de isolamento com a família. Converse, jogue, conte piada.
  • Faça uma atividade física, mesmo dentro de casa.
  • Agradeça diariamente. Ore, se for de seu costume. 

Em pouco tempo verás como pequenas mudanças tornam nossos dias mais leves. Quanto mais POSITIVO você estiver, menos você vai querer ver coisas NEGATIVAS. E assim, produzimos mais, conquistamos mais e celebraremos muito mais!

E por falar em Celebrar…

Aqui nos Compulsivos temos o hábito de celebrar nossas conquistas. E esta semana estamos celebrando bastante!

Celebramos a conquista de uma nova coluna nas redes sociais da Radio Bandnews Fm com pílulas de dicas aos pequenos empreendedores para ajudar a enfrentar a crise neste período e COVID-19.

E estamos celebrando também um marco de muito orgulho: está é a nossa coluna número 52 aqui no Jornal Empresas e Negócios. Isto significa um ano compartilhando nossos conhecimentos e nossas cicatrizes com vocês leitores! Estamos muito felizes! E que venham mais…

Até a próxima!

#tenhacicatrizes

(*) É Empreendedor, Mentor, Professor e Palestrante. CEO dos Empreendedores Compulsivos, possui mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP, especialização em Marketing Digital pela The Wharton School e é bacharel em Comunicação Social pela ESPM.Atualmente roda o Brasil impactando empreendedores PME dos mais diversos segmentos, ajudando-os a crescer e se consolidar, por meio da metodologia dos Compulsivos.

 Siga-nos no Insta, Face e Linkedin: @empreendedorescompulsivos