As 4 Capacidades de Liderança – O Líder Incompleto

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Octavio Alves Jr. (*)

O modelo do líder incompleto está dividido em quatro capacidades de liderança: Sensemaking, Relating, Visioning e Inventing. É chamado incompleto, pois quase ninguém possui todas as capacidades ao mesmo tempo.

Sensemaking é a capacidade de entender o cenário e a complexidade das coisas. É aceitar que somos falíveis. Quando estamos cientes das nossas fraquezas, podemos nos cercar de pessoas com as competências que nos faltam para encontrar as melhores soluções juntos. E devemos sempre colocar nosso foco nas coisas que controlamos.

Relating é a capacidade de se relacionar e de cooperar com os outros. Na medida em que entendemos que somos incompletos, buscamos nos relacionar com pessoas que nos completem. Estamos na era do netweaving e o grande desafio é nos relacionarmos com pessoas que veem o mundo de maneira diferente da nossa.

Visioning é a capacidade de coconstruir uma visão inspiradora de futuro. As pessoas vão seguir o líder se conseguirem se conectar com ele ou ela. Mostrar as fraquezas aproxima o líder da equipe e cria laços emocionais, fomentando a criatividade e intuição. Cocriar a visão de futuro, engaja e integra poderosamente a equipe, o resultado vai ser extraordinário!

Inventing é a capacidade de inventar coisas novas. Não adianta usar as soluções do passado para resolver as questões de hoje. É preciso criar novos hábitos e pensamentos, mudar comportamentos, experimentar novas formas de trabalho e buscar soluções mais criativas para os problemas.

A competitividade e inovação virão da capacidade do líder de se autoconhecer e conhecer a sua equipe, reconhecendo e valorizando a singularidade de cada um, incentivando que tragam para a mesa o que tem de melhor. Desafiando-os a aperfeiçoarem-se sempre e criando conexões e significados positivos a todos.


(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.