A importância da Pergunta Certa

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 01 de julho de 2020

Pérsio Alberto Mandel (*)

Estamos em uma época única para todos nós. Não passamos em nossas vidas por nenhuma outra ocasião que tenha nos afetado, pessoalmente e profissionalmente, tanto quanto a que vivenciamos em 2020.

Na década de 1990, fui um dos facilitadores de um programa empresarial que tinha como objetivo a preparação de uma organização para os “Novos Tempos”. Naquela situação, dizíamos que “Nada é mais constante que a mudança”. Eu estimo que estas novas mudanças serão muito desafiadoras para todos nós.

Agora estamos à beira de um novo tempo, o qual alguns chamam de “Novo Normal”. Eu entendo que este novo tempo será um “Novo Diferente”, pois será criado, não uma simples volta aos cenários antigos. Certamente experimentaremos novas experiências e vivências.

Em um artigo anterior (Inovação por um mundo melhor!), convidei você a refletir sobre a inovação como uma competência fundamental para esta nova era, o Novo Diferente.

Em sua obra Uma pergunta mais bonita, Warren Berger, já na introdução, faz uma provocação que quero compartilhar com vocês: “Se o questionamento é o ponto inicial para a inovação, o que as empresas e seus líderes podem fazer para encorajá-las e explorá-las? E como podemos reacender em cada um de nós a faísca do questionamento, passando a usar essa ferramenta tão poderosa como um meio para repensar e reinventar nossas vidas?”.

Peter Drucker, reconhecido como uma das mais renomadas referências na administração moderna, costumava fazer outra provocação:

“O trabalho mais importante e mais difícil não é encontrar a resposta correta, mas fazer a pergunta certa”.

Como saber qual é a pergunta certa a fazer nestes tempos de pandemia?

Eu sugiro dar um passo para trás antes de “fazer acontecer”, permitindo que você tenha um tempo para questionar e buscar alternativas. A pergunta certa é aquela que leva apenas à resposta certa, e a resposta certa ajuda na identificação das oportunidades.

Caso o seu questionamento seja para a identificação de problemas ou análise de situação, a pergunta certa deve começar com POR QUE. Este tipo de pergunta pode ajudar na obtenção da causa-raiz, ou seja, daquilo que realmente é o problema a ser atacado.

Com a situação mais clara, e se a sua necessidade é de identificar alternativas para a solução, a pergunta certa deve começar com E SE. Este tipo de pergunta vai auxiliar no uso da criatividade para elaborar soluções que levarão à resposta certa.

Para implantar a solução, a pergunta certa deve começar com COMO. Este tipo de pergunta permite elaborar um plano de ação que ajudará a passar por esta fase da pandemia.

Deixo a você outra provocação, a qual, particularmente, uso constantemente:

“Em tempos como este, a capacidade de fazer grandes, significativas e belas perguntas – e tão importante quanto, saber o que fazer com elas, uma vez que tenham sido levantadas – pode ser o primeiro passo para abandonarmos velhos hábitos e comportamentos enquanto abraçamos o novo”(John Seely Brown).

Convido você a buscar as perguntas certas, que levarão a respostas certas, já que respostas certas farão a diferença na sua vida profissional e pessoal.

Conte comigo nesta jornada pelo “Novo diferente”.

Pérsio Alberto Mandel

(*) Membro da iniciativa Empreendedores Compulsivos, Químico (UNICAMP), pós-graduação em Administração de Empresas (FGV). Sócio da AKIA Assessoria Empresarial LTDA. com foco em Inovação Estratégica. Coautor do livro “Organizações Inovadoras do Setor Financeiro”. Organizador do livro “Aqui tem Inovação”. Professor convidado no Curso Gestão da Inovação na UFABC. Vencedor do “Bronze Winner in the region of Latin American”no Reimagine Education 2019


One comment on “A importância da Pergunta Certa
    Levy Waisbich

    Belo artigo, mudanças de visão, observação dos novos cenários, ponderação ao emitir opiniões e na tomada de soluções podem ser bons utensílios para enfrentar os diferentes desafios pós pandemia.

Leave a Reply