A Adaptabilidade é a Rainha das Competências

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 07 de outubro de 2020

Octavio Alves Jr. (*)

O que adaptabilidade?

A adaptabilidade é a aptidão de viver em condições diferentes daquelas as quais você está naturalmente acostumado.

Nós vivemos em um mundo que nos apresenta diariamente muitos desafios e nos deixa com tão poucas certezas.

Devido à pandemia, transformações tecnológicas que começariam a ser realidade em 2030 ou 2035 foram todas antecipadas para ontem. Com isto tudo a nossa volta está mudando rapidamente. Estamos passando mais tempo em casa, em isolamento social de vários meses, logo estamos todos desejosos por fazer conexões. O isolamento também fez com que muitos de nós buscassem novos hobbies, como jogos, culinária ou entretenimento. Estamos também bem mais conscientes sobre a nossa saúde. Rapidamente estamos precisando aprender a fazer tudo online. Estamos todos passando mais tempo com nossas famílias e filhos, o que traz incontáveis desafios dependendo da forma como você vai significando estas relações.;

Se não bastasse tudo isto, as transformações em nossa vida podem ser pessoais ou profissionais. Um novo namoro ou um casamento, o nascimento de um filho, a perda de um ente querido. Todas estas são transformações pessoais com as quais precisamos adaptar-nos o mais rápido possível. Profissionalmente somos também muito demandados a adaptar-nos. Quando mudamos de emprego, por vontade própria ou por demissão. Uma outra chefe, um outro departamento, um novo ERP ou uma mudança radical no modelo de negócios.

Por toda esta demanda infinita, eu creio que a adaptabilidade é uma das principais competências para que você desenvolva. Tornar-se mais adaptável é o mais inteligente que você pode fazer pela sua vida neste século XXI.

Na medida que você não se adapta com facilidade, conseguirá obter menos proveito das novas tecnologias e inovações. Como as mudanças e as transformações são inevitáveis, então é melhor administrá-las de maneira positiva, tirando o que cada momento tem de melhor.

O “Stephen Hawking”, um dos mais renomados cientistas do século XX certa vez disse:

Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.

É verdade!! Algumas pessoas possuem esse comportamento mais latente, outras apresentam certa dificuldade em lidar com mudanças, mas todos podem e devem desenvolver e fortalecer essa competência.

Nós não temos controle sobre tudo isto que está mudando a nossa volta, o único que podemos fazer é controlar como nós nos sentimos com relação a estas mudanças. A grande verdade é que todo mundo gosta de mudanças, mas ninguém quer mudar. Especialmente porque mudanças significam sair da nossa zona de conforto, e isto é algo que muitos de nós evita sempre.

No trabalho, não adianta ter o mais alto nível intelectual, diplomas das melhores faculdades e ampla experiência, se você não utiliza todo esse conhecimento para adaptar-se a novos cenários do mercado de trabalho, poderá enfrentar problemas.

Como se tornar mais adaptável?

  1. Foque no resultado

A maioria de nós é refratária a mudanças. É preciso encarar as novas regras como oportunidades e não como obstáculos. Foque no resultado e não nas dificuldades. Identifique os benefícios e ganhos que podem vir na sua direção em consequência da mudança.

2) Identifique e reconheça seus sentimentos

O medo nos bloqueia. Entenda como o medo se processa dentro de você. Perceba que os seus sonhos estão todos fora da sua zona de conforto. Conhecendo-se melhor, você pode identificar as razões que o levaram a esse estado emocional e a sair dele mais rapidamente.

3) Assuma o controle

Ter a consciência de que os resultados que você tem na sua vida são sua responsabilidade é fundamental para começar a avaliar as suas experiências de outra forma e com isto começar a aprender com as lições que a vida tem te apresentado. Enquanto você continuar tercerizando a responsabilidade pelos seus resultados, você terá muito mais dificuldade em evoluir.

4) Tenha pensamentos adequados

O nosso futuro vai sendo construído pelas decisões que tomamos no nosso dia a dia. A maioria destas decisões é tomada pelo nosso inconsciente. Os seus pensamentos que você tem repetidamente vão ficando programados no seu inconsciente e, portanto, vão definindo como será o seu futuro.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.