2022 é depois de amanhã! O que esperar deste novo ano?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Luiz Felipe Pateo (*)

Honestamente, eu não sei! Se soubesse, acho que estaria rico! Mas o que a vida ensina ao empreendedor, as cicatrizes que acumulamos ao empreender é o que importa. São elas que nos deixarão mais preparados para enfrentar possíveis novos desafios, novas adversidades.

Nos últimos dois anos, a pandemia do COVID-19 nos ensinou muita coisa. O empreendedor teve que apreender a se reinventar “na marra” para tentar sobreviver. Infelizmente, alguns não conseguiram, outros literalmente sobreviveram e, felizmente, alguns tiveram algum sucesso e até cresceram.

O fato é que o mundo anda muito esquisito. Não conseguimos prever o que pode acontecer. Em 2021, tivemos a vacina, a vida começou, vagarosamente, a retomar sua rotina. Mas, quando tudo parecia caminhar bem, surgiram novas adversidades:  apagão no Facebook, Instagram e Whatsapp, ferramentas de vendas para muitos pequenos empreendedores. Novas variantes do COVID-19 e agora novo surto de H1N1.

Então, meus caros empreendedores, se eu puder dar uma dica para você é: esteja preparado para 2022!

Prepare seu negócio para vender multicanal: presencial, online, redes sociais. Não fique na mão de um único canal, de uma única ferramenta. Tenha uma lista de clientes e seus contatos. Relacione-se com estes clientes. Entenda suas necessidades e esteja pronto a oferecer novas soluções. 

Esteja atento! Fique antenado ao que está acontecendo no mundo. Procure se antecipar, ou pelo menos, reagir rápido.

2022 trará certamente muitas “surpresas”. Não só em termos de pandemia, mas no cenário político-econômico do Brasil. Lembre-se: 2022 será um ano de eleições presidenciais, estaduais e do congresso nacional. O país está polarizado. Especialistas preveem eleições repletas de fakes news, robôs, etc. O mundo estará de olho nas eleições do Brasil. O mercado financeiro estará de olho.  

Não sabemos como se comportará o dólar, o petróleo, o preço dos alimentos, enfim, a inflação.

Todos estes fatores serão grades desafios para o empreendedor brasileiro. Não importa se você é micro, pequeno, médio ou grande. Fique atento! Esteja preparado!.

Que seu 2022 seja repletos de conquistas! Que as cicatrizes dos últimos anos, sejam aprendizados para o novo ano que começa e que as novas cicatrizes que surgirem não sejam profundas!

Em 2022 os Empreendedores Compulsivos continuarão aqui, neste espaço do Jornal Empresas e Negócios, em nosso Podcast, canal do Youtube, redes sociais e treinamentos presenciais e on-line, trazendo muita informação e conteúdo para você.

Obrigado por nos acompanhar!

Feliz Ano Novo! #tenhacicatrizes

(*) É CEO dos Empreendedores Compulsivos, é Empreendedor, Mentor, Professor e Palestrante.  Possui mais de 20 anos de experiência como executivo de marketing e vendas. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV-SP, especialização em Marketing Digital pela The Wharton School e é bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Autor do livro Empreendedorismo publicado pelo ESPRO e Colunista na Radio BandNews FM.  Atualmente impacta os  empreendedores PME dos mais diversos segmentos, ajudando-os a crescer e se consolidar, por meio da metodologia dos Compulsivos.