1.440 MINUTOS – UM ANO À FRENTE

Claudio Zanutim (*)

Ufa! Que ano este de 2020, para muitos, extraordinário. Para outros muitos, foi fantástico, para outros desafiador e cheios de obstáculos. Para alguns, um desastre tremendo e um ano para esquecer. Contudo e apesar de 2020, quero deixar alguns insights para você, leia este artigo…

Você faz parte daquele grupo de pessoas que deixa tudo para a última hora? O final do ano chegou e lá estava você correndo dentro do supermercado atrás dos ingredientes da sua ceia, percorrendo as lojas que estavam quase fechando em busca dos presentes e atrasado com o preparo dos pratos?

 Você se enquadra no maldito mantra popular: O povo brasileiro faz tudo no último momento?

Se sua resposta for sim, talvez, ou quem sabe, eu tenho uma boa notícia para você. Isso não é tão ruim assim!

Um estudo baseado na Neurologia mostrou que quando o assunto é deixar para a última hora, nem tudo se trata de pouco caso, desinteresse ou procrastinação.

Contrariando o “modo politicamente correto” e seus termos, existem inúmeras pessoas que se sentem excitadas com a falta de tempo e devido a isso produzem mais e melhor na última hora.

Uau, talvez você esteja chocado (a) não é mesmo?  Mas sim, o jeitinho brasileiro não é tão vilão assim. Fato!

Alguns estudos mostram que a falta de tempo, para algumas pessoas, estimula o aumento da liberação de noradrenalina (é um hormônio e também um neurotransmissor do sistema nervoso simpático que é responsável por diversas funções no corpo. A função primordial do seu mecanismo de ação é preparar o corpo para uma determinada ação. Por isso, é conhecida como uma substância de “luta ou fuga”), possibilitando que organismo tenha uma resposta rápida às situações de emergências.

Isso explica o porquê muitas pessoas se dão bem nas provas, mesmo estudando apenas na véspera do concurso, por exemplo.  Desvenda como elas obtêm sucesso em relatórios elaborados em cima da hora ou esclarece como os comércios atingem seus maiores lucros em dia mais atípicos como o dia 01 de janeiro.

Afinal de contas, quem está certo, a formiga que se prepara para o inverno e estoca seu alimento com antecedência ou a Cigarra saltitante que não tem preocupação nenhuma com o futuro?

Não existe certo ou errado, o que existe são organismos e perfis diferenciados!

Vamos acabar com essa história de culpa? Sejamos sensatos, você sabe quando está procrastinando porque tem medo de mudanças, não quer sair da zona de conforto ou porque deseja se recompensar com o descanso além do normal, por exemplo.

Então se você é o tipo de pessoa que funciona na última hora, ok. É por sua conta e risco, contanto que você realize suas metas com qualidade, tudo bem!

 Não estou orientando uma pessoa que tem dificuldades de execução, organização e realização deixar suas tarefas para a última hora e contar apenas com a sorte de conseguir os resultados que se espera. Nada disso.

Neste caso, nada melhor que o bom e velho método da “formiga”, que trabalha com antecedência. Mas se você é uma pessoa que tem um relatório para entregar na segunda-feira, e hoje, ainda é quarta-feira, por isso você vai adiando, afinal você tem alguns dias pela frente, e só começa a se mexer no domingo à noite porque sente adrenalina pela falta de tempo, você sabe que estou falando com você.

Logo, seu comportamento de deixar tudo para última hora não cabe ao modelo de irresponsabilidade, desorganização ou protelação como intitulam por aí. Tire esse peso sobre seus ombros agora mesmo.

A liberação de noradrenalina para as pessoas deste perfil “da última hora” serve como um remédio no momento de executar.  Se liga aqui numa explicação mais detalhada;

A noradrenalina, também denominada de Norepinefrina, é uma das monoaminas que mais influenciam o humor.

Ela é responsável e relaciona-se com diversas funções no corpo, todavia a função crucial do seu dispositivo de ação é preparar o corpo para uma suposta ação. Por esse motivo, é conhecido como um elemento de “luta ou fuga”.

O interessante é que nos momentos de emoções fortes, surpresas ou alto estresse, o organismo libera a noradrenalina, e neste momento este hormônio desencadeia uma série de reações de adrenalina por todo o corpo fazendo o profissional reagir no calor do momento com mais produtividade.

A noradrenalina liberada em grandes quantidades proporciona sensação de bem-estar, aquela mesma que leva o indivíduo a rir-se dos seus resultados após constatar que deu tudo certo, mesmo na última hora.

É como pular de Bungee Jumping todas as vezes que o indivíduo tem prazos curtos e ainda não iniciou nada. Você funciona assim?

Somente quem vive essa emoção de conseguir atingir as metas de vendas nos 45 minutos do segundo tempo sabe que essa proeza não é para qualquer um.

Por isso, meu caro (a) não tente isso em casa. (Risos).

Por outro lado…

Se você, assim como eu, na busca de ser um profissional extraordinário, produtivo e de alto impacto precisa se organizar com antecedência, bem-vindo.  Nós estamos no mesmo barco!

E me conhecendo, eu adoro quando vem uma dose alta de noradrenalina!

Temos um ano á frente e que tal planejarmos as metas, organizarmos a rotina e gerenciarmos o tempo para o atingimento das nossas metas de forma mais efetiva e com excelência?

E não tem problema se você é semelhante à Formiga que trabalha com antecedência ou mais parecido com a Cigarra que deixa tudo para a última hora, o importante é planejar seu ano e se sentir no controle de sua própria vida.

A essa altura, certamente você já aprendeu muito como evitar e eliminar o desperdício de tempo e entendeu que sim, é possível ser um campeão em vendas, manter um equilíbrio entre o sucesso na carreira, a diversão e o descanso.

Agora vamos ao que interessa…

Estamos chegando a 2021, ou seja, teremos 365 dias à frente para ser e realizar tudo aquilo que ansiamos. Isso não é mesmo fantástico?

E para começar o ano com o pé direito, deixarei 3 exercícios para você trabalhar o planejamento, organizar sua rotina e gerenciar seu tempo, porque se você não tiver uma medição também não terá uma gestão!

Quer você seja uma formiga ou uma cigarra, você precisa medir o seu tempo. Cuidar do que é precioso para você, assim como os homens de sucesso fazem.

 Chegou a hora de você realçar e aproveitar ao máximo cada minuto que você tem para o atingimento de suas metas. Não se trata de receitas prontas, mas de empenho. E aí? bora pescar com a vara que você tem nas mãos?

  • Separe um tempo ininterrupto para planejar o ano.

Planejar seu ano é um bom hábito. Isso lhe ajuda a identificar seus sucessos e a perceber quanta coisa pode acontecer em apenas um ano. Gaste tempo com você, se é que eu posso utilizar o termo “gastar”. Invista tempo em você!

Se você desligar aquela série da Netflix só por hoje, você terá um tempo de sobra para planejar seu 2021 e essa atitude trará mais resultados do que você imagina. Quem disse que o dia mundial da reflexão é 31 de Dezembro, se enganou!

E tem mais, a maioria das pessoas acreditam no fazejamento e tem uma falsa percepção ou uma crença limitante de que este tempo não serve para nada.

Então , muito cuidado, investir tempo em você para planejar, é essencial.

  • Separe pelo menos uma hora de seu tempo para analisar o ano de 2020.

Pegue a sua agenda de 2020 e análise página por página. Observe quanto tempo dos seus 1.440 minutos de vida por dia, você desperdiçou com reuniões desnecessárias, quantas informações podiam ser resolvidas com um e-mail e quais as atividades mais irrelevantes que você executou enquanto outras tinham prioridades?

Um grande amigo meu, estes dias, enviou-me uma fotografia de seu dashboard, e percebeu rapidamente as vantagens, os impactos e os benefícios de medir desta forma. Ele percebeu que havia gasto um tempo demasiado em trânsito, porém percebeu também a quantidade incrível de tempo investida em treinamentos, que ele ministrou e que ele participou.

Quais foram os aspectos mais decisivos para você nas seguintes áreas?

  • Trabalho
  • Contas pessoais
  • Família
  • Saúde e Sono
  • Lazer e diversão
  • Aperfeiçoamento pessoal
  • Planejamento de vida
  • Relacionamentos
  • Espiritualidade
  • Preocupações

(A preocupação é o maior dano que a nossa mente pode nos causar, uma atitude negativa que consome energia e tempo inutilmente e acabamos sofrendo mais pelo fato de estarmos preocupados do que com a causa da preocupação em si).

Quais acontecimentos foram os mais importantes? Faça um breve resumo. A intenção deste exercício é trazer a reflexão do que não foi tão sigficativo ou importante no passado, para evitá-los e os acertos e pontos fortes para ajusta-los e repeti-los.

  • Sonhe Alto

Chegamos ao momento de cortar o “bolo da festa’, eu diria que este exercício é o melhor dos três. Após reviver um pouco sua agenda de 2020, chega de olhar para trás, afinal não queremos virar uma estátua de sal não é mesmo?

 Chegou a hora de listar como será o ano que está à sua frente? O que pode acontecer se tudo correr como esperado? Por que ele será ótimo? Esta na hora de ter o melhor ano de todos os tempos!

Que tal utilizar a planilha de rotinas para listar o ano? Você pode te-la agora mesmo, só clicar no link abaixo:

https://www.claudiozanutim.com.br/loja/produto/planilha-gestao-da-produtividade/

Escreva, desenhe, livre-se de suas expectativas equivocadas e se permita sonhar!

Jorge Paulo Lemann disse certa vez em uma palestra no Insper que sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.

Exatamente! Sonhar é de graça e todos nós podemos. Quero terminar este artigo com muita energia boa e acreditando que o seu e o meu 2021, será de grandes realizações.

Pesnamento positivo não muda nada, o que muda algo de fato, são afirmações positivas diárias diante de um plano de ação bem elaborado, estruturado, aplicado e revisado constantemente.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap