142 views 6 mins

Programação de conteúdo da Fenasucro & Agrocana debaterá cenários e desafios da cadeia produtiva da bioenergia

em Agronews
terça-feira, 02 de agosto de 2022

Feira, que ocorre entre os dias 16 e 19 de agosto, apresentará novidades para o setor e promoverá discussões para que o segmento seja mais verde, integrado e competitivo

A cada nova edição da Fenasucro & Agrocana aumenta mais a atenção para que os investimentos em toda a cadeia produtiva da bioenergia sejam pensados de forma global e com sustentabilidade. Além da possibilidade de investir em alternativas e soluções tecnológicas, a 28ª edição da feira também retoma a sua grade de conteúdos presenciais para capacitar os profissionais desta cadeia produtiva. Assim, o tema em evidência são as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que se revertem em uma gestão mais comprometida e eficiente para o desenvolvimento no campo e na indústria bioenergética.

Diariamente, no Auditório Fenasucro, estão programados seminários com a participação de especialistas, que vão debater sobre plantio de cana, manejo, bioeletricidade, energia verde e, também, sobre o papel das mulheres no mercado. Já o auditório Zanini vai concentrar os Workshops que apresentarão desde cases de sucesso até palestras voltadas à inovação no mercado canavieiro.

No total serão mais de 36 horas de conteúdo exclusivo, com atividades 100% presenciais. Durante a Fenasucro & Agrocana está programada, ainda, a realização do Prêmio Mastercana, que reconhece iniciativas e trabalhos voltados para a responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas brasileiras e que contribuam para o bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.

Destaques

No dia 16 de agosto, a partir das 08h, o GERHAI — Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria marcará presença nesta edição da feira, mostrando cases: de sucesso; implantação de um RH; valorização da diversidade com o comitê das mulheres na agroindústria; educação e cultura em relação ao agricultor do futuro; entre outros. Já no período da tarde, a partir das 14h, a 8ª Conferência Datagro & CEISE Br marca a abertura da 28ª Fenasucro & Agrocana com a apresentação de tendências e cenários do mercado. Ainda neste mesmo horário, também estão confirmados os eventos Cana Online e Cana Substantivo Feminino, trazendo discussões sobre os tempos modernos das inovações dos canaviais aos novos produtos da cana.

Já no dia 17 de agosto, a STAB Agrícola (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) apontará cenários e tendências de plantios de cana-de-açúcar para os próximos anos, além das variedades e formas de nutrição desta cultura. Ainda neste dia, a partir das 14h, o potencial da bioeletricidade é a mensagem central do Seminário UNICA e CEISE Br.

No dia 18 de agosto, a STAB Industrial revelará conceitos sobre o processo de moagem da cana, englobando capacidade e extração, além de ampliar os conhecimentos do público sobre a destilação alcoólica. Neste dia, também haverá discussões sobre as oportunidades do Biogás na geração de energia elétrica, bem como quais são os ganhos técnicos e econômicos com a reutilização da água na indústria de açúcar e etanol. Especialistas ainda abordarão temas que englobam as usinas de alta performance e o V-Diesel — o futuro da energia verde com o diesel verde.

No dia 19 de agosto, estão entre os destaques da programação: a gestão da energia nas usinas conforme a aplicação da ISO 50001, assim como a importância de escalar processos fermentativos para teste de novos produtos no contexto da biotecnologia. Já a Indústria 4.0 mostrará a aplicação de estudos de maturidade para construção da usina 4.0. A programação ainda contará com o tradicional Encontro do Grupo LIDE e das Mulheres da Bioenergia.

O diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, avalia que, após um período de interações pela plataforma digital, a feira retorna mais conectada, convergindo em pautas para um setor de bioenergia cada vez mais assertivo e eficiente.

“A feira segue com a sua vocação de gerar conhecimento para capacitar toda a cadeia produtiva da bioenergia. Não há desafios que juntos não consigamos superar. E estamos voltando para o ambiente presencial com ainda mais conteúdo e tecnologia”, afirma.

O credenciamento para a 28ª Fenasucro & Agrocana está aberto para os visitantes e pode ser feito por meio deste Link <https://s2207.pr-agencia.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRm5hLmV2ZW50c2Nsb3VkLmNvbSUyRjY2MTg4NSUzRmNhdGVnb3J5aWQlM0Q0Mjk1MzA3JTI2c3ViY2F0ZWdvcnlpZCUzRDQ0OTk3ODc6MTMyMjAxODEwOmxpbGlhbkBuZXRqZW4uY29tLmJyOjQ2OTY3ZjoxZA==>