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Como limpar os resultados com o seu nome nos buscadores on-line

Sem dúvida, você já foi avisado para tomar cuidado com o que coloca na internet. Fotos, mensagens trocadas na mídia social, comentários em sites e qualquer outro tipo de exposição on-line, podem lhe custar um emprego, o sucesso de uma empresa e até a realização de um sonho. Mas o que você pode fazer para se certificar que a sua reputação na web não seja prejudicada?

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Julia Sousa (*)

Dados divulgados pelo IBGE neste ano mostram que metade da população brasileira já está conectada à internet e nosso país lidera o uso de redes sociais em todo o mundo. Mesmo assim, 74% das empresas no Brasil ainda não se preocupam em gerar uma percepção positiva nos sites de busca, segundo dados de uma consultoria em comunicação. E, por isso, a reputação das concorrentes internacionais é quase quatro vezes maior do que a das empresas brasileiras com melhor imagem on-line.

No caso de grandes empresas e pessoas públicas, o mais indicado é contratar profissionais especializados nesse tipo de serviço, para cuidar da sua reputação na internet. De toda forma, existem alguns passos simples que você pode tomar para ter certeza de que, quando seu nome é buscado no Google, por exemplo, nada do que você não gostaria que fosse a público apareça. Aqui vão algumas dicas:

1. Certifique-se que você está não está “logado” em nenhum navegador
O primeiro passo antes de buscar o seu nome na internet é ter a certeza que não está logado em nenhum navegador e o histórico de pesquisa está totalmente limpo. Apenas dessa forma, você conseguirá visualizar o que qualquer pessoa do mundo encontra nos sites de busca quando digitam seu nome. Caso contrário, o Google, por exemplo, fornece resultados de pesquisa personalizados para você que, muitas vezes, não retratam o que realmente aparece para as outras pessoas.

2. Identificar resultados problemáticos e remover o que puder
Navegue, com atenção, por todas as primeiras páginas de resultado e veja se encontra quaisquer comentários, imagens, mensagens negativas ou, até mesmo, dados pessoais que você não gostaria que fossem públicos.

Informações que estão na sua própria mídia social podem ser removidas imediatamente por você mesmo, através das configurações de privacidade da rede. Saiba que o padrão de toda mídia social é criar o seu perfil público e depende de você alterar as configurações manualmente para proteger seu conteúdo.

Comentários negativos divulgados em sites ou pela imprensa são dificilmente removidos e não dependem de você. Porém, existem maneiras de impedir que eles estejam nas primeiras páginas de resultado.

E se você não encontrar nada desfavorável, as próximas dicas servirão para ajudá-lo a proteger seus resultados de busca de qualquer coisa que aparecer no futuro.

3. Desenvolver um novo conteúdo
Ao desenvolver um novo conteúdo, você cria um algoritmo na internet, que é altamente classificado pelo Google como conteúdo relevante. Você pode criar um site pessoal, um blog ou mesmo um hospedeiro com seu currículo e algumas informações. O mais indicado é comprar um domínio com seu próprio nome, o que chama ainda mais atenção dos sites de busca.

Além disso, é interessante criar todas as principais contas de mídia social que existem, como Facebook, Twitter e Instagram. Esses sites também são bem classificados nas buscas do Google. Não se esqueça de atualizá-los com frequência, pois os sites de busca gostam de conteúdos novos. Não deixe também de personalizar as configurações de privacidade para apenas o conteúdo desejado aparecer publicamente.

4. Verifique os sites corretores de dados
Existem os chamados corretores de dados on-line, como o PeopleSmart, Intelius, Pipl Spokeo, ZoomInfo e Whitepages. Esses sites conseguem obter suas informações pessoais através de mídias sociais, registros públicos, cadastros em sites e as tornam públicas na rede. Por isso, é importante que você verifique todos esses sites com certa frequência, pois mesmo que você remova todas as suas informações uma vez, eles podem criar outro perfil, sem sua autorização, no futuro.

5. Seja proativo
No caso de fotos ou informações divulgadas que você não pode controlar, adote uma atitude proativa. Primeiro, entre em contato com os administradores do site em questão e solicite a remoção do conteúdo indesejado.
Se essa abordagem não funcionar, procure um advogado que possa ajudá-lo na elaboração de um aviso de remoção. E não se esqueça de verificar as leis que envolvem esse tipo de situação. Em alguns casos de exposição existem ações legais a serem tomadas.

(*) É diretora de desenvolvimento de negócios da Status Labs - empresa de gerenciamento de reputação on-line, marketing digital e relações públicas dos Estados Unidos (www.statuslabs.com.br).


Software.com.br é nova parceira Gold da Adobe no Brasil

A Software.com.br, maior revenda de software corporativo do Brasil, acaba de receber da Adobe o título de Revenda Gold pelo pleno atendimento às metas de contrato previstas no último ano fiscal.
Além de estreitar o relacionamento com a empresa líder em soluções de mídia e marketing para a transformação digital, o novo status concede à Software.com.br formatos diferenciados de venda para empresas, como Licenciamento por Assinatura VIP (Value Incentive Program) e Licenciamento Enterprise (ETLA), além de benefícios como maior visibilidade corporativa no site da Adobe.
“É uma conquista para a Software”, diz Rodrigo Villar, CEO da empresa brasileira com sede em São Paulo e subsidiárias na América Latina. “O título de Revenda Gold nos dá condições de prover um atendimento ainda mais consultivo no pré e pós-vendas, fortalecendo nosso elo e credibilidade junto aos clientes e aumentando significativamente nossa receita anual”.
“A Adobe, além de prover soluções que contribuam com os negócios das empresas em suas ações no mundo digital, preza pela satisfação e ótima experiência do usuário. Para isso, contamos com parceiros qualificados como a Software.com.br e a parceria Gold mostra a importância do trabalho que desempenham”, emenda Beto Santos, diretor Consumer e SMB Sales da Adobe para a América Latina (www.software.com.br.

Contabilidade Online simplifica o trabalho de empreendedores

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Ganhar tempo para cuidar dos negócios, enquanto um sistema totalmente online realiza as tarefas de contabilidade e acompanha tudo o que acontece nas áreas fiscais ou trabalhistas de sua empresa, através da internet de casa ou do celular. Estes são os grandes diferenciais da Conube Contabilidade Online.
Voltada para prestadores de serviços e também focada no atendimento de corretores de imóveis, a empresa está se tornando uma das principais do Brasil graças à excelência do serviço no mercado. Através da plataforma, o usuário pode emitir notas fiscais eletrônicas, cadastrar seus tomadores de serviço, controlar sua timeline de atividades, calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores.
Fundada no início de 2014, a Conube possui uma recente história no mercado de startups e já é uma das importantes referências no serviço de abertura de empresas. Com a identificação para o melhor formato jurídico e o regime tributário mais adequado para o cliente, a ferramenta apresenta o cenário para a economia em impostos, fortalecendo a saúde financeira da empresa. “Todo o serviço conta com um suporte online. A equipe atende via chat ou e-mail, por meio dos canais específicos de cada departamento”, explica o CEO e co-fundador, Anderson Feitosa.
O canal também elabora conteúdos importantes aos usuários que têm dúvidas sobre os procedimentos necessários para a abertura de empresa, como um E-Book gratuito, além de vários artigos publicados em seu Blog oficial, com esclarecimentos de dúvidas sobre os temas de contabilidade e diversas dicas sobre empreendedorismo, mundo empresarial, entre outros assuntos do segmento. “Nosso principal desafio é fazer com que a Conube seja conhecida pelo empreendedor e seja referência na criação de conteúdo de qualidade”, completa Anderson.

Sua microempresa está preparada para o Natal?

Cristiano Mendes (*)

Existem algumas ações básicas e acessíveis que micro e pequenos empreendedores podem investir para se destacar em momentos de alta demanda de compras

O ano de 2015 passou por uma forte desaceleração econômica e, com o encerramento do ano, é importante tentar gerar bons negócios agora, enquanto ainda dá tempo. Estudos apontam que a última Black Friday, em 27 de novembro, registrou muitas vendas, mas o gasto médio não subiu muito. A E-bit/Buscapé contabilizou alta de 38% nas vendas online, mas apenas 11% no tíquete médio, se comparados a 2014. Esses dados mostram que, apesar do momento economicamente frio, o consumidor está disposto a gastar, porém sempre investindo nas melhores ofertas e preços acessíveis.
Por isso, a chegada do Natal pode ser a oportunidade de ouro para salvar o ano, já que entramos em uma fase de alta demanda de compras em que, se o empreendedor aplicar boas estratégias de marketing, pode reverter a situação e entrar em 2016 no positivo.
Para microempreendedores, no entanto, essa época pode ser excepcionalmente desafiadora, pois os negócios precisam se destacar e oferecer as melhores opções para atrair os clientes, tudo com um orçamento controlado. Além disso, precisam manter um alto nível de atendimento, sem deixar a peteca cair nesse momento de aumento de demanda. Aplicar estratégias de comunicação e marketing, manter a qualidade do serviço e oferecer preços especiais pode parecer um trabalho de alto custo para micro e pequenas empresas, e que pode pesar para o negócio no fechamento do ano. Porém, existem algumas ações simples e de baixo custo que podem ajudar, e até mesmo alavancar, as vendas nesse período de alta demanda, podendo te colocar um passo á frente do concorrente:

Fidelização de clientes
A solução para fidelizar clientes é básica: produtos de qualidade e atendimento excelente. O cliente vai querer voltar pra sua loja se souber que sempre terá a mesma qualidade de produto, atendimento ou estilo que ele gosta. Gerar fidelização também significa mantê-los sempre atualizados sobre as novas ofertas e mercadorias, além de ser importante oferecer descontos e promoções especiais de tempos em tempos. Por isso é legal ter um formulário no site para coletar nomes e endereços de e-mail. Assim, com o e-mail marketing ou newsletter você pode sempre manter seus clientes em dia sobre os mais recentes descontos e produtos disponíveis na loja.
O e-mail é um dos canais primários de marketing que impulsionam as encomendas do e-commerce durante o período de compras para o Natal, por isso é uma ação chave para pequenos empreendimentos poderem interagir com seus clientes. Porém, percebe-se que muitos negócios acabam perdendo a oportunidade de se destacar por falta de planejamento de suas ações de marketing. O que nos leva ao próximo ponto:

Planejamento de marketing
O fim do ano é uma época propícia para rever todas as atividades ao longo do ano, e assim montar uma estratégia baseada em dados, que realmente se encaixe ao seu negócio. É necessário analisar o que funcionou e o que não deu certo, para ser mais preciso a partir do próximo ano. Aproveitando a evolução e alto alcance da Internet, campanhas de marketing online são uma opção viável, por serem acessíveis e trazerem resultados positivos.
Para uma estratégia de e-mail marketing iniciante, por exemplo, você pode começar gastando somente 20 reais por mês com uma ferramenta básica, utilizando apenas de uma a cinco horas mensais.
Vale checar o calendário e assinalar as datas importantes para seu negócio, como feriados e outros dias que possam ter a ver com a sua área de atuação. Assim, você pode montar estratégias específicas para cada um desses dias, e aplicá-las de forma inteligente, sem pressa e com organização. A ideia é mandar e-mails marketing periodicamente e com certa antecedência, para instigar e construir a expectativa do consumidor. Dessa forma, além de manter o assunto quente na cabeça do cliente, aumentam as chances de ele clicar, ou comparecer, na sua loja no dia certo, na hora certa.
Vale lembrar que outras formas de propaganda também são válidas, como banners online, mídias sociais, anúncios impressos e entre outros.

Senso de urgência
Às vezes, mesmo com tudo certo para uma boa campanha de e-mail marketing, por alguma razão, que você não consegue imediatamente identificar, parece que ela não gerou os resultados esperados, pois não houve tantos cliques. O que pode estar faltando é a urgência, o imediatismo por parte do consumidor. Ele pode estar em uma posição em que não sente a necessidade de finalizar a compra naquele momento, e acaba esperando demais.
Para aplicar a estratégia de urgência, é preciso pensar em alguns fatores: quais os pontos críticos para meu público alvo? Certos eventos afetam os padrões de compra dos meus clientes? E, estou facilitando a compra para o cliente (com botões que direcionam para a página que eles precisam, por exemplo)? Conseguindo responder essas três questões básicas, você poderá alavancar suas campanhas de e-mail marketing e obter mais assertividade em cada uma delas.

(*) É diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior provedor de tecnologia para pequenas empresas.

 

 
 
 
 
 

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