Voltando ao Mercado

Voltando ao Mercado

Depois de muitos anos de prece e meditação, um velho monge se sentiu triste e frustrado por não ter alcançado a iluminação. Pediu então ao abade: “Permiti-me ir até o eremita e ficar com ele até completar meu processo.” O abade, sabendo que o monge estava pronto, deu-lhe sua permissão. No caminho, o monge cruzou com um ancião que descia a montanha com um pesado feixe de lenha sobre os ombros. O ancião lhe perguntou: “Para onde vais, ó monge?” O monge (sem saber que o ancião era o próprio eremita) respondeu: “Vou ao topo da montanha sentar-me ao lado do eremita até conseguir a iluminação ou morrer tentando.” Como o ancião parecia muito sábio, o monge se sentiu impelido a perguntar: “Dize, irmão, sabes algo sobre iluminação?” O eremita fixou o olhar no monge e, sem dizer uma só palavra, deixou cair a lenha.

Naquele momento, algo se ajustou na mente do monge e ele se iluminou. Simplesmente assim? É só deixar cair as cargas e não se apegar? Após um instante de profundo alvoroço, o monge iluminado franziu a testa, olhou novamente para o ancião e perguntou: “E depois da iluminação, vem o quê?” Como resposta, sem dizer uma só palavra, o eremita se baixou, recolheu o feixe de lenha e seguiu seu caminho para aldeia.

Extraído do livro Metamanagement – O Sucesso além do sucesso – A nova consciência nos negócios de Fredy Kofman

rebeca toyama Rebeca Toyama

“Diretora da GFAI Coaching, fundadora da Academia de Coaching Integrativo, palestrante e coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e formação nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação pelo método Self-Empowerment.
Iniciou carreira no mercado financeiro e a desenvolveu na área automobilística, possui longa experiência como empreendedora e professora universitária. É administradora de empresas, com especialização em comércio exterior, tecnóloga em processamento de dados, especialista em marketing pela Madia Marketing School e também em psicologia transpessoal e Eneagrama pela ALUBRAT. Participou do Programa de Capacitação para Resultados - da Fundação Dom Cabral.Colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados e do II Tratado do Pscicologia Transpessoal.
Atualmente é associada ao IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) e ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e integra o corpo docente da Universidade FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ALUBRAT(Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Atua como coordenadora de Comitês de Governança Corporativa e organizadora da Coluna Reencantando Empresas no Jornal Empresas e Negócios.”

E aqui estamos nós, de volta à grande aldeia, ou melhor, ao grande mercado corporativo, ainda lembro a primeira vez que falamos sobre o Reecantando Empresas, foi numa manhã do último verão, logo no início de fevereiro, quando Lilian Mancuso, uma das colaboradoras desse jornal me ligou. Em sua voz um misto de euforia com apreensão, afinal ela não tinha como prever minha reação.

Rapidamente a paixão dela me contagiou e logo me encantei pela ideia. Desse dia até hoje, nossa grande estreia, foram muitas conversas e trocas de e-mail, todos regados com muito amor e respeito. Como duas artesãs, fomos pouco a pouco tecendo cada ponto dessa coluna, ou talvez cada vertebra que sustentaria essa missão.

O objetivo é claro, levar às organizações um conteúdo que faça emergir o que há de melhor nelas e em seus colaboradores. Além de compartilhar experiências que mostrem que o contexto organizacional pode ser diferente do que muitos acreditam ser.

Partimos da crença que as empresas podem ser locais de aprendizagem e desenvolvimento humano, porém sem dor ou sofrimento. O modelo que hoje observamos, talvez não seja mais adequado para essa nova era e nossa missão será colaborar com essa transformação.

Nossos encontros serão aqui todas as terças-feiras por meio de artigos cuidadosamente selecionados, escritos por colaboradores que tem feito diferença no universo corporativo. Queremos que cada artigo possa promover reflexões profundas em nossos leitores e nas organizações nas quais estão inseridos.

Nosso canal de comunicação será o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., através dele você poderá nos encaminhar suas reflexões e experiências nessa jornada de transformação. E a parte mais legal desse canal, será que você poderá enviar suas dúvidas e sugestões que poderão ser compartilhadas, comentadas e respondidas em um de nossos encontros semanais aqui nessa coluna. Caso queira rever ou compartilhar os artigos no universo digital basta acessar http://www.jornalempresasenegocios.com.br.

Para finalizar nosso primeiro encontro, desejamos que esse espaço que estamos inaugurando juntos hoje, possa nutrir de energia nossos corpos, nossas mentes, nossos corações e por que não, nossa alma. E, principalmente, que essa energia possa Reencantar nossas empresas...
Até semana que vem!!!