Em busca das segundas-feiras felizes

Em 2009 realizei uma viagem que mudaria para sempre o rumo de minha vida

Estive durante cinco dias em Solvang, Califórnia, assistindo o mundialmente famoso “Encantador de Cavalos” demonstrar suas técnicas de doma com estes animais. Sobre as mudanças que esta viagem promoveu em minha vida pessoal muitos já sabem, afinal de contas foram mais de 150 mil exemplares já vendidos de meu livro “Encantadores de Vidas” onde as descrevo em detalhes. O que poucos sabem é sobre as mudanças que aquele período junto a Monty Roberts causou em minha vida profissional.

Em um dos dias de curso, Monty reuniu a turma e nos perguntou como poderíamos descobrir muito sobre a vida profissional de alguém, fazendo-lhe apenas uma pergunta. Como ninguém sabia a resposta, ele continuou: “Podemos saber muito sobre a vida profissional de alguém perguntando-lhe qual o melhor dia de sua semana. Se a resposta é sexta feira, alguma coisa esta errada. Meu melhor dia da semana é segunda, pois sei que é quando começarei novamente minhas viagens pelo mundo divulgando minha mensagem, conhecendo pessoas, e salvando cavalos”. Pois é, meu melhor dia definitivamente era sexta feira quando fiz o curso.

eduardo moreira
Eduardo Moreira
Autor de Encantadores de Vidas, O Encantador da Montanha
e Investir é Para Todos.

Decidi sair da empresa onde era sócio, e junto a três outros amigos fundei a Brasil Plural, grupo financeiro que apenas quatro anos após ser fundado já possui mais de 500 colaboradores e sete escritórios distribuídos entre Brasil e Estados Unidos. Tudo isso por ter colodo como regra número um em minha vida profissional que trabalhar deveria também ser divertido. E que as segundas feiras deveriam ser meus melhores dias da semana.

Muitas vezes nos esquecemos que uma empresa é formada basicamente por pessoas. Logo, não há como ter uma empresa saudável composta por colaboradores doentes. E apesar de existirem conceitos valiosos na hora de transformar o ambiente de trabalho de uma empresa, não acredito que existam formulas prontas para tal propósito. Pelo simples motivo que cada empresa é diferente. Assim como são seus colaboradores. O desafio de um bom gestor é descobrir o caminho para extrair o máximo potencial de cada uma das pessoas que trabalham em sua equipe. Lembrando-se sempre que existe algo ainda mais poderoso do que a disciplina: a atividade divertida. Isso porque disciplina tem sempre data de validade, ao passo que realizar algo prazeroso é algo que podemos fazer durar pra sempre.

 

banner js

Colabore com nossa coluna: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso